sexta-feira, 2 de abril de 2010

Para quem é indicada a Osteopatia? Gestantes? Idosos? Bebês? Quem tem dor?

Uma pergunta/dúvida muito frequente no consultório, é sobre QUEM PODE FAZER OSTEOPATIA?
"Minha mãe que tem osteoporose, meu sobrinho que tem refluxo mas só tem 3 meses de vida pode fazer? Funciona para ele?"

Basicamente, qualquer pessoa pode ser paciente da Osteopatia. O princípio é tratar o que não está funcionando muito bem, o que não está "se movendo muito bem".
tratamento sem cirurgia dor costas osteopatia quiropraxia mckenzie lombar

O ser humano possui músculos, e move-se através deles. O movimento acontece não somente do corpo em si, mas também dentro do mesmo. Exemplo é o coração, que é um músculo que bombeia sangue para ocorpo. O Estômago que é um músculo que movimenta o alimento para outros orgãos. E assim acontece com a maior parte dos órgãos humanos.
Mas, se qualquer uma dessas "peças" parar de funcionar (coração por exemplo) o corpo inteiro sofre as consequências, e adoece.

tratamento sem cirurgia dor costas osteopatia quiropraxia mckenzie lombarNão tão grave, mas seguindo o mesmo raciocínio, se uma articulação ou músculo da coluna por algum motivo não funciona bem, haverá consequências que podem ser sentidas em forma de dor, por exemplo.
ninguém está livre de ter esses "problemas de movimento", nem bebês, nem crianças, nem adultos, nem idosos.
A osteopatia é um vasto conjunto de técnicas, em sua maioria suaves, que podem ser aplicadas pelo fisioterapeuta em QUALQUER PACIENTE.
Mas para isso, é importante que você procure um profissional capacitado para executar essas técnicas.
Assim, é seguro pra você, eficiente para seu tratamento.



Gestantes podem ser pacientes de Osteopatia?
Sim, sem problema algum. Existem períodos onde algumas técnicas são evitadas, mas não existem evidências de que sejam ruins para a gestação. Dores nas costas (lombar, dorsal, cervical) são tratáveis na gestação. Além disso, é necessário preparar o corpo da futura mamãe para o ganho de peso da gestação.
LEIA: Gestantes


Idosos podem fazer Osteopatia? Mesmo que tenham artrose e osteoporose?
Podem sim ser pacientes e possuem uma indicação grande. Os processos degenerativos são acelerados quando algum grupo de articulações e músculos apresentam diminuição do movimento. É preciso devolver a mobilidade normal para a coluna, quadril, etc, para que as dores diminuam e o desgaste se estabilize.

O que a Osteopatia pode fazer pelos bebês?
São inúmeras as indicações para fazer Osteopatia na infância. Trocicolos congênitos, refluxo gastro-esofágico, assimetrias do crânio, esocliose, irritabilidade, cólicas, sono agitado, etc...
LEIA: Osteopatia para Bebês;   Tratamento do Relfuxo com Osteopatia na infância

Enfim, osteopatia é sinônimo de prevenção para qualquer idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário