quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O que significam aqueles "estalos" no meu pescoço quando viro a cabeça?

Quem nunca ouviu um Tlááác no pescoço? Ou na coluna? Ou no tornozelo?

Pois é. Aquele estalido que eventualmente ocorre e que preocupa muita gente na verdade é um processo fisiológico da articulação ocasionado pela formação de CO2 (gás carbônico) dentro da articulação.
Ao contrário do que muitos pensam, não ocorre uma "batida de dois ossos". Ocorre o contrário. O afastamento das faces articulares promove aumento do espaço da articulação, e faz o líquido, que em parte é H2CO3 (ácido carbônico), se dissociar em H20 (água) e gás (CO2), o que ocasiona o ruído (Tláác).
Este estalo é utilizado na Osteopatia (manipulação) para melhorar e aumentar a mobilidade articular de forma terapêutica, controlada e SEGURA.

Simples! Não é problema. Não deve causar problemas.

MAS QUANDO ESTE ESTALIDO PODE SER PROBLEMA?
Em duas ocasiões:
1 - quando não acontece na articulação, e sim nos tendões, e são resultado de um sobressalto destes sobre uma proeminência óssea, o que podem causar desgaste e inflamação do tendão (tendinite)
2 - se estalamos demais uma articulação, todos os dias, como o pescoço, a coluna lombar, os joelhos ou tornozelos, com o tempo ocorre um aumento da mobilidade, que acelera desgaste causando artrose precoce.

Sendo assim, Não se estale DE JEITO NENHUM! Deixe este trabalho para os OSTEOPATAS!
Havendo dor, procure um! Mas se acontecer de um estalo ocorrer e não doer, fique tranquilo. Relaxe, e continue sua atividade.

Dr Mauro Gemelli, C. O.

165 comentários:

  1. Dr. Mauro, estou preocupada porque estalo o pescoço e as costas diariamente, sempre que vou dormir e ao acordar. Os estalos sao um alivio para mim, nao doem nada, na verdade sao necessarios para que possa me sentir bem. Quando fico muito tempo parada, tambem sinto necessidade de estalar pescoço, costas e o final da coluna lombar. Já fui a médicos e disseram que era normal, mas estou preocupada. Pode ser algo grave? Fibriomialgia? Polimialgia? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho esse mesmo problema em minha família e gostaria de saber o que é? Ao invés de um alívio acaba tornando-se um incomodo! =/

      Excluir
    2. Provavelmente vocês estalam a região que não precisa ser estalada. Procurem um Osteopata para ele avaliar e tratar as regiões que estão com défcit de movimento, e que causam estes desconfortos em áreas que vocês "precisam" estalar, e para que elas não evoluam para artroses e nem para hérnias discais.

      Excluir
    3. Dr. Mauro, me ajude por favor :'(
      Há 5 dias meu pescoço está estalando (conforme meus movimentos), hoje acordei com DOR, muita dor e não consigo virar para os lados que a dor aumenta e é insuportável. Vou procurar um osteopata, mas mesmo assim vai ser daqui a algumas horas, o que posso fazer para aliviar enquanto não chega a hora?

      Grata. Stephanie

      Excluir
    4. Tenho retificação cervical e ao acordar o meu pescoço estala muito, q fazer?

      Excluir
  2. Dr Mauro,depois que meu filho nasceu vai fazer seis meses, meu pescoco anda estralando sozinho quando viro para os lados pelo menos uma vez ao dia e dói muito , tenho medo de torcer e ele travar ! O q pode ser isso? O q devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAl jeito. Procure um Osteopata para tratar e resolver este teu problema,

      Excluir
    2. Doutor eu costumo estalar meu pescoço i agora eu sinto como se estivesse cansado, o que devo fazer

      Excluir
  3. Dotor Mauro,tenho estalado muito o pescoco,e comecei a sentir a mesma sensacao nas costas,pernas e bracos,como se nao estalar nao vou aguentar.Agora e nos pes,sinto muita dor ao levantar,quase nao consigo por os pes no chao.Sinto a batata da perna dor,na parte interna(tentao eu acho),sinto que esta duro,e sinto muita dor quando tento correr,fica mais duro e me impossibilita fazer minhas corridas.O que devo fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è provável que você tenha hérnia de disco.
      Procure um ortopedista e faça um exame de Ressonância Magnética.

      Excluir
    2. Doutor meu pescoço do lado esquerdo ta inchado e um pouco vermelho o que eu Fasso eu canto .. Isso pode piorar quando eu canto ? Estou preocupada por que eu tenho apresentação na escola de música e também para minha saúde

      Excluir
    3. Meu pescoço e meu ombro estralam toda hora e dói muito e as vezes me atrapalham ao se ageitar para dormir o que devo fazer

      Excluir
  4. sinto rigidez no pescoço diariamente acompanhada de uma forte tenção,exemplo entorto o pescoço para um lado estala ai o outro lado começa aumentar uma tensão até que eu estale também ai continua circulo 24hs. por dia 365 por ano.E como tivesse areia entre um osso e outro ou desgaste do liquido e ainda acompanhado de uma infecção (franciscogt44@gmail.com) obrigado.

    ResponderExcluir
  5. sinto rigidez no pescoço diariamente acompanhada de uma forte tenção,exemplo entorto o pescoço para um lado estala ai o outro lado começa aumentar uma tensão até que eu estale também ai continua circulo 24hs. por dia 365 por ano.E como tivesse areia entre um osso e outro ou desgaste do liquido e ainda acompanhado de uma infecção (franciscogt44@gmail.com) obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece porque você desenvolveu hipermobilidade articular. Deves procurar um osteopata para identificar regiões próximas com HIPOMOBILIDADE que devem ser tratadas para estes fenômenos estabilizem e não causem artrose.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. bom dia dr. sinto estalos pra cima da minha nuca geralmente quando estou dormindo parece que é dentro da minha cabeça.. o que pode ser??

