sexta-feira, 2 de abril de 2010

Tratamentos da Osteopatia na Infância (recém nascidos, bebês e crianças )

Criança chorando, irritada, vomita bastante, não dorme direito, O QUE FAZER?

Existe, além de uma preocupação, uma dificuldade em identificar estes sintomas em recém nascidos e bebês já que não podem se comunicar e explicar de forma clara o que estão sentindo. Contudo com o avanço da medicina, muitos sintomas estão sendo mapeados, e hoje já é possível entender melhor o que eles significam para poder tratar suas causas.

A Osteopatia chegou com uma abordagem muito particular que aborda a questão Funcional das diversas estruturas do corpo, e por isso consegue identificar e tratar sintomas que antes eram para muitos profissionais, uma incógnita ou sinônimo de medicamentos e cirurgia.

A abordagem é específica e visa trabalhar a mobilidade do corpo do bebê. Onde existir dificuldade de movimento, pode haver uma disfunção (alteração da função de um órgão) e com isso, problemas.

O bebê cresce no útero pouco elástico e pode por isso apresentar perda de mobilidade articular, como postura em vírgula, dificuldade de rotação do pescoço para um dos lados, crânio assimétrico, etc.

Partos difíceis e longos, uso de fórceps ou ventosa, parto cesarea, uso de ocitocina, pressão exercídas sobre o abdome da mãe no parto etc, são fatores que podem gerar fortes pressões sobre o corpo e cabeça do bebê. Essas forças podem gerar tensões que geram sintomas como: atraso no desenvolvimento motor, refluxo, vômitos, constipação, choro constante, irritabilidade, obstrução do canal lacrimal, otites frequentes, assimetrias no crânio etc.

Embora a capacidade de adaptação dos bebês seja muito grande, assim como sua mobilidade, essas forças podem gerar problemas, e precisam ser tratadas.

A Osteopatia tem indicações em diversos casos, como por exemplo:

  • Torcicolo congênito
  • Escoliose congênita.
  • Plagiocefalia (que são assimetrias da cabeça do bebê por algum contato com alguma arte óssea da mãe, ainda na vida intrauterina, em que podem ocorrer achatamentos e abaulamentos do crânio do bebê) 
  • Cólicas e disfunções do sistema gastrointestinal.
  • Insônia ou sono agitado.
  • Irritabilidade
  • Refluxo / vômitos frequentes
  • Hérnia de hiato
Leia também: Tratamento do Refluxo e Hérnia de Hiato no recém nascido, bebê e crianças)

61 comentários:

  1. levei meu filho ao pediatra o mesmo solicitou um exame e apontou o resultado que ele sofre de Refluxo moderado, a pediatra falou que não tem prazo para ele melhorar, entrou com medicação Label e Motiluim, preciso de mais informações pois a poucas matérias sobre esse assunto, podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Ele tem 1 ano e 6 meses Postei anteriormente e não coloquei a Idade

    ResponderExcluir
  3. Daniele, A Osteopatia pode sim ajudar seu filho. Nesta idade o refluxo que tem melhora expontanea já era para ter acontecido. Muitas crianças não melhoram expontaneamente, sendo neste caso necessário reequilibrar alguns pontos como região cervical e diafragma que podem causar problemas para a válvula do esôfago impedir o refluxo. Ainda, se existir hérnia de hiato, o refluxo tende a ocorrer, e a Osteopatia tambem trata esse problema que é um desalinhamento que ocorre da válvula com o diafragma. Estou a disposição para maiores esclarecimentos. Se preferir, pode ligar no(41) 3312 9000. Se não leu ainda, de uma olhada nesses artigos http://osteopatiaemcuritiba.blogspot.com/search/label/Osteopatia%20na%20Inf%C3%A2ncia

