quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O que significam aqueles "estalos" no meu pescoço quando viro a cabeça?

Quem nunca ouviu um Tlááác no pescoço? Ou na coluna? Ou no tornozelo?

Pois é. Aquele estalido que eventualmente ocorre e que preocupa muita gente na verdade é um processo fisiológico da articulação ocasionado pela formação de CO2 (gás carbônico) dentro da articulação.
Ao contrário do que muitos pensam, não ocorre uma "batida de dois ossos". Ocorre o contrário. O afastamento das faces articulares promove aumento do espaço da articulação, e faz o líquido, que em parte é H2CO3 (ácido carbônico), se dissociar em H20 (água) e gás (CO2), o que ocasiona o ruído (Tláác).
Este estalo é utilizado na Osteopatia (manipulação) para melhorar e aumentar a mobilidade articular de forma terapêutica, controlada e SEGURA.

Simples! Não é problema. Não deve causar problemas.

MAS QUANDO ESTE ESTALIDO PODE SER PROBLEMA?
Em duas ocasiões:
1 - quando não acontece na articulação, e sim nos tendões, e são resultado de um sobressalto destes sobre uma proeminência óssea, o que podem causar desgaste e inflamação do tendão (tendinite)
2 - se estalamos demais uma articulação, todos os dias, como o pescoço, a coluna lombar, os joelhos ou tornozelos, com o tempo ocorre um aumento da mobilidade, que acelera desgaste causando artrose precoce.

Sendo assim, Não se estale DE JEITO NENHUM! Deixe este trabalho para os OSTEOPATAS!
Havendo dor, procure um! Mas se acontecer de um estalo ocorrer e não doer, fique tranquilo. Relaxe, e continue sua atividade.

Dr Mauro Gemelli, C. O.

75 comentários:

  1. Dr. Mauro, estou preocupada porque estalo o pescoço e as costas diariamente, sempre que vou dormir e ao acordar. Os estalos sao um alivio para mim, nao doem nada, na verdade sao necessarios para que possa me sentir bem. Quando fico muito tempo parada, tambem sinto necessidade de estalar pescoço, costas e o final da coluna lombar. Já fui a médicos e disseram que era normal, mas estou preocupada. Pode ser algo grave? Fibriomialgia? Polimialgia? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho esse mesmo problema em minha família e gostaria de saber o que é? Ao invés de um alívio acaba tornando-se um incomodo! =/

      Excluir
    2. Provavelmente vocês estalam a região que não precisa ser estalada. Procurem um Osteopata para ele avaliar e tratar as regiões que estão com défcit de movimento, e que causam estes desconfortos em áreas que vocês "precisam" estalar, e para que elas não evoluam para artroses e nem para hérnias discais.

      Excluir
    3. Dr. Mauro, me ajude por favor :'(
      Há 5 dias meu pescoço está estalando (conforme meus movimentos), hoje acordei com DOR, muita dor e não consigo virar para os lados que a dor aumenta e é insuportável. Vou procurar um osteopata, mas mesmo assim vai ser daqui a algumas horas, o que posso fazer para aliviar enquanto não chega a hora?

      Grata. Stephanie

      Excluir
  2. Dr Mauro,depois que meu filho nasceu vai fazer seis meses, meu pescoco anda estralando sozinho quando viro para os lados pelo menos uma vez ao dia e dói muito , tenho medo de torcer e ele travar ! O q pode ser isso? O q devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAl jeito. Procure um Osteopata para tratar e resolver este teu problema,

      Excluir
    2. Doutor eu costumo estalar meu pescoço i agora eu sinto como se estivesse cansado, o que devo fazer

      Excluir
  3. Dotor Mauro,tenho estalado muito o pescoco,e comecei a sentir a mesma sensacao nas costas,pernas e bracos,como se nao estalar nao vou aguentar.Agora e nos pes,sinto muita dor ao levantar,quase nao consigo por os pes no chao.Sinto a batata da perna dor,na parte interna(tentao eu acho),sinto que esta duro,e sinto muita dor quando tento correr,fica mais duro e me impossibilita fazer minhas corridas.O que devo fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è provável que você tenha hérnia de disco.
      Procure um ortopedista e faça um exame de Ressonância Magnética.