    ResponderExcluir
  8. Wssa é uma região complexa, com muitas estruturas, mas inicialmente pode ser apenas o "estalido" articular que não significa nenhum problema, ou um inicio de um desgaste articular. Importante consultar um Fisioterapeuta ou Ortopedista para avaliar melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. quando viro um pouquinho a cabeça estala mas não daí em lugar nenhum não é um problema certo?

      Excluir
  9. Bom dia, estava treinando jiu jitsu , e depois do treino meu pescoço começou a estalar sozinho toda vez que viro ele para esquerda, mas não dói, ja faz uns dois meses, tenho que procurar um médico.Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um Osteopata. Ele reequilibrará seuas vértebras e esses estalos cessarão!

      Excluir
  10. Meu pescoso esta estralando a uma semana toda hora. Sou cabelereira e trabalhei muito nessa semana tem algo a ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um Osteopata ou um professor de Pilates. o que você provavelmente precisa é de exercícios específicos posturais.

      Excluir
    2. Doutor tenho apenas 12 anos esta manhã fui passear e começou a chuver quando cheguei a casa estava a estudar e viro o pescoço pro lado e faz um tlac

      Excluir
  11. Olá doutor sou analista de sistemas, e ando com alguns desconfortos na coluna e pescoço após estralar a sensação melhora e se tomo um anti inflamatório melhora por uns dois dias... O que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobrecarga mecânica vertebral. Sugiro que procure um Osteopata para corrigir isso.

      Excluir
  12. Dr. Estou estalando o pescoço direto apenas numa virada de cabeça ele estala. Isso pode causar algum problema. Lembrando que até em movimentos involuntários isso ocorre.

    ResponderExcluir
  13. Dr. eu estava dormindo q quando acordei meu pescoço estalou para a direita e agora nao consigo estala para esquerda por que esta doendo muito por favor me ajude!!!! to com emdo

    ResponderExcluir
  14. anonimo dr. sinto estralo no pescoco e nos bracos as vezes perece que vai grudar o osso no outro os estralos sao alivio mais encomoda tambem principalmente o pescoco que e mais frequente atulmente faco uso de um medicamento receitado por ortopedista que do tem aliviado as dores da coluna o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um Osteopata... Você deve ter alguns disfunções vertebrais tratadas pela Osteopatia.

      Excluir
  15. Boa tarde Dr.
    Minha nuca estala direto,sempre que viro a cabeça pro lado esquerdo e quando deito ouço uns estalidos como se tivesse areia,oque é isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode significar sofrimento mecânico das articulações, ou até mesmo artrose. Faça uma avaliação com um Ortopedista para realizar um exame de Raios-x e verificar isso. Se estiver tudo normal, procure um Osteopata.

      Excluir
  16. Dr o meu pescoço fica estralando toda hora e ainda fica duro e da uma sensação de cabeça inchada e pescoço também já estou preocupada????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um Osteopata. Você deve ter algum desequilíbrio mecânico que está fadigando seu pescoço, e isso com o tempo pode causar problemas.

      Excluir
  17. Ola Dr,
    tinha as juntas bem flexivel , praticava bastante alongamento, era a mulher elástico ,estou há algum tempo parada , meu corpo pede pra que eu fique estalado , meu pescoço sempre estala . E estou sentido muita dor na articulação do ombro e sempre q vou tentar alongar siintoo corpo estala , como se eu estivesse enferrujada rsrs.Isso é normal sera q posso se novamente flexivel .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal estalar, mas sentir dor pode significar uma alteração. Sugiro que faça uma avaliação com um Osteopata para estudar bem o seu caso.

      Excluir
  18. Bom dia Dr. Minha bb tem 21 dias e às vezes sinto alguns ossinhos do corpo dela estalarem (braços e acho q escapula). Não faço movimentos bruscos com ela e a levanto cuidadosamente. Seu joelhinho tbm em poucas vezes "range". Ela tem força, tonus muscular e responde aos reflexos e nunca chora devido aos estalos. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O corpo de todo mundo fas "estalidos". Mas, se forem exagerados, procure um Ortopedista Pediátrico para avaliação.

      Excluir
  19. Olá Dr.
    Meu pescoço estrala todos os dias e todos os instantes,( isso já faz mais ou menos uma semana) mas apenas o lado esquerdo e a vezes atrás e se eu não estralar-lo eu sinto dor. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  20. Olá, eu senti uma dor no pescoço muito forte há algum temo atrás e esses dias senti de novo . o que significa devo me preocupar? eu sou uma pessoa que sinto também estalos nos joelhos diariamente e as vezes muitas dores, tem alguma coisa em comum?

    ResponderExcluir
  21. Olá Dr. estava fazendo rpg para minha postura e a fisioterapeuta me disse que tinha uma vertebra rodada e faz a manipulação com thrust, depois desse dia minha cervical nunca mais foi a mesma, toda hora fica estalando. Fiquei uma semana sentindo muita dor e o pescoço como se estivesse "duro', procurei um ortopedista ele mandou suspender o rpg e me encaminhou para a fisioterapia para tratar a dor. Fui para outro fisioterapeuta (do mesmo local) e também disse que minha vertebra estava rodada, e tambem fez o thrust. Com ele senti alivio no momento, mas passado uma semana a dor voltava, e ele fazia de novo, depois de uma semana a dor voltava novamente. E foi assim durante meses, ele fez 5 vezes a manipulação com o thrust (o que me dava alivio apenas no momento) e também usava o tens. Como não vi melhora, resolvi procurar outro local para a fisioterapia. Neste novo local, falaram que devido a tantas manipulações pode ter causado uma lesão. Estão tratando com rpg, fortalecimento da cervical, tens e acupuntura. Porém sinto alivio no momento, depois a dor retorna. Na verdade hoje já não sinto dor, sinto um incomodo, uma rigidez na cervical na altura da C2 diariamente e uma tensão neste local, que só alivia quando viro o pescoço para um lado, ai estala e o outro lado começa aumentar a tensão, até que eu estale também. E fica nesse ciclo o dia todo. Já não aguento mais, e não sei o que fazer. Estou assim desde Dezembro de 2012 e já estou tratando com o 3° profissional, e não vejo melhora. O que pode ser, e o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline, estava lendo o seu comentário e vi que tenho o mesmo problema que você, por acaso você já conseguiu algum resultado ou tratamento que tem dado resultado, eu já não aguento mais também. Meus estalos na coluna são a todo instante.