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dr.
    minha filha tem 27 dias e está sofrendo muito com refluxo.
    Ela fez raio x ontem q apontou que realmente é refluxo.
    Depois de mamar ela não está mais vomitando, mas para no meio da mamada e começa a se contorcer muito. Após uns 30 minutos começa o choro muito intenso e demora umas 2:30 a 3:00 para se acalmar, ai já está na hora de mamar novamente.
    Estamos longe de Curitiba, teria algo que pudessemos fazer para resolver por aqui? O Pediatra dela mandou dar Label e Motiliun.
    Por favor nos ajude.
    Abraços.
    Débora e Jean

    ResponderExcluir
  5. Dr. tenho um filho de 5 meses desde 20 dias ele vomita muito aos 4 meses iniciei com o losec maps 10 mlg uma vez ao dia em virtude do Label e Motiliun não ter resolvido mas o tratamento esta terminado e se ele fica um dia sem tomar ja passa mal ganha muita colica e enquanto não vomita tudo não para de chorar sinto uma bolha de ar muito forte quando pego na costas dele .. sera que esse tratamento pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  6. Sim, pode, e ajuda Leila! Procure um Osteopata o quanto antes. Essas disfunções que ultrapassam os meses costumam ser duradouras. Mas com o tratamento da Osteopatia toda a função de contenção do refluxo é eliminado eliminando os sintomas. O copor do bebê precisa de um direcionamento. E isso a Osteopatia faz.
    O choro pode ser pela azia, eliminada també,. Quanto a bolha de ar, dificil dizer qualquer coisa sem avaliar a criança. Se preciso, pode entrar em contato para amiores esclarecimentos no (41) 3312 9000.

    ResponderExcluir
  7. Olá! olhe, todos este comentários me deram uma luz pois tenho um baby de 8 meses que até então nunca tinha me incomodado com problema algum
    há duas semanas acordou pela manhã mamou ,como de costume voltou a dormir ,acordou depois de 20 minutos gritando de dor e nunca mais foi a mesma criança.Parecia cólica pois ele se contorcia muito e so melhora um pouco quando fica em pé no meu colo.O médico receitou buscopan e luftal para os gases ,mas a melhora foi pouquíssima .Agora isso acontece sempre quando ele acaba de comer qualquer coisa ,e também só come um pouquinho mais se eu der depois de cada coherada um golinho de chasinho ou suco.Sente alguma dor também quando eu deito ele, o pediatra solicitou rx de tórax e uma eco abdominal mas não deu nada, e pelas informções que li aqui no seu blog tudo indica ser refluxo....Por favor me ajude..
    obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. Olá. Se puder entrar em contato por telefone na clínica, me coloco a disposição para ajudar no que for possível. (41) 3312 9000.
    É incomum mãe, mas é possivel que seu bebê tenha tido um "mal jeito", tenha desenvolvido uma espécie de contratura na região da nuca, o que vem causando essa irritação do estômago e estes sintomas. O sintoma parece ser de azia. É importante verificar o quanto antes para evitar outros transtornos pra criança, como laringites, ou aspirações, e logicamente para o conforto da criança e alívio dos sintomas.
    Entre em contato asism que puder para eu poder te orientar melhor.
    Dr Mauro

    ResponderExcluir
  9. tenho um bebê de 9 meses o refluo dele começou com 5 meses depois que ele parou de mamar no peito mas antes disso ele se afogava com a propria saliva ele faz tratamento com label e motilium mas não resolve pois toda vez que ele mama toma suco,cha ele vomita só que o vomito dele é muito grosso e muito azedo na mesma hora tem que trocar toda roupa dele pois não dá pra aguentar o cheiro forte gostaria que me ajudasse

    ResponderExcluir
  10. eu que escrevi anteriormente esqueci de comentar que meu bebê começou a vomitar pelo nariz e pela boca , ele tem bronquite e a primeira crise que ele teve foi com 40 dias, a médica pediu rx do pulmão dele e constatou que ele tinha engolido seu vomito e acabou indo pra o pulmão será que o caso dele é grave?como posso trata-lo?