      Excluir
  4. sinto rigidez no pescoço diariamente acompanhada de uma forte tenção,exemplo entorto o pescoço para um lado estala ai o outro lado começa aumentar uma tensão até que eu estale também ai continua circulo 24hs. por dia 365 por ano.E como tivesse areia entre um osso e outro ou desgaste do liquido e ainda acompanhado de uma infecção (franciscogt44@gmail.com) obrigado.

    ResponderExcluir
  5. sinto rigidez no pescoço diariamente acompanhada de uma forte tenção,exemplo entorto o pescoço para um lado estala ai o outro lado começa aumentar uma tensão até que eu estale também ai continua circulo 24hs. por dia 365 por ano.E como tivesse areia entre um osso e outro ou desgaste do liquido e ainda acompanhado de uma infecção (franciscogt44@gmail.com) obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece porque você desenvolveu hipermobilidade articular. Deves procurar um osteopata para identificar regiões próximas com HIPOMOBILIDADE que devem ser tratadas para estes fenômenos estabilizem e não causem artrose.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. bom dia dr. sinto estalos pra cima da minha nuca geralmente quando estou dormindo parece que é dentro da minha cabeça.. o que pode ser??

    ResponderExcluir
  8. Wssa é uma região complexa, com muitas estruturas, mas inicialmente pode ser apenas o "estalido" articular que não significa nenhum problema, ou um inicio de um desgaste articular. Importante consultar um Fisioterapeuta ou Ortopedista para avaliar melhor.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, estava treinando jiu jitsu , e depois do treino meu pescoço começou a estalar sozinho toda vez que viro ele para esquerda, mas não dói, ja faz uns dois meses, tenho que procurar um médico.Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um Osteopata. Ele reequilibrará seuas vértebras e esses estalos cessarão!

      Excluir
  10. Meu pescoso esta estralando a uma semana toda hora. Sou cabelereira e trabalhei muito nessa semana tem algo a ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um Osteopata ou um professor de Pilates. o que você provavelmente precisa é de exercícios específicos posturais.

      Excluir
    2. Doutor tenho apenas 12 anos esta manhã fui passear e começou a chuver quando cheguei a casa estava a estudar e viro o pescoço pro lado e faz um tlac

      Excluir
  11. Olá doutor sou analista de sistemas, e ando com alguns desconfortos na coluna e pescoço após estralar a sensação melhora e se tomo um anti inflamatório melhora por uns dois dias... O que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobrecarga mecânica vertebral. Sugiro que procure um Osteopata para corrigir isso.

      Excluir
  12. Dr. Estou estalando o pescoço direto apenas numa virada de cabeça ele estala. Isso pode causar algum problema. Lembrando que até em movimentos involuntários isso ocorre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estale. Estalar demais favorece aparecimento de artrose vertebral.

      Excluir
  13. Dr. eu estava dormindo q quando acordei meu pescoço estalou para a direita e agora nao consigo estala para esquerda por que esta doendo muito por favor me ajude!!!! to com emdo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um Osteopata! Você teve um torcicolo por disfunção vertebral.

      Excluir
  14. anonimo dr. sinto estralo no pescoco e nos bracos as vezes perece que vai grudar o osso no outro os estralos sao alivio mais encomoda tambem principalmente o pescoco que e mais frequente atulmente faco uso de um medicamento receitado por ortopedista que do tem aliviado as dores da coluna o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um Osteopata... Você deve ter alguns disfunções vertebrais tratadas pela Osteopatia.

      Excluir
  15. Boa tarde Dr.
    Minha nuca estala direto,sempre que viro a cabeça pro lado esquerdo e quando deito ouço uns estalidos como se tivesse areia,oque é isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode significar sofrimento mecânico das articulações, ou até mesmo artrose. Faça uma avaliação com um Ortopedista para realizar um exame de Raios-x e verificar isso. Se estiver tudo normal, procure um Osteopata.

      Excluir
  16. Dr o meu pescoço fica estralando toda hora e ainda fica duro e da uma sensação de cabeça inchada e pescoço também já estou preocupada????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um Osteopata. Você deve ter algum desequilíbrio mecânico que está fadigando seu pescoço, e isso com o tempo pode causar problemas.