      Excluir
  22. Fico sentado no sofa de meio dia,e quando eu viro meu pescoço pra olhar pra rua ,ele estrala..oque pode ser?

    ResponderExcluir
  23. Meu dedos dos pés estalam sozinhos todo tempo quando caminho, descalça, de chinelos ou sandália baixa só ñ estalam quando estou de saltos ou sapatos fechados. Eu não sinto dor mas o barulho me incomoda mt além de me deixar envergonhada na frete das pessoas. Eu queria saber pq isso acontece e existe algum tratamento?

    ResponderExcluir
  24. Meu dedos dos pés estalam sozinhos todo tempo quando caminho, descalça, de chinelos ou sandália baixa só ñ estalam quando estou de saltos ou sapatos fechados. Eu não sinto dor mas o barulho me incomoda mt além de me deixar envergonhada na frete das pessoas. Eu queria saber pq isso acontece e existe algum tratamento?

    ResponderExcluir
  25. Dr. Mauro, fui diagnosticado com capsulite adesiva(ombro congelado), o tratamento através da osteopatia alcança resultados positivos e mais rápidos que com fisioterapia tradicional?

    ResponderExcluir
  26. Olá Dr. venho sentindo dores no pescoço a uma semana, após dormir no chão duro. Viro para a direita normalmente, para a esquerda doi um pouco, será que foi mal jeito? fui ao medico e passou ibuprofeno e paracetamol e colar cervical por 4 dias e mandou marcar no ambulatório. Consigo fazer de tudo, mas para dormir dói muito lá pela metade da noite. o que me diz.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Olá doutor a um tempo atrás comecei a sentir muita dor no pescoço e na nuca sempre q eu abaixava para pegar alguma coisa, agora a dor está intensa, to sentindo uma forte dor na nuca e no pescoço e
    sempre q eu mexo sinto estalos o q pode ser?

    ResponderExcluir
  29. ola doutor meu pescoço começou a doer e eu tomei un anti desinflamatorio e ele parou com alguns dias ele começou a estala toda vez e ate hoje, ja ta com 1 mês e nunca parou qualquer movimento para a esquerda ele estala, o q devo fazer..

    ResponderExcluir
  30. Ola doutor, quando estou nas aulas de ginástica estando deitada de costas, quando faço o exercício de andar de bicicleta, sinto a minha coluna toda a estalar, haverá algum problema? Não me causa dor mas sim um desconforto.

    ResponderExcluir
  31. sempre que acordo meu pescoço estrala e alongo do dia tbm meus braços estrala minha coluna esta toda doloria e minhas cadeiras tbm miha batata fica dolorida e sinto mal esta e fico tonta ..me ajuda....

    ResponderExcluir
  32. Dr. Mauro, bom dia! Meu nome é Rodrigo Bravim, sou Cirurgião Dentista tenho 36 anos mas somente 1 de profissão. tento manter a postura ergonômica correta mas nem sempre isso é possível. Estou com estes estalos de pescoço a um mês em postura de pescoço erguido não acontece, mas se eu abaixo a cabeça e viro para a direita ou esquerda ocorre o estalo (assim como se quando nós entrelaçamos os dedos da mão e forçamos aqueles estalos coletivos) o som do estalo é sempre mais para a direita (que é o lado q mais tenho q ficar quando trabalho) neste um mês só tive duas vezes dores, desde da região da base do crânio até o trapézio direito, cessou com anti-inflamatórios. Mas a maioria do tempo é sem dor. Estes estalos têm me deixado muito preocupado. Preciso de uma orientação. Obrigado!

    ResponderExcluir
  33. Doutor, boa noite!

    Estou tendo estalos constantes na nuca onde sinto muito incomodo, acontece varias vezes no dia e é como se estivesse estirando algum musculo ou os ossos se chocando. o que pode ser?

    ResponderExcluir
  34. Estava deitado no sofa e acordei com meu pescoco estalando como se um osso atritasse com o outro o tempo todo porem nao doi. O QUE PODE SER DOUTOR?

    ResponderExcluir
  35. Dr.hj quando acordei tentei levanta aí meu pescoço estralou agora quando eu tento levanta doiii muito óque eu faço ???

    ResponderExcluir
  36. Dr,meus braços direito e ombros vivem a estralar o dia inteiro,principalmente quando estou sentado ou deitado,não dói mas me dá um desconforto ,grande o que isto significa...

    ResponderExcluir
  37. Dr. minha nuca quando eu mecho para os lados ela estrala fazendo teck teck isso pode ser um problema?os estralos não doem so encomodam fazendo os estralos Obrigado.

    ResponderExcluir
  38. Sempre que inspiro muito forte,ossos do pescoço estslam,o que será?Obg!

    ResponderExcluir
  39. Dr. gostaria de saber, o por que que abaixo da minha nuca aquele ossinho ta ficando grande, tipo inchado, o sabe né qual é, por que não sei o nome desse ossinho, tem a nuca e fica logo abaixo, gostaria de sabe o que faço, como eu trato, por que realmente, ta ficando inchado, pode ter sido também por eu estar um pouco acima do peso, né nao sei. então o que eu faço?
    Agradeço.
    Sam.

