
Muitas crianças desenvolvem "disfunções" da deglutição, ou seja, não engolem bem o leite e engasgam.
As disfunções podem ser perigosas, pois podem resultar em aspiração (entrada de leite no pulmão) o que pode causar pneumonias e até a temida morte súbita.
Mas por que estes engasgos acontecem em
Bebês?
Dois motivos principais:

2 - Por uma disfunção de um nervo craniano chamado Glossofaríngeo que comanda os músculos (voluntários) da laringe que iniciam o processo de deglutição (passagem do alimento da boca para o estômago). Se o comando do nervo não for correto, o processo de deglutição pode ser insuficiente sobrando comida na laringe causando os engasgos e até aspirações (entrada no pulmão). Se este quadro associado a disfunção de outro nervo (o nervo vago), podem ocorrer episódios de refluxo gastroesofágico (RGE) que também podem favorecer a entrada de conteúdo do esôfago no canal do pulmão e causar engasgos no bebê.
No caso da disfunção dos nervos, o que ocorre é uma irritação destes na região da base da cabeça por causa de movimentos bruscos chamados "chicotes cervicais" e, o único meio de reequilibrar esta região e retirar o conflito mecânico é com a OSTEOPATIA.
A Osteopatia é uma especialidade do fisioterapeuta que utiliza técnicas muito suaves, específicas e precisas para restabelecer o equilíbrio local e que, em poucos dias, resolve o problema dos engasgos SEM MEDICAÇÃO, reduzindo as chances de uma complicação.
O que você pode fazer em casa se seu bebê engasgar? Siga as instruções da figura abaixo:
Sendo assim, mães e pais, fiquem atentos às crianças que tossem demais e engasgam demais. E procurem um Osteopata Pediátrico.
Continue lendo sobre:
Dr Mauro Gemelli
Osteopata Pediátrico (Escuela de Osteopatia de Madrid Internacional)
Mestre em Engenharia Biomédica com ênfase em Refluxo Gastroesofágico de bebês (UTFPR)