      Excluir
  17. Ola Dr,
    tinha as juntas bem flexivel , praticava bastante alongamento, era a mulher elástico ,estou há algum tempo parada , meu corpo pede pra que eu fique estalado , meu pescoço sempre estala . E estou sentido muita dor na articulação do ombro e sempre q vou tentar alongar siintoo corpo estala , como se eu estivesse enferrujada rsrs.Isso é normal sera q posso se novamente flexivel .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal estalar, mas sentir dor pode significar uma alteração. Sugiro que faça uma avaliação com um Osteopata para estudar bem o seu caso.

      Excluir
  18. Bom dia Dr. Minha bb tem 21 dias e às vezes sinto alguns ossinhos do corpo dela estalarem (braços e acho q escapula). Não faço movimentos bruscos com ela e a levanto cuidadosamente. Seu joelhinho tbm em poucas vezes "range". Ela tem força, tonus muscular e responde aos reflexos e nunca chora devido aos estalos. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O corpo de todo mundo fas "estalidos". Mas, se forem exagerados, procure um Ortopedista Pediátrico para avaliação.

      Excluir
  19. Olá Dr.
    Meu pescoço estrala todos os dias e todos os instantes,( isso já faz mais ou menos uma semana) mas apenas o lado esquerdo e a vezes atrás e se eu não estralar-lo eu sinto dor. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  20. Olá, eu senti uma dor no pescoço muito forte há algum temo atrás e esses dias senti de novo . o que significa devo me preocupar? eu sou uma pessoa que sinto também estalos nos joelhos diariamente e as vezes muitas dores, tem alguma coisa em comum?

    ResponderExcluir
  21. Olá Dr. estava fazendo rpg para minha postura e a fisioterapeuta me disse que tinha uma vertebra rodada e faz a manipulação com thrust, depois desse dia minha cervical nunca mais foi a mesma, toda hora fica estalando. Fiquei uma semana sentindo muita dor e o pescoço como se estivesse "duro', procurei um ortopedista ele mandou suspender o rpg e me encaminhou para a fisioterapia para tratar a dor. Fui para outro fisioterapeuta (do mesmo local) e também disse que minha vertebra estava rodada, e tambem fez o thrust. Com ele senti alivio no momento, mas passado uma semana a dor voltava, e ele fazia de novo, depois de uma semana a dor voltava novamente. E foi assim durante meses, ele fez 5 vezes a manipulação com o thrust (o que me dava alivio apenas no momento) e também usava o tens. Como não vi melhora, resolvi procurar outro local para a fisioterapia. Neste novo local, falaram que devido a tantas manipulações pode ter causado uma lesão. Estão tratando com rpg, fortalecimento da cervical, tens e acupuntura. Porém sinto alivio no momento, depois a dor retorna. Na verdade hoje já não sinto dor, sinto um incomodo, uma rigidez na cervical na altura da C2 diariamente e uma tensão neste local, que só alivia quando viro o pescoço para um lado, ai estala e o outro lado começa aumentar a tensão, até que eu estale também. E fica nesse ciclo o dia todo. Já não aguento mais, e não sei o que fazer. Estou assim desde Dezembro de 2012 e já estou tratando com o 3° profissional, e não vejo melhora. O que pode ser, e o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  22. Fico sentado no sofa de meio dia,e quando eu viro meu pescoço pra olhar pra rua ,ele estrala..oque pode ser?

    ResponderExcluir
  23. Meu dedos dos pés estalam sozinhos todo tempo quando caminho, descalça, de chinelos ou sandália baixa só ñ estalam quando estou de saltos ou sapatos fechados. Eu não sinto dor mas o barulho me incomoda mt além de me deixar envergonhada na frete das pessoas. Eu queria saber pq isso acontece e existe algum tratamento?

    ResponderExcluir
  24. Meu dedos dos pés estalam sozinhos todo tempo quando caminho, descalça, de chinelos ou sandália baixa só ñ estalam quando estou de saltos ou sapatos fechados. Eu não sinto dor mas o barulho me incomoda mt além de me deixar envergonhada na frete das pessoas. Eu queria saber pq isso acontece e existe algum tratamento?