    ResponderExcluir
  40. Dr. Sinto dor constante no pescoço do lado esquerdo acompanhada de estalos constante..Tenho refluxo. uso travesseiro alto já levantei a cabeceira da cama. acordo com inchaço nos pés . Não posso usar sutiã. a dor aumenta.Sou diabética tipo 2 a glicose esta controlada, tenho hipertensão .O que faço ?a quem procurar?.
    Agradeço!
    Beth Grilo

    ResponderExcluir
  41. sinto como se 'tenho q estalar' o pescoço fosso varias vezes por dia, é um incomodo q só passa depois de estalar. tenho um osso crescido por conta do sutiem, e sinto como se inchasse tb , tenho dor na lombar e no meio das costas geralmente alivia depois de estala , ja tive de ficar entravada de tanta dor e as vezes aparece uns nos, em cima desses locais q eu falei

    ResponderExcluir
  42. De tanto estalar o pescoço , agora sinto muita dor

    ResponderExcluir
  43. Dr. Eu estava em pè sem querer minha amiga bateu com a perna na lateral do meu joelho e ele estalo começou a doer bastante nem consigo andar direito.

    ResponderExcluir
  44. Moro no exterior fui algumas vezes numa clinica de quiropraxia, ele estalou meu pescoco, se eu persistir indo, me fara mal?? obrigada!

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Dr. O que siguinifica quando viro o pescoço para tráz e a minha cabeça no lado posterior na parte ocipital parece que tem água sendo expremida. O que siguinifica isso? O que eu faço? Isso pode ser grave?

    ResponderExcluir
  48. Dr. As vezes, quando me levanto da.cadeira sinto uma rigidez no pescoço, com uma pressao,que para aliviar preciso mover o pescoco para tras. Nao e constante. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  49. Dr tenho dores no joelho e a qualquer movimento ele estrala e dói o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  50. dr. maurio tenho 9 anos de idade e as minha costas doem e fazem eu a estralar mas apos um tempo eu sinto uma enorme dor nas cota o que é e como fasso para acabar com essa dor

    ResponderExcluir
  51. Dr; RESPONDA AS PERGUNTAS DO PESSOAL, PLEASE!!!!!

    ResponderExcluir
  52. Monique Pickering de Jesus31 de agosto de 2014 às 09:16

    Bom dia Dr. Mauro, a cerca de 3 meses minha cabeça vem estalando muito, na parte de trás da cabeça, estalo ao virar pro lado esquerdo, as vezes ao bocejar, tenho muitas dores de cabeça e estou muito preocupada. Marquei uma consulta com um neurologista, mas será apenas daqui um mes. O Senhor sabe o que poderia estar ocasionando isso? Estou com tanto medo que possa ser algo mais grave. Meu nome é Monique, tenho 33 anos.

    ResponderExcluir
  53. Dr. Me chamo Letícia, tenho o hábito de estalar o pescoço várias vezes ao dia, isso me dá sensação de alívio e geralmente não dói. Porém, hoje fui estalar e senti uma dor terrível e como se algo no lado direito tivesse arrebentado, agora não consigo mexer o pescoço nem para a direita, nem para a esquerda pois sinto uma forte dor, como se fosse um torcicolo. Dói também próximo ao ombro, também na parte direita. O que pode ser ? É grave ? Estou preocupada, me ajude !

    ResponderExcluir
  54. Aí , dotô, gostei da sua foto, tu tá bem gatinho...vc é solteiro? Se não for, tudo bem, não sou ciumenta... Beth Faria heim... delicinha...

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde, tenho 37 anos e a um ano, observo que tenho estalos a todo instante quendo viro meu pesoço para qualquel lado, não dói, não tenho dores de cabeça. Apenas me incomada o barulho. Tem algo a ver com a mandibula, ou stress emocional??

    ResponderExcluir
  56. Eu estava na escola, ai eu empurrei o pescoço pra cima e ele fez uns estralos, mas depois ficou doendo por um tempo, isso é normal?

    ResponderExcluir
  57. Boa noite Dr.Mauro tenho um filho q agora está com um ano e sete meses e toda vez q pegamos ele no colo ou encostamos o joelho dele estrala como ainda não fala não sei dizer se dói. Mais o que pode ser? Pode acarretar algum problema futuro?

    ResponderExcluir
  58. oi ,alguem poderia me ajudar pf eu sinto dores entre um peito e outro dai quando inclino a cabeca para tras da tipo uns estalos ai para de doer ,mais com pouco tempo volta de novo ,,muito ruin isso

    ResponderExcluir
  59. doutor Mário não sei o porque mais a alguns dias não consigo parar de estralar o pescoço e quando eu tento parar de estralar o pescoço e o que eu devo fazer doutor Mário

    ResponderExcluir
  60. Dr. Tenho apenas 18 anos, eu estalo meu pescoço mas de 20 vezes num dia e sinto muitas dores na coluna no final do dia.
    Isso pode ser algo grave ?

    ResponderExcluir
  61. Doutor, o meu ombro esta constantemente a ranger e a esgalar... Faz barulhos muito fortes doi muito... Ja sinto esta dor à cerca de um ano...

    ResponderExcluir
  62. dr.tenho ouvido estalo não no pescoço mais dentro da minha cabeça.quando movimento com a cabeça escuto o estalo do lado esquerdo... e muito ruim..o que acha que poderia ser? desde já agradeço se responder...