    ResponderExcluir
  11. CAROLINA
    Tenho tratado aqui na clínica casos parecidos com o do seu filho. E, com a Osteopatia, os bebês tem melhorado bem de todos estes sintomas (Vômitos, aspirações, pneumonias e bronquites decorrentes de aspirações, choros, azia,...) Obviamente estamos diante de um refluxo importante já que seu bebê já tem uma certa idade (9meses). Ele deve ter o mesmo problema de insuficiencia do Esfincter Esofágico Inferior (barreira contra o refluxo) desde o início dos sintomas. Como tratar? A Osteopatia trata exatamente este processo. Devolve a atividade pra este esfincter. De maneira indolor, suave, e normalmente rápida 3 a 4 sessões). Sugiro que o leve a um Osteopata o quanto antes, para evitar que ele volte a repetir quadros de aspiração. Se estiver em Curitiba, estoua disposição.

    ResponderExcluir
  12. CAro Dr...
    Estou desanimada... já não sei mais o que fazer... label, motilium, losec, bromoprida... aff maria... meu bebe está com 3 meses. para mim é dificil nos deslocarmos até curitiba, saberia, por favor me indicar alguém em SC? ou o senhor nao atende em SC esporadicamente^?

    Obrgada
    Ana Paula - Videira - SC

    ResponderExcluir
  13. Osteopatas em SC

    Concetta
    Concórdia-SC Fone: (49) 3444-2504

    Eduardo
    Chapecó Fone: (49) 3322-4222

    Eduardo
    Itajaí Fone: (47) 3360-0610.

    Espero que ajude. Não atendo em SC Ana Paula. Mas creio que você te ajude estes contatos.

    ResponderExcluir
  14. GOSTARIA DE SABER SE O SENHOR ATENDE SÓ PARTICULAR OU TBM POR ALGUM PLANO DE SAÚDE

    ResponderExcluir
  15. Apenas particular. Creio que você não ache este tipo de tratamento coberto por algum convênio. Ao que parece, eles não têm qualquer interesse. Procurados, nem abrem precedentes para conversas.
    Att,
    Dr Mauro

    ResponderExcluir
  16. dr meu filho 5 meses e desde que nasceu ele vomita demais o dia todo e com um cheiro de azedo muito forte a pediatra que estou levando ele disse que ele naum tem refluxo e que isso é normal ja dei bromoprida e peridona e nada o que faço me ajude meu filho sofre muito com colicas por causa de tanto vomito e a pediatra disse que ele nao tem refluxo porque ele ta engordando o que eu faço me ajude

    ResponderExcluir
  17. Melissa.
    O refluxo é o retorno do aliimento do estômago para o esôfago. O vômito Não deixa de se ruma forma de refluxo, MAS, o que os médicos consideram RELFUXO normalmente é o relfuxo patológico quando a criança não ganha peso. CONTUDO, seu bebê pode ter uma irritação gástrica ou hérnia de hiato que geram o vômito e azia no bebê, casos que a Osteopatia pode tratar. Trata-se a causa, e os vômitos consequentemente diminuem e cessam.
    Sugiro que procure o quanto antes um Osteopata para avaliar seu filho.
    Dr Mauro

    ResponderExcluir
  18. ACABEI DE POSTAR MEU COMENTARIO E ESQUECI DE MENSIONAR ALGO IMPORTANTE ELE TOSSE MUITO,TAMBEM FAZ PARTE DOS SINTOMAS DO REFLUXO?CRIS SC

    ResponderExcluir
  19. Ola Dr. meu filho tem 10 meses e sofre de refluxo de apnéia
    estou apavorada esta dando uma vez por mês ele toma label e
    motilhío qual é o melhor tratamento o que devo fazer.
    obrigada Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia,
    Meu filho de 8 meses tem a cabeça assimetrica ocasionada por um torcicolo. Todo indica que é postural o que provocou uma plagiocefalia. Estamos fazendo fisioterapia, mas de noite é complicado controlar a postura por causa do achatamento na parte direita da sua cabeça. Na Europa (principaomente na Espanha)e nos EE UU é normal tratar este problema com um capacete de fibra de vidro(Doc Band) que até os 12 meses ou 18 meses consegue remodelar o craneo, gostaria de saber se vc cinhece esta técnica.