    ResponderExcluir
  25. Dr. Mauro, fui diagnosticado com capsulite adesiva(ombro congelado), o tratamento através da osteopatia alcança resultados positivos e mais rápidos que com fisioterapia tradicional?

    ResponderExcluir
  26. Olá Dr. venho sentindo dores no pescoço a uma semana, após dormir no chão duro. Viro para a direita normalmente, para a esquerda doi um pouco, será que foi mal jeito? fui ao medico e passou ibuprofeno e paracetamol e colar cervical por 4 dias e mandou marcar no ambulatório. Consigo fazer de tudo, mas para dormir dói muito lá pela metade da noite. o que me diz.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Olá doutor a um tempo atrás comecei a sentir muita dor no pescoço e na nuca sempre q eu abaixava para pegar alguma coisa, agora a dor está intensa, to sentindo uma forte dor na nuca e no pescoço e
    sempre q eu mexo sinto estalos o q pode ser?

    ResponderExcluir
  29. ola doutor meu pescoço começou a doer e eu tomei un anti desinflamatorio e ele parou com alguns dias ele começou a estala toda vez e ate hoje, ja ta com 1 mês e nunca parou qualquer movimento para a esquerda ele estala, o q devo fazer..

    ResponderExcluir
  30. Ola doutor, quando estou nas aulas de ginástica estando deitada de costas, quando faço o exercício de andar de bicicleta, sinto a minha coluna toda a estalar, haverá algum problema? Não me causa dor mas sim um desconforto.

    ResponderExcluir
  31. sempre que acordo meu pescoço estrala e alongo do dia tbm meus braços estrala minha coluna esta toda doloria e minhas cadeiras tbm miha batata fica dolorida e sinto mal esta e fico tonta ..me ajuda....

    ResponderExcluir
  32. Dr. Mauro, bom dia! Meu nome é Rodrigo Bravim, sou Cirurgião Dentista tenho 36 anos mas somente 1 de profissão. tento manter a postura ergonômica correta mas nem sempre isso é possível. Estou com estes estalos de pescoço a um mês em postura de pescoço erguido não acontece, mas se eu abaixo a cabeça e viro para a direita ou esquerda ocorre o estalo (assim como se quando nós entrelaçamos os dedos da mão e forçamos aqueles estalos coletivos) o som do estalo é sempre mais para a direita (que é o lado q mais tenho q ficar quando trabalho) neste um mês só tive duas vezes dores, desde da região da base do crânio até o trapézio direito, cessou com anti-inflamatórios. Mas a maioria do tempo é sem dor. Estes estalos têm me deixado muito preocupado. Preciso de uma orientação. Obrigado!

    ResponderExcluir
  33. Doutor, boa noite!

    Estou tendo estalos constantes na nuca onde sinto muito incomodo, acontece varias vezes no dia e é como se estivesse estirando algum musculo ou os ossos se chocando. o que pode ser?

    ResponderExcluir
  34. Estava deitado no sofa e acordei com meu pescoco estalando como se um osso atritasse com o outro o tempo todo porem nao doi. O QUE PODE SER DOUTOR?

    ResponderExcluir
  35. Dr.hj quando acordei tentei levanta aí meu pescoço estralou agora quando eu tento levanta doiii muito óque eu faço ???

    ResponderExcluir
  36. Dr,meus braços direito e ombros vivem a estralar o dia inteiro,principalmente quando estou sentado ou deitado,não dói mas me dá um desconforto ,grande o que isto significa...

    ResponderExcluir
  37. Dr. minha nuca quando eu mecho para os lados ela estrala fazendo teck teck isso pode ser um problema?os estralos não doem so encomodam fazendo os estralos Obrigado.

    ResponderExcluir
  38. Sempre que inspiro muito forte,ossos do pescoço estslam,o que será?Obg!

    ResponderExcluir
  39. Dr. gostaria de saber, o por que que abaixo da minha nuca aquele ossinho ta ficando grande, tipo inchado, o sabe né qual é, por que não sei o nome desse ossinho, tem a nuca e fica logo abaixo, gostaria de sabe o que faço, como eu trato, por que realmente, ta ficando inchado, pode ter sido também por eu estar um pouco acima do peso, né nao sei. então o que eu faço?
    Agradeço.
    Sam.