    ResponderExcluir
  63. dr. sinto muita dor no meu pescoço que vai descendo ate a perna o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  64. Dr. Eu sinto o atrito no osso do quadril do lado esquerdo ao se encontrar com a coxa. Sinto muita dor quando isso acontece. A coisa DOI muito quando me levanto estando sentada ou deitada, caminhando e quando faço alongamento pra dor diminuir. A dor desce pela perna esquerda e as vezes ela até dobra sozinha. Não consigo correr. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  65. Dr. Eu sinto o atrito no osso do quadril do lado esquerdo ao se encontrar com a coxa. Sinto muita dor quando isso acontece. A coisa DOI muito quando me levanto estando sentada ou deitada, caminhando e quando faço alongamento pra dor diminuir. A dor desce pela perna esquerda e as vezes ela até dobra sozinha. Não consigo correr. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  66. Dr. Eu sinto o atrito no osso do quadril do lado esquerdo ao se encontrar com a coxa. Sinto muita dor quando isso acontece. A coisa DOI muito quando me levanto estando sentada ou deitada, caminhando e quando faço alongamento pra dor diminuir. A dor desce pela perna esquerda e as vezes ela até dobra sozinha. Não consigo correr. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. Dr. Meu calcanhar estrala e doe no pe esquerdo eu já fui ao medico eles só tocaram e já falaram que era tendinite no calcâneo sera que é mesmo ? Ou outra coisa me sita alguma outra coisa que possa ser ? Obg

    ResponderExcluir
  69. Dr. Meu calcanhar estrala e doe no pe esquerdo eu já fui ao medico eles só tocaram e já falaram que era tendinite no calcâneo sera que é mesmo ? Ou outra coisa me sita alguma outra coisa que possa ser ? Obg

    ResponderExcluir
  70. Dr. Meu calcanhar estrala e doe no pe esquerdo eu já fui ao medico eles só tocaram e já falaram que era tendinite no calcâneo sera que é mesmo ? Ou outra coisa me sita alguma outra coisa que possa ser ?

    ResponderExcluir
  71. Ontem a noite, eu estava no pc, e ao virar para olhar pra tv, que preticamente estava tb na minha frente, meu pescoço deu um estalo, que pude sentir no topo da cabeça! e tive a sensaçao que meu pescoço ficou meio dormente, eu passava a mão e sentia ele meio dormente, como nunca sentido esse estalo, dessa maneira q ocorreu, eu fiquei meio nervoso pensando que poderia afetar as pernas, braço e tal... senti um calafrio, acho que por causa do nervosismo! oq poderia ter sido esse estalo??? até demorei a dormir pensando que poderia acontecer de novo na cama caso eu me virasse e tal... mas hoje amanheceu melhor...

    ResponderExcluir
  72. Olá!
    esta noite acordei com um estalo muito alto no pescoço, ao tentar me movimentar senti dores fortes. Não consigo virar a cabeça para nenhum dos lados. O que devo fazer??! isso nunca me aconteceu antes

    ResponderExcluir
  73. boa tarde dr gostaria de saber ,se estalo sem dor na nuca e na cabeça pode ser um problema/?vani

    ResponderExcluir
  74. Ola Dr, me chamo gislane
    Eu sinto muita dor no meu pescoço uma sensassao de peso,ao mesmo tempo minha cabeça DOI a ponto de enlouquecer,minhas costas DOI imensamente não sei nem como explicar ,quando abro minha boca sinto algo estralando ,gostaria de saber sua resposta sobre isto.acho que não é normal.

    ResponderExcluir
  75. Olá Dr. Aparente tendinite ambos os ombros começou migrar para as costas (ardência principalmente nos braços e escápula e inchaço na axila), TC mostrou redução C6 e peq osteófitos, sem protusões. Realizei várias sessões de fisio com tração e RPG, após estas, comecei a sentir desconforto no pescoço, que só foi piorando. Toco na parte lateral traseira do pescoço e sinto como se o músculo ou tendão afundasse, tive alguns episódios de forte dor de cabeça localizada, que passaram, mas quando acomodo a cabeça começo a sentir pequenos estalinhos como se fossem dentro da cabeça.
    Trabalho 6h contínuas e depois de 4h começo a sentir mto desconforto, me obrigando a fugir para deitar no carro.
    Agradeço qualquer informação que possa me ajudar.

    ResponderExcluir
  76. Dr. há algum tempo tenho sentido um desconforto (dor) no pescoço e esse desconforto aliviava quando eu provocava o estalo, mas com o passar do tempo tenho sentido um desconforto ao fazer esse estalo, desconforto na região da nuca...quando durmo sem travesseiro amanheço sem o desconforto, mas no decorrer do dia o desconforto vem e sinto a necessidade de estalar...mas agora não resolve mais, o incomodo continua :( na minha cidade, Rio Branco-AC fiz uma busca e não constam profissionais de Osteopatia, o que o Srº me sugere?

    ResponderExcluir
  77. Dotor Mauro, eu estou meio acima do peso e começei a fazer exercicios fisicos, tinha uns tres dias que eu tinha comçado a fazer abdominais, e começei a ouvir uns estralos na regiao da nuca.... devo me preocupar???

    ResponderExcluir
  78. Doutor Mauro....sinto meu pescoço estralando o dia inteiro até dormindo parece que estão arrastando areia devo me preocupar

    ResponderExcluir
  79. Dr Mauro. Acordei hoje de manhã normal, e quando fui levantar, forcei o pescoço de lado, e houve um estalo, me mantive deitado e começou a doer, me levantei e fiquei um pouco debilitado, tonto, suando frio, vistas escureceram, depois de uns 5min. passou, agora só está doendo. O que pode ser e o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  80. olá por favor me ajudem , eu sempre tive essa mania de estalar o pescoço. hoje percebi q na hora que eu olhe pra qualquer lado qualquer lugar meu pescoço "rossa" em alguma coisa.. nao sei mais nao passa de jeito nenhum :( to muito preocupada e nervosa com tudo isso.. me responda o que devo fazer por favoor!!

    ResponderExcluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  82. olá, sinto estalos e doi demais a minha cabeça na região da nuca, o que pode ser? bjs

    ResponderExcluir
  83. ola doutor minha nuca doi muito e estala o tenpo todo que podi ser ?

    ResponderExcluir
  84. Olá eu tenho 16 anos e a minha coluna começou a estalar diariamente e constantemente ao fazer movimentos diários é o que ? Grave ?

    ResponderExcluir
  85. Ola mim ajudei estou com 4 meses que meu pescoso estala minha costa também estala quando eu repito também estala o que pode ser isso todo dia é isso estala demais ...