    ResponderExcluir
  21. Olá Dr.. minha filha está com 4 meses e vomita sempre algumas vezes depois de mamar... Ela chora muito, e a unica coisa que acalma é ficar no peito, só que ela mama e vomita em seguida. Mama exclusivamente no peito e a médica tmb diz que ela não tem refluxo pois ganha peso normal. Será que é refluxo? Obrigada. Ana

    ResponderExcluir
  22. Olá, minha filha tem 07 meses, teve cólicas até os 03 meses, agora esta bem melhor, só que é uma criança muito chorona ,inquieta, tem o sono muito agitado e esta sempre com tosse e catarro ja fiz um rx do pulmão ,não tem nada.... trabalho com o Osteopata Eduardo Bicalho de Bal. Camboriu e fiquei supresa ao saber que a osteopatia tratava refluxo de bebês,agora estou divulgando para todos pois isto ajuda muito os bebês e o pais também... Obrigada.Alessandra

    ResponderExcluir
  23. RENATA:
    O melhor tratamento é o que melhora ou acaba com os sintomas do bebe.
    Osteopatia tem um papel fundamental nesse processo. Sugiro que encontre
    um osteopata e realize uma consulta com seu filho.
    A medicação pode ser paliativa, sem efeito. Ou pode ser suficiente.

    LOS D B:
    Apesar de não ter contato direto com essa órtese (capacete), conheço sim.
    Mas não saberia te indicar onde no Brasil trabalha-se com ela.


    ANA
    Refluxo não é somente não ganhar peso. Refluxo acontece SEMPRE que o alimento volta do estômago para o esôfago. O que seu filho pode não ter é a DOENÇA DO RELFUXO. Mas relfuxo, não há dúvida. Ele vomita provavelmente por ter desenvolvido hernia de hiato.
    Sugiro que procure um Osteopata para avaliar e tratar essa condição que se resolve de forma rápida se for a causa desses episódios de vômito.

    ALESSANDRA:
    Muitos FISIOTERAPEUTAS inclusive não sabem que a OSTEOPATIA melhora o RELFUXO em bebês. Por isso essa divulgação é tão importante.

    A disposição para maiores esclarecimentos.
    Me desculpem as respostas um pouco demoradas.

    Dr Mauro

    ResponderExcluir
  24. Alguem que já utilizou a osteoparia em seu filho, poderia postar algum comentário, para nos relatar se realmente adianta essa tecnica? se realmente deu resustados positivos.
    obrigada

    ResponderExcluir
  25. Meu bebê tem refluxo e como nõ estava ganhando peso suficiente, teeve que tomar o Motilum e com a medicação vieram as terríveis cólicas. Em férias em Curitiba, o Guto fez 2 sessões de osteopatia com o Dr Mauro. Eu amei! o refluxo começou a melhorar e principalmente as cólicas começaram a ficar bem menos intensas.
    Recomendo o tratamento. Além de ter visto melhoras visíveis no meu bebê, o Dr Mauro me ensinou técniscas de massagem para ajudar nas cólicas e pra ajudar a acalmar o Guto, além de dar dicas de como estimular corretamente o bebê em cada fase do desenvolvimento.
    O G uto dormiu como um anjo durante a sessão, de tão relaxado que ficou, é impressionante como eles gostou e relaxou.
    Ah, se houver um pedido médico, alguns convênios fazem sim o reembolso das sessões, é só se informar como convênio.
    Agora vou continuar o tratamento de osteopatia aqui em SP.
    Boa sorte a todas e obrigada r Mauro

    ResponderExcluir
  26. oi doutor meu nome é gabriela tenho 20 anos tenhu um bebe de 4 meses que tem apenas refluxo eu nem sei oque fazer para tratamento eu ja levei ele no pediatra mais ele não pedi exames.Ele vomita em grande quantidade e dorme muito agitado se mexe bastante depois que mama no peito...pde me dizer qual exames eu tenhu que fazer???
    obrigada