    ResponderExcluir
  40. Dr. Sinto dor constante no pescoço do lado esquerdo acompanhada de estalos constante..Tenho refluxo. uso travesseiro alto já levantei a cabeceira da cama. acordo com inchaço nos pés . Não posso usar sutiã. a dor aumenta.Sou diabética tipo 2 a glicose esta controlada, tenho hipertensão .O que faço ?a quem procurar?.
    Agradeço!
    Beth Grilo

    ResponderExcluir
  41. sinto como se 'tenho q estalar' o pescoço fosso varias vezes por dia, é um incomodo q só passa depois de estalar. tenho um osso crescido por conta do sutiem, e sinto como se inchasse tb , tenho dor na lombar e no meio das costas geralmente alivia depois de estala , ja tive de ficar entravada de tanta dor e as vezes aparece uns nos, em cima desses locais q eu falei

    ResponderExcluir
  42. De tanto estalar o pescoço , agora sinto muita dor

    ResponderExcluir
  43. Dr. Eu estava em pè sem querer minha amiga bateu com a perna na lateral do meu joelho e ele estalo começou a doer bastante nem consigo andar direito.

    ResponderExcluir
  44. Moro no exterior fui algumas vezes numa clinica de quiropraxia, ele estalou meu pescoco, se eu persistir indo, me fara mal?? obrigada!

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Dr. O que siguinifica quando viro o pescoço para tráz e a minha cabeça no lado posterior na parte ocipital parece que tem água sendo expremida. O que siguinifica isso? O que eu faço? Isso pode ser grave?

    ResponderExcluir
  47. Dr. As vezes, quando me levanto da.cadeira sinto uma rigidez no pescoço, com uma pressao,que para aliviar preciso mover o pescoco para tras. Nao e constante. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  48. Dr tenho dores no joelho e a qualquer movimento ele estrala e dói o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  49. dr. maurio tenho 9 anos de idade e as minha costas doem e fazem eu a estralar mas apos um tempo eu sinto uma enorme dor nas cota o que é e como fasso para acabar com essa dor

    ResponderExcluir
  50. Dr; RESPONDA AS PERGUNTAS DO PESSOAL, PLEASE!!!!!

    ResponderExcluir
  51. Monique Pickering de Jesus31 de agosto de 2014 09:16

    Bom dia Dr. Mauro, a cerca de 3 meses minha cabeça vem estalando muito, na parte de trás da cabeça, estalo ao virar pro lado esquerdo, as vezes ao bocejar, tenho muitas dores de cabeça e estou muito preocupada. Marquei uma consulta com um neurologista, mas será apenas daqui um mes. O Senhor sabe o que poderia estar ocasionando isso? Estou com tanto medo que possa ser algo mais grave. Meu nome é Monique, tenho 33 anos.

    ResponderExcluir
  52. Dr. Me chamo Letícia, tenho o hábito de estalar o pescoço várias vezes ao dia, isso me dá sensação de alívio e geralmente não dói. Porém, hoje fui estalar e senti uma dor terrível e como se algo no lado direito tivesse arrebentado, agora não consigo mexer o pescoço nem para a direita, nem para a esquerda pois sinto uma forte dor, como se fosse um torcicolo. Dói também próximo ao ombro, também na parte direita. O que pode ser ? É grave ? Estou preocupada, me ajude !

    ResponderExcluir
  53. Aí , dotô, gostei da sua foto, tu tá bem gatinho...vc é solteiro? Se não for, tudo bem, não sou ciumenta... Beth Faria heim... delicinha...

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde, tenho 37 anos e a um ano, observo que tenho estalos a todo instante quendo viro meu pesoço para qualquel lado, não dói, não tenho dores de cabeça. Apenas me incomada o barulho. Tem algo a ver com a mandibula, ou stress emocional??

    ResponderExcluir
  55. Eu estava na escola, ai eu empurrei o pescoço pra cima e ele fez uns estralos, mas depois ficou doendo por um tempo, isso é normal?

    ResponderExcluir
  56. Boa noite Dr.Mauro tenho um filho q agora está com um ano e sete meses e toda vez q pegamos ele no colo ou encostamos o joelho dele estrala como ainda não fala não sei dizer se dói. Mais o que pode ser? Pode acarretar algum problema futuro?

    ResponderExcluir