    ResponderExcluir
  86. Doutor do lado meu pescoço na sabuneteira, estrala e dói muito sempre está estragando e doendo

    ResponderExcluir
  87. Dr. tenho sentido uma vez ou outra uns estalos constante como algo explodindo ao mexer o pescoço, (como aquele vulcão de festa junina), não sei explicar! é estranho. É normal?

    ResponderExcluir
  88. Dr. tenho sentido uma vez ou outra uns estalos constante como algo explodindo ao mexer o pescoço, (como aquele vulcão de festa junina), não sei explicar! é estranho. É normal?

    ResponderExcluir
  89. Faz um ano fiquei com o pescoço completamente travado... fui ao mrdico fiz todos exames e nada foi encontrado... fiz fisio medicacao rpg massagem quiropraxia... hj ainda tenho varios musculos doloridos... pescoço nuca escapula trapezio... o pescoço e costas estralam e doem

    ResponderExcluir
  90. Doutor, meu filho de 6 meses estala a coluna e outros ossos de vez em quando ao pegarmos ele. Isso pode ser algum problema?

    ResponderExcluir
  91. Oi Dr, boa Noite me chamo Luana, e estou preocupada porque toda vez que viro a cabeço ( se for olha por lado) sinto meu pescoço estalar (tlaaaac) o que devo fazer? Obrigada pela atenção, se possível mande a resposta para meu email: ( K-karol_10@hotmail.com )

    ResponderExcluir
  92. Oi Dr, boa Noite me chamo Luana, e estou preocupada porque toda vez que viro a cabeço ( se for olha por lado) sinto meu pescoço estalar (tlaaaac) o que devo fazer? Obrigada pela atenção, se possível mande a resposta para meu email: ( K-karol_10@hotmail.com )

    ResponderExcluir
  93. Olá boa noite dr, me fale uma coisa , fui malhar e quando abaixei minha cabeça algo na minha nuca estalou, e hoje viu que inchou sinto um pouco de dor mais não é tanta é suportável , me diga devo me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se malha-ses comigo isso nao iria acontecer, pelo contrário ias te sentir melhor

      Excluir
  94. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  95. Boa noite doutor gostaria de saber se estalar a coluna diversas vezes no dia e normal a cada simples movimento? Para que possa entender o meu problema vou detalhar o que aconteceu com minha coluna. Quando tinha 17 anos cai de a arvore como foi na zona rural nao tinha hospital na época para fazer um raio x não pude saber o que tinha acontecido e ninguém se importou por que logo eu estava andando. Então o tempo passou e segui minha vida normalmente. Aos 18 anos comocei a trabalhar numa empresa de telemarketing antes disso eu sentia dores moderadas nada que precisasse procurar um medico. Aos 19 anos depois de alguns meses nesse trabalha no qual fico sentada o tempo inteiro comecei a sentir fortes dores, formigamentos, choques, pontadas e dormência que começava na região lombar passava pelo bumbum e descia ate as pernas chegando a um ponto que eu tinha dificuldade pra andar ate pequenas distancia eu sentia muita dor, as vezes ate travava por alguns segundos. Procurei um especialista em coluna, ele fez alguns exames no qual foi constatado fratura por compressão nos corpos vertebrais de T11 e T12 notadamente em  T12 com progeção deste corpo vertebral, redução no espaço discal em T11-T12 e irregularidade no platô superior dos corpos vertebrais de T10 a L1 esse é o resultado da ressonância magnetica. O doutor me informou que não era um problema grave e que poderia ser resolvido com fisioterapia e medicação correta pra aliviar a dor, fiz várias sessões e tomei diversos tipos de remédios nao resolveu, foi quando o doutor resolveu fazer um cirurgia colocando parafusos foram 6 dois em cada vertebra. Depois disso nunca mais senti dor ou choque nas pernas me sinto ótima nessa parte consigo ate correr, mas as costas doem cada vez mais parece que levei uma pancada enorme que não sara nunca. As vezes alivia quando estalo as costas sinto nessecidade de estalar o tempo todo fico me esticando contorcendo ate estalar e o desconforto passar. Esses estalos são a cada 5 min ate quando ergo os braço e é tao alto que qualquer um consegue ouvir, quando encho o peito de ar e solto também estala. O medico diz que minha coluna esta perfeita e que tenho que tomar remédios, eu ate tomava mas não tomo mais pois não resolvem. Estou desesperada não alguento mais a tinha vida é uma tortura principalmente meu trabalho. Hoje tenho 21anos e não sei mais o que é não sentir dor e nenhum medico consegue me ajudar a resposta e sempre a mesma de que esta tudo ótimo com minha coluna. (Nunca falei pro meu medico do meu desespero se não ela iria me receitar ante depressivos como fez uma vez não quero passar o resto da vida me drogando de remédios) enfim essa e a minha historia gostaria mesmo de saber se não tem mais jeito se vou viver o resto da vida estalando essa coluna pra alivia essar dor horrível.

    ResponderExcluir
  96. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  97. Ola doutor . Meu pescoço fica estalando sozinho em um simples fato de eu os movimentos normais do dia a dia .e tambem tem uma dorsinha na nuca e quando vou correr parece que tem algum osso solto dentro gica fazendo um som tic tac . E tambem estala os onbros . Oque poder ser . Me ajude por favor. Obrigado desde ja .

    ResponderExcluir
  98. Tenho muita dor no pescoço principalmente quando acordo, tive dor no pescoço com dor de cabeça e febre, fiz duas tomografia lombar e cervical e não deu nada e continuou sentindo dores no pescoço quando faço algum esforço físico e quando acordo aí estalo o pescoço e a coluna para aliviar a dor poque sinto essa necessidade. Doutor Mauro pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  99. Tenho muita dor no pescoço principalmente quando acordo, tive dor no pescoço com dor de cabeça e febre, fiz duas tomografia lombar e cervical e não deu nada e continuou sentindo dores no pescoço quando faço algum esforço físico e quando acordo aí estalo o pescoço e a coluna para aliviar a dor poque sinto essa necessidade. Doutor Mauro pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde, quando eu caminho na minha nuca faz tic tic tic cada passo que eu dou, o que pode ser isso? que tipo de médico eu procuro para uma consulta?