    ResponderExcluir
  27. olá, doutor minha bebe tem refluxo e esta fazendo tratamento com motillium, label e nan ar, ela vomita um fluxo muito grande de se afogar e sair pela narina, minha licença maternidade esta no fim e eu tenho apçao de tirar uma licença para acompanhar tratamento de saude, com esse quadro ha possibilidades

    ResponderExcluir
  28. Ola Mae!
    Esse é o Quadro mais commum em que Os bebes chegam na clinca, e apresentam otima evolucao no tratamento!
    Procure um Osteopata. Quanto antes comecar o tratamento, antes melhorara!

    ResponderExcluir
  29. olá Dr. Mauro.
    Meu filho tem 44 dias, desde os 20 dias de vida vem sofrendo com os sintomas de refluxo, foi feita a cintilografia e confirmou refluxo agudo. Estamos tratando com motiliun de 6x6hs e omeprazol uma vez ao dia. Lemos sua reportagem e gostariamos que vc indicasse algum osteopata em cascavel ou toledo pr.
    desde ja agradecemos.
    Eveline

    ResponderExcluir
  30. oi dr, minha bebê está com 38 dias e até então foi uma beleza... ontem no início da tarde ela teve uma crise q durou até hoje pela manhã: choro copioso, agitação dos membros, e só se acalmava um pouco qdo levada ao peito - retornando tudo de novo, ficando sem dormir e estressada... tenho outro filho de 7 anos q teve refluxo e o tratamos até p/ volta dos 2 anos. Ele apresentava estes sintomas desde o 19. dia de vida. Ela nasceu tbm de cesária e no momento foi diagnosticado luxação congênita do quadril, com problema maior no lado direito - estamos usando suspensório de Pavlik. ~Desconheço as técnicas usadas na Osteopatia... mas, se puder me esclarecer: parece-me que poderíamos tratá-la destes probleminhas de maneira eficaz agora no início? Por favor, me ajude! Iná - Itajaí/SC

    ResponderExcluir
  31. Eveline, procure OSTEOFISIO Terapias, no 3222 0900

    Ina, Sim, existem grandes chances da Osteo[atia resolver esses problemas do seu filho. São sintomas corriqueiros no refluxo de bebês.
    É muito difícil tentar te explicar por aqui o que são as ténicas da Osteopatia, mas saiba que é um tratamento MANUAL e NATURAL.
    Sugiro que procure Dr Jones Macagnan (Osteopata) Balneário Camboriu (47) 3363-5449.
    Se precisar, estou a disposição.

    ResponderExcluir
  32. Olá Dr. meu filho tem 3 meses desde q estava na maternidade ele se engasgava com a própria saliva,logo q ele nasceu precisou receber oxigênio pois sua respiração era muito fraca, depois d um dia fez uma lavagem no estomago pra ver se parava de engasgar, mas nada adiantou. desde do primeiro dia q ele nasceu nunca foi um bebe calmo, ele chorava dia e noite, gritava sem parar principalmente depois de mamar, levei ao médico e foi constatado q ele tem refluxo, e também uma hérnia na parede do estomago, é bem rara esse tipo, bom isso só piora as coisas, meu filho é um bebe muito nervoso, chora muito, não dorme direito, as vezes fica sem mamar um bom período, ele é muito irritado, tem muito soluço, tosse, uma rouquidão muito forte, enfim não é fácil, ele toma Label e domperidona. Gostaria de saber se esse tipo de tratamento ajudaria no caso dele, ele é muito novinho para operar a hérnia.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. olá dr..

    minha bebê tem 2 meses, e ela vomita demais depois que mama, ontem levei ela no pediatra e ele disse que ela tem refluxo,mas não solicitou nenhum exame pra comprovar, ja o outro pediatra disse que ja que ela está ganhando peso.é normal ela vomitar..que ela mama demais.
    me receitou Label e Peridal Suspensão por dois meses. ela vomita mas não chora muito.. e dorme bem durante a noite..queria saber se eu der a medicação pra ela não irá fazer mal ja que ela está engordando normalmente.. obrigada

