quarta-feira, 21 de abril de 2010

Calor ou gelo? Quando devo usar um, quando devo usar o outro? Qual alivia mais a dor?

Bom, vamos por parte. Primeira: QUAL A MELHOR HORA PARA USAR O CALOR?

O calor relaxa e alivia dores. Mas não em todos os casos.
O calor estimula a circulação sanguínea e por isso pode ser usado para relaxar músculos e diminuir dores musculares. Faz isso, pois acelera a retirada da "sujeira" (pop. ácido lático que gera a dor).
Este acúmulo pode ser resultado da má postura no trabalho, excesso de uso do músculo (braço) ou em maus jeitos, por exemplo.

CUIDADO: quando sofrer um trauma no músculo (contusão) o calor pode aumentar o inchaço e a dor. NESTE CASO, USE GELO.


QUANDO USAR O GELO (FRIO) ?
O gelo controla a inflamação, impede que o inchaço exagerado, automaticamente diminui a dor.


Então é indicado usar gelo sempre que ocorrer uma entorse (punho, tornozelo) ou uma pancada muscular (contusão), por exemplo?
CORRETO. E continuar usando nos primeiros dias após o ocorrido.

E em tendinites e bursites o que se deve usar?
Calor: Alivia, mas não tanto quanto o gelo. Em crises de dor, não usar calor.
Gelo: dores em tendões e articulações respondem melhor ao uso do frio, portanto, prefira-o para esse tipo de dor. E procure um profissional se não melhorar (fisioterapeuta ou Osteopata).



POR QUANTO TEMPO DEVO DEIXAR O GELO?
GELO: em torno de 20 minutos, em intervalos de 2 horas, 5x ao dia.
CALOR: em torno de 30 minutos, também com intervalos de 2 horas.


O frio não é bom para aliviar dores nos músculos?
É ótimo, assim como o calor, mas é menos confortável.

Em Hérnias de disco, posso usar calor e frio?
GELO!!!!!!!!!!!!!! Em crises de dor por hérnia, USAR GELO na coluna lombar pode tirar o paciente da crise. Espalhe essa idéia.

Dor no ombro?
USE GELO nas articulações, como em tendinites e bursites.

POMADAS que esfriam e depois esquentam são boas? Funcionam?
Aliviam a dor, mas possuem pouquíssimas propriedades reais antiinflamatórias, pois não conseguem penetração importante na pele.


Dúvidas? Envie sua questão ou comente por e-mail: osteopatia@eggo.com.br

8 comentários:

  1. Muito obrigado pelo artigo, estou em Portugal, e aconteceu uma dor no ombro por má postura no sono.

    No dia seguinte não conseguia dormir com a dor aguda, este artigo ajudou, mostrando o uso do gelo para alivio.

    Salvou a minha noite :D

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  2. levando-se em consideração que gelo causa vasoconstrição , e que o sangue é necessário pra reparação de uma lesão, se usar o gelo em uma tentinite por ex, que pode ser cronico, nao posso estar retardando o processo de reparação dessa lesão??.

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  3. O gelo no início gera ANALGESIA! Depois, a todo momento você está "agudizando" a inflamação crônica, nas AVDs inclusive, certo? Ainda, qual o efeito RELFEXO do uso do gelo?
    Você fará analgesia, controlará a inflamação, impedindo hipóxia secundária, e o efeito reflexo é aumento do calor local mas mais controlado.
    Colocando CALOR, o efeito negativo do calor vem SOZINHO e PODE causar edema e lesão secundária associada.
    Entende o raciocínio? O que acha dele? Concorda? Discorda de algum ponto? Por favor, discuta. Att

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  4. Tenho 18 anos, sou pesado, tneho 90 kg ( n sou gordo- percentual de 13%), começei aandar de slackline a uns meses, comecei a mandar manobras ee começou dores na lombar, foram piorando, as vvezes melhorando um pouco, passando para um lado da lombar. nesse casogelo ou calor??--(obviamente seria um medico)

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    1. Dor lateral á coluna pode sugerir muitos problemas, mas possivelmente é dor muscular (quadrado lombar). Se for distensão muscular, gelo, senão, calor!

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  5. Estou com bursite e tendinite no ombro direito. O fisioterapeuta que está me atendendo disse que devo colocar gelo por 20 min e depois calor por mais vinte. Está certo?

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  6. Estou com bursite e tendinite no ombro direito. O fisioterapeuta que está me atendendo disse que devo colocar gelo por 20 min e depois calor por mais vinte. Está certo?

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  7. boa tarde. tenho uma protusão discal na cervical e outra na dorsal. na cervical coloco o saco quente para relaxar os músculos e aliviar a tensão. Na dorsal não sei o que por.Tenho posto o quente mas não sinto melhoras quando tenho as crises. Poderia aconselhar me?

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