    ResponderExcluir
  101. Bom dia!! Dr. Mauro, quando caminho ouço o barulho dos ossos da minha coluna.Isso é normal.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  102. olá doutor,tenho 17 anos, de certo tempo pra cá,comecei a sentir muitas dores na coluna,fui no medico, não deu nada,apenas disse para mim manter a postura e passou o numero de um cochão pra mim. Ai dps comecei a sentir dor no nervo do pescoço, ficar tenso, e estalar dos dois lados, é um alivio qnd estalo, pois encomoda, oq devo fazer preciso de ajuda...

    ResponderExcluir
  103. Doutor minha coluna estrala por segundo , todo movimento que faco ela estrala. E ainda mais eu sinto muitas dores principalmente na lombar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é um inicio de tic é so vc tentar ao maximo esquecer isso, pode viciar.

      Excluir
    2. Cuidado, é bom tentar esquecer pois se torna um vicio de tic

      Excluir
  104. ESTOU DESESPERADA,MINHA NUCA ESTRALA ALTO E MEU PESCOÇO TAMBÉM,QUANDO VIRO A CABEÇA ELA CAÍ,E TENHO QUE COLOCAR MINHA CABEÇA NO LUGAR COM AS PRÓPRIAS MÃOS,DÓI E FORMIGA O CORPO TODO,TODO PROFISSIONAL QUE PROCURO NÃO QUER ME TRATAR,PORQUE TENHO DIAGNÓSTICO DE OSTEOGENESE IMPERFEITA,E JÁ TIVE FRATURA DE CERVICAL.O QUE EU FAÇO?NÃO DURMO À MUITO TEMPO DE TANTA DOR E BARULHOS HORRÍVEIS QUANDO MEXO A CABEÇA .

    ResponderExcluir
  105. Doutor estou desesperada, preciso muito de ajuda sinto muita rigidez na nuca toda vez que deito e coloco a cabeça no travesseiro, sinto isso diariamente e também sinto muitas dores na cabeça, já fiz o exame tomografia e graças a Deus não deu nada, procurei novamente um neurologista e ele solicitou uma ressonância, só que descobrir que estou gravida de 1 mês e não tive coragem de ir fazer a ressonância, só que a rigidez na nuca está encomendando muito. Estou com muito medo.
    Tem pessoas que falam que pode ser a coluna, estou com dúvidas.

    ResponderExcluir
  106. Olá Doutor, Boa Tarde!
    Sinto muita rigidez na nuca e de vez enquanto sinto dores fortes na cabeça, Queria saber se essa rigidez pode ser algum problema relacionado a minha cabeça ou por conta da minha má postura?

    ResponderExcluir
  107. Olá Dr. Boa Tarde
    Eu tenho mania de estalar o pescoço quando estou estressada, mas isso não dói porém ultimamente eu ando sentindo fortes dores quando estalo e essa dor vai pra cabeça, boca e não consigo me mover até mesmo para respirar fica dificil.

    ResponderExcluir
  108. Meu menino de 10 anos acordou hoje bem mas ele levantou a cabeça para cima e estalou agora está doendo muito o que eu faço?

    ResponderExcluir
  109. Dr. Boa noite. Nunca estalei meu pescoço, mas a 5 dias atrás meu amigo foi girar meu pescoço e ele estalou 2 vezes. Desse dia em diante sinto uma dor cançada no meu trapézio superior direito que não cessa, não irradia para o braço, nem piora com quando movimento a cabeça para os lados! Ja alonguei, fiz massagem, tração cervical e nada Dr. O que esta acontecendo?

    ResponderExcluir
  110. Oi doutor sinto dor no pescoço ao virar ele de um lado ou do outro ele estala e há uns 3 4 meses apareceu uma bolinha parecendo um caroço fui no médico ele disse não ser nada e falou q era Ingua mas até hoje não melhorou só inchou um pouquinho o q eu faço?

    ResponderExcluir
  111. E esse caroço q apareceu foi no meio da minha nuca e o médico disse q era Ingua mas isso como eu disse faz de uns 3 há 4 meses...alguém tem esse sintoma ou sabe me responde agradeço...

    ResponderExcluir
  112. E esse caroço q apareceu foi no meio da minha nuca e o médico disse q era Ingua mas isso como eu disse faz de uns 3 há 4 meses...alguém tem esse sintoma ou sabe me responde agradeço...

    ResponderExcluir
  113. Oi doutor sinto dor no pescoço ao virar ele de um lado ou do outro ele estala e há uns 3 4 meses apareceu uma bolinha parecendo um caroço fui no médico ele disse não ser nada e falou q era Ingua mas até hoje não melhorou só inchou um pouquinho o q eu faço?

    ResponderExcluir
  114. Dr. Sinto uns estalinhos na cabeça ( parece ser na região da cabeça na linha do ouvido ou no encaixe da cervical e o cranio) toda vez que pulo, caminho rápido ou viro a cabeça para trás as vezes sinto um ti tic tic no meio da cabeça. Começou com uma dor de um lado da nuca e evoluiu para os estalinhos.Já fiz tomografica sem alteraçoes e no raio x da cervical apareceu un discreto pinçamento na c5 e c6 e até agora não descobri o que tenho já faz uns 2 meses.Gostaria de saber se devo procurar um osteopata nesse caso ou continuar investigando. Sou professora e tenho 26 anos.

    ResponderExcluir
  115. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  116. Doutor eu estalo o pescoço mas ele quando eu viro para os lados da estalos começou ontem, mas não dói, isso pode ser resolvido?

    ResponderExcluir
  117. Ouço como estivesse descendo líquido da medula pela minha nuca. O qie devo fazer?