    ResponderExcluir
  35. Angélica, sim a Osteopatia trata esse quadro so seu filho. Procure um Osteopata para avaliá-lo. A dor causa todos estes sintomas nele.
    Me diz qual cidade estás que te indico um osteopata.
    Att

    ResponderExcluir
  36. Bárbara.
    Tudo bem você dar a medicação. mas a medicação não trata seu bebê. A proposta da Osteopatia é justamente tratar a CAUSA desses vômitos, que são mecânicas, portanto exigindo um tratamento MECÂNICO, que é a Osteopatia.
    portanto, os vômitos vão continuar, a causa vai continuar ali, talvez, até você intervir. E não vai ser com medicação que seu filho será TRATADO. a medicação é apenas um diminuidor de SINTOMAS.
    Procure um Osteopata. Se precisar, posso indicar um próximo a você.
    Att

    ResponderExcluir
  37. Bruna,
    A medicação pode aprensentar efeitos colaterais como cólicas. mas não há problema de dá-la a seu bebê. Porém, ela não trata o problema, apenas remedia a CONSEQUENCIA, enquanto você deveria estar tratando a causa do vômito, que é mecânica, e a Osteopatia trata.
    Portanto, sugiro que procure um Osteopata o quanto antes para eliminar o problema "pela raiz".
    Não é porque seu bebê peso que ele não tenha um problema. E não tomando estes remédiso que o problema será solucionado.
    Se precisar, te indico um Osteopata próximo.
    Att

    ResponderExcluir
  38. quanto custa as sessoes de osteopatia?

    ResponderExcluir
  39. Minha bebe tem 2 meses e desde a terceira semana apresenta sintomas de refluxo. O que mais me preocupa é uma roquidao que nunca passa. Uso os classicos motilium e label. Mas acho q esse trayamento é mto generico. Conhece algum especialista em osteopatia em blumenau sc? Por que ela se contorce tanto para mamar? Grata. Ana Hort.

    ResponderExcluir
  40. Olá Ana
    seguem contatos

    Veni de Fátima Oliveira de Azevedo
    Osteopata
    Blumenau (47) 3322-8369

    Ilvani Moura
    Osteopata
    Chapecó (49) 3322-4222

    Eduardo Silveira Bicalho
    Osteopata
    Itajaí (47) 3360-0610

    att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Ja fiz duas sessoes com a Veni. É normal o bebe chorar desesperadamente durante a sessao? Qtas sessoes sao necessarias p vermos os resultados?
      Grata

      Excluir
    2. Os bebes choram.Principalmente por fome, sono, e irritação depois de 20 minutos de sessão. não tem quantidade específica. Varia para cada criança. Mas um parâmetro são 4 a 5 sessões

      Excluir
  41. oi dr mauro, tenho uma neta com 4 meses ela tem refluxo ela toma fagico,desde 2 meses e nao passa queria saber se tem osteopatia aqui em londrina pois sinto muita pena de ve-la vomitando e chorando o tempo todo e se torsendo é muito triste mesmo obrigada ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Osteopata que atenda pediatria, somente em Maringá:
      Norma Atsuko Morimoto Nosaki
      Osteopata
      Maringá (44) 3029-4100

      Excluir
  42. aa me desculpe meu nome é marinalva de londrina paraná

    ResponderExcluir
  43. meu bebe tem quinze dias eu senti um caroço perto do estomago dele fiquei preocupada alguém sabe dizer o que e isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure o Pediatra. Não saberia emitir qualquer opinião sem avaliar seu filho,e em especial ver algum exame.

      Excluir
  44. Bom dia Dr. Mauro

    Meu bebê tem quase dois meses e apresenta um pouco de plagiocefalia posicional, gostaria de saber se tem algum osteopata infaltil no oeste do Paraná. Desde já agradeço a informação.

