quarta-feira, 31 de março de 2010

Enxaqueca e dor de cabeça tem cura com Osteopatia?

SIM, podem ter!

Mas será que a sua dor é Enxaqueca? Você precisa considerar duas coisas: Primeiro, o que é enxaqueca? e depois o que pode simular uma crise de enxaqueca?

São características da Enxaqueca:

1 - dor há pelo menos dois anos, com crises com intervalo de no máximo 3 meses;
2 - apresenta sintomas de áurea ( pontos luminosos meia hora antes da crise);
3 - fotofobia (irritação e maior dor na presença de muita luz) e ao barulho;
4 - dores caracteristicamente unilaterais, e geralmente sem associação a outros fatores.

Acontece que muitas pessoas acham que têm enxaqueca e na verdade apresentam DOR DE CABEÇA apenas. Muitas pessoas têm dores de cabeça tensionais, mas frequentemente.

Uma dor de cabeça pode ser causada por irradiação de dor de músculos do pescoço. Essa irradiação é a mesma que o coração faz para o braço esquerdo quando está tendo um infarto, que serve pra avisar que algum problema está acontecendo.

São problemas que podem gerar dor de cabeça frequentemente:
Tensões musuclares subnucais, diminuições de movimento de articulações cervicais, distúrbios da ATM (articulações temporo-mandibulares), distúrbios genito-urinários (útero) e pelve e até mesmo disfunções de fígado, por exemplo. Essas disfunções musculo-articulares podem gerar dores irradiadas, tensões sobre circuação cerebral, e gerar crises de dor frenquetes (enxaqueca).

enxaqueca osteopatia dor de cabeça quiropraxia tratamentoMuitos músculos no nosso corpo fazem essa irradiação de dor quando estão sobre sofrimento (deficiência na circulação, assim como com o coração). Essa dor, na cabeça, pode ser irradiada para o fundo dos olhos e região supraorbital, topo da cabeça, nuca e têmporas, por exemplo.

Tratamento medicamentoso: na sua maioria visam melhorar a circulação intra-craniana. Outros bloqueiam transmissão de impulsos dolorosos (o que pode gerar efeitos colaterais, como sono).


A Osteopatia é o tratamento que considera todos os fatores mecânicos da dor de cabeça. Trata-os (CAUSA) e elimina-se a consequência, que é a dor de cabeça. Cessam-se as crises, necessidade de uso de medicações e as consequências de uso crônico de medicamentos.

112 comentários:

  1. Muito interessante!
    Tenho bruxismo. Será que pode ter algma relação com minha dor?
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Dr. Mauro.
      Gostei muito das suas informações.
      Tenho 46 anos, não fumo, não bebo, não uso anticoncepcionais, pratico atividade física quando estou sem enxaqueca.Tenho crises desde os 13 anos.Fiz tratamento com neurologistas:amitriptilina 25mg, fluarizina, stugeron e etc.
      Utilizando estes remédios, tive crises que só passaram com medicação indovenosa.
      Começam com dor no fundo do olho, irritação ao barulho e luz, naúseas e vômitos, dor na nuca(fortíssima).
      Como obter a cura

      Excluir
    2. tenho inchaqueca comeca com dor no pescoso tem vez que me da crizes feias oque posso fazer para mehorar as crizes

      Excluir
  2. Vanessa, o bruxismo está relacionado a ansiedade, algo mais da sua personalidade Vanessa. Contudo, ele pode estar associado a disfunções da articulação da mastigação (ATM), e isso pode pode gerar dor na ATM, dor cervical e de cabeça por exemplo.
    Procure um Osteopata para fazer uma avaliação.
    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  3. Estou com uma hernia de disco na l4 l5 s1 , com intenção de cirurgia marcada para aproximadamente 30 dias pois começou a aparecer movimentos involuntários da panturrilha , atrofiando a mesma . Adianta alguma coisa eu avaliar um tratamento com a osteopatia , ou não ?