    ResponderExcluir
  118. sinto uma rigidez no meu pescoço uma fadiga muito engasturada,

    ResponderExcluir
  119. Meu pescosso estala ao mexer prps lados,as como disse.. Ele estala mas não DOI então vou tentar ficar tranquilo kkk.

    ResponderExcluir
  120. Olá Dr. quando eu ergo a cabeça pra trás ouço um estalo e sinto uma dor na ligação do pescoço a coluna.

    ResponderExcluir
  121. Boa tarde,
    Quando giro meu pescoço para os lados, ouço que ele range, como se tivesse areia. É normal?

    ResponderExcluir
  122. boa tarde tenho tendinopatia da cabeça longa do bíceps. Baixa massa óssea parra a idade. sinto muitas dores no braço direito insuportáveis muito choques nos braços,ja fiz muita fisioterapia mas as dores não param os medicamentos já não faz mas efeito sem contar as fortes dores no estomago.

    ResponderExcluir
  123. Por favor algum médico pode me responder se é normal eu sentir dores aguda abaixo do tórax do lado esquerdo e logo após eu estalo a coluna inteira aí gera um alívio imediato.?

    ResponderExcluir
  124. Por favor algum médico pode me responder se é normal o pé estalar ao caminhar e também eu sentindo queimação no dedo do pé

    ResponderExcluir
  125. Boa tarde doutor , me chamo Vânia e gostaria de tirar uma duvida muito importante, vai fazer 3 anos que sofro com um desconforto que nenhum medico até hj soube explicar ou solucionar. A dois anos sinto desconforto no pescoço, perto da parte de trás do crânio, um desconforto imenso que as vezes chega dói e acabo tenho uma necessidade enorme de ter q estralar pra aliviar, mas só se passa 5 segundos ou um min de Alívio e a dor e o desconforto volta de novo e assim ficou esses anos todo, eu tendo q estralar o pescoço pra lá e pra CA pra poder me livrar do encomodo, sinto como se fosse uma tensão muito enorme, e minha cabeça começa a doer quando o mantenho sem estralar, já fui em médicos e nenhum soube explicar ou solucionar meu problema , n aguento mais isso PF me ajude doutor, ao menos me explique oq pode ser, serei muito grata, aguardo ansiosamente sua resposta. Pois sou MT nova pra sofrer com algo tão estranho.

    ResponderExcluir
  126. Dr Mauro tenho início de hérnia de dia disco lombar e cervical.
    Minha coluna e ombros e pescoço estralado demais. Meu pescoço e cabeca é dolorido constantemente.
    Faço pilates a dois meses.
    Sinto que isso não é normal

    ResponderExcluir
  127. dr meu pescoco estala na parte da garganta quando me viro pro a cabeca pro lado e para o otro o que isso significa

    ResponderExcluir
  128. Boa noite dr meu pescoço atrax da nunca entre a garganta estrala todos os dias e se repente mais algumas vezes durante o dia quando memovo pra fazer qualquer coisa n DOI mais to preucupa obrigada.

    ResponderExcluir
  129. Boa noite dr meu pescoço atrax da nunca entre a garganta estrala todos os dias e se repente mais algumas vezes durante o dia quando memovo pra fazer qualquer coisa n DOI mais to preucupa obrigada.

    ResponderExcluir
  130. ola boa noite dr;sofri um acidente, onde veio cair sobre meu ombro esquerdo uma escada metálica fiquei 3 meses encostado, depois voltei ao trabalho , mas hoje sinto meu pescoço puxando minha cabeça para o lado direito e doí muito, eu forço para o lado esquerdo da uns estalo e dói ainda mais.

    ResponderExcluir
  131. Eu tenho cifoescoliose e as vezes quando passo muito tempo sem mexer meu pescoço ele faz um estalo, e se ele não estalar fica doendo e imóvel, gostaria de saber se isto é normal..

    ResponderExcluir
  132. Doutor!!!me tire essa dúvida por favor...sinto um estalo dentro da minha cabeça já faz alguns meses,prático esportes 3 à 4 vezes por semana,hoje estava no futebol em uma disputa de bola o estalo foi muito forte...senti um leve travamento na cabeça seguido de uma dor moderada na região entre crânio e coluna.O que pode ser doutor?

    ResponderExcluir
  133. Doutor mauro. Ou doutor Jeferson. Estou prestes a cometer uma loucura. Sofri um acidente em 2009 e tenho uma placa em L na perna esquerda ja fui em.varios profissionais. É eles dizem.nao ser nada... perdi minha vida não posso correr nem fazer trabalhos com ficar abaixando tem dias que foi muito. Fico tomando ante falatório esta placa tem um pino na cabeça do fêmur e mas 8 ou 9 parafusos... tem época que sou muito. Principalmente quandontenhonque fazer algo. Como trabalhar... já pedi para tirarem esta placa sofri 2 cirurgias a minha lombar foi ja faz 1 ano. Do lado direito na mesma perna das costas para as nadegas. Eles alegam ser normal. É não querem retirar esta placa. Vou me jogar em cima de um carro. Coma perna to nem ai se eu morrer só assim ele me levá para um pronto socorro. É tira esta placa dps infernos.qie sofro a quase 10 anos. Ou eu mesmo vou arranca la. Nem.que eu sofra uma emoragia. Pq viver com dores não tem para que viver. Tenho. 43 anos e pareço um velho. De 80. Aqui no Brasil viver de sus. Com médicos. Que só visa o salário. É seu bolso. É para qualquer um se matar antes de procurar ajuda.

    ResponderExcluir
  134. dr, fiz uma cirurgia da tíbia joelho direito a guarde dóis anos onde perdi o movimento do pé após cirurgia, e de uns dias pra cá meu joelho tá estalando muito e causa um desconforto isso é preocupante?? mim ajude to ficando preocupado


    ResponderExcluir
  135. Eu escuto o meu corpo se estalar sozinho quando eu mim mecho quase que diária? O que pode ser ?

    ResponderExcluir