    ResponderExcluir
  45. Dr. Mauro,
    O meu bebê tem refluxo. Faz tratamento com Label e Motilium desde os 45 dias. Hoje, com 3 meses e meio, não vi muita melhora e continua vomitando muito. Sabe de algum osteopata que atenda pediatria em Porto Alegre ou nas proximidades? Grata,

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde. Poderia me indicar osteopatas na cidade de Uberlândia-MG. É para meu netinho de 1 ano e meio, com torcicolo congênito. Obrigada.Jamile.

    ResponderExcluir
  47. Emerson Moreira Nobre
    Osteopata
    UBERLÂNDIA
    (34) 9976-0304

    ResponderExcluir
  48. BOA TARDE DR. MAURO.
    MINHA BEBÊ ESTÁ COM 10 DIAS E FAZ 4 DIAS QUE COMEÇOU VOMITAR. O QUE ME DEIXA PREOCUPADA É QUE NÃO É IMEDIATO, LOGO APÓS A MAMADA, E SIM CERCA DE 40 MINUTOS DEPOIS. NÃO CONSIGO FAZÊ-LA ARROTAR.
    NO PRIMEIRO EPISÓDIO DE VÔMITO FOI COM ELA DORMINDO, ELA ASPIROU UM POUCO, LEVAMOS AO HOSPITAL E O PEDIATRA DISSE QUE NO PULMÃO NÃO TINHA NADA, QUE A ASPIRAÇÃO FOI SÓ NASAL.
    ESTOU BEM PREOCUPADA, SEI DEPOIS DE QUANTO TEMPO COLOCO NO BERÇO POIS TENHO MEDO DE ACONTECER DE NOVO.
    ONTEM FUI AO PEDIATRA, ELE DISSE SER NORMAL E PARA "DAR O PEITO" SEMPRE QUE ELA QUISER, E INDICOU DIGESAN 3 GOTAS/3X DIA.
    SERÁ QUE O CASO DELA CONSEGUIMOS MELHORAR COM A OSTEOPATIA?
    AGRADEÇO DESDE JÁ,
    FABIANE

    ResponderExcluir
  49. Olá Dr Mauro.
    Me indicaram tratamento pediátrico com osteopata para crianças com Espectro Autista.
    O sr poderia informar se já trabalhou alguma criança especial, e se sim, como foi a reação ao tratamento?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  50. Bom dia, minha filha tem 10 meses e tem displasia congenita de quadril e torcicolo congenito, e por isso tem um atraso no desenvolvimento motor, gostaria de um contato de um osteopata em Sao paulo

    ResponderExcluir
  51. Bom dia Dr Mauro, meu filho tem 6 meses e apresenta plagiocefalia. Sei que cada caso é um caso e que é difícil estipular sem uma consulta mas, na média, quantas sessões de osteopatia são empregadas nesse caso, e ao longo de quanto tempo? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vladimir, se o grau de assimetria for leve, 2-4 sessões. Se for moderada, 4 - 8 sessoes (dividida em 4 meses), e severas tem que fazer Osteopatia de qualquer forma, mas tem
      Que ser associado a uso de órtese!
      Lembrando que são estimativas e dependo 100% do empenho dos pais em casa pra melhor evolução!
      Aos 6 meses, cada dia que passa dificulta mais o tratamento.
      Nos 3 casos quem trata a causa da Plagiocefalia é exclusivamente o Osteopata.
      Recomendo SEMPRE avaliar o Bebê logo
      Depois do nascimento, antes de aparecerem problemas! PREVENÇÃO SEMPRE CUSTA MENOS!

      Att

      Excluir
  52. Olá Dr. Mauro!!

    Meu nome é Luciane e moro em Porto Alegre.

    Me indicaram tratamento pediátrico com osteopatia para crianças com traços autistas. Sabe me informar se esta indicação procede?? O Sr. já atendeu crianças com necessidades especiais??? Se já atendeu, qual foi o resultado????

    ResponderExcluir