    ResponderExcluir
  4. Adianta sim João. Sintomas de paresia (perda de força) são indicações de cirurgia sim, mas não absolutas. O tratamento conservador com Osteopatia pode te tirar da crise e inclusive estimular a regressão do quadro, e ainda não vai deixar as sequelas de uma cirurgia. Dependemos de uma avaliação pra sabermos se pra você a Osteopatia é indicada. Tenho um exame de ressonância no consultório que mostrar exatamente este processo de regressão só com tratamento com Osteopatia, se quiser passar por la pra conversar, nosso telefone é (41) 3312 9000. Obrigado por comentar!

    ResponderExcluir
  5. olá, dia 10 de maio pontualmente, começou uma dor pulsante no meu olho direito, e que faz aumentar a minha P.A., estou com 37 anos e nunca tive esse tipo de dor. Fui a um neurologista que solicitou uma tomografia e nada de errado encontrou. Pediu tb uma angio tomografia (?) acho que é isso..rsrsr, ainda não fiz o exame. Será que a enxaqueca pode surgir do nada??rsrs

    ResponderExcluir
  6. Respondendo a questão levantada acima, sobre a "dor (enxaqueca) que aparece no dia 10". Bom, é no mínimo curiosa essa pontualidade.
    Pra começar, enxaqueca não "começa do nada". É um diagnóstico que depende da dor de cabeça aparecer num período maior de 2 anos.
    Dor de cabeça (cefaléia) sim aparece de repente, enxaqueca não.
    Ainda, de várias formas é possível explicar essa sua dor através da Osteopatia:
    1 - tensão de alguns músculos do pescoço
    2 - disfunções de movimento vertebral
    3 - alimentação espescífica (deste período ou data em que a dor aparece) com sobrecarga inclusíve de órgãos,
    ...enfim, todos gerando sobrecargas, dores e dores irradiadas (no fundo do olho, por exemplo).
    O exame de ANGIOTOMOGRAFIA mapeia a trama vascular intracrâniana e pode indicar posssíveis alterações.
    Comentando o lado da Osteopatia: dentro da Osteopatia trabalhamos muito com essa irradiações de dor para o fundo dos olhos como sendo apenas tensões musculares irradiadas. O motivo dessa dor acontecer podem ser vários onde uma avaliação poderia direcionar um diagnóstico da sua dor.
    Aconcelho você a procurar um osteopata, especialmente num dia de crise, para uma melhor compreessão da sua dor, e, achando a causa, pode-se passar a tratá-la e eliminar sua dor.

    ResponderExcluir
  7. glaucia moderno - curitiba19 de junho de 2010 às 20:17

    queria comentar que estava com indicação de cirurgia para hérnia de disco na C6 e C7 e antes de tomar a decisão fui a uma osteopata. Minha vida mudou e não fiz a cirurgia. A cada dois ou três meses faço uma ou duas sessões e me sinto outra! Digo pra todo mundo que o tratamento me salvou...

    ResponderExcluir
  8. Adorei o Artigo! Tanto que já re-postei no meu Blog. Criei um Blog recentemente sobre dores crônicas e além de contar minha história de dor, tenho re-postado artigos que acho interessante e que tenha alguma correlação com o assunto do meu Blog. Se quiser entrar, seja bem-vindo o endereço do Blog é:
    http://doressemdiagnostico.blogspot.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. olá.. tenho dores de cabeça muito fortes quase todos os dia.. já fiz varios exames e nada de errado aparece..
    a dor é muito forte, fico tonta, vomito..
    e nenhum remedio alivia.

    ResponderExcluir
  10. Oi Dr. Mauro
    Obrigada pelo retorno.
    Como pôde ver, só nos últimos 2 anos que consegui resolver parte dos meus problemas de dor crônica. Há um bom caminho ainda a ser percorrido totalmente diferente da onde eu estava procurando socorro. Depois que achei o diagnóstico correto, minha qualidade de vida mudou. Devo grande parte disso, a minha dentista especializada em DTM e Dor Orofacial.
    E nunca vou cansar de repetir para as pessoas, não importa o que você tenha, se a dor existe ela tem que ser tratada e resolvida.Ninguém merece sentir dor.
    No meu caso, eu não resolvi a causa do problema através da Alopatia, olha que tentei tudo. Meu pai era médico e eu não acreditava em outra coisa a não ser a medicina tradicional. Graças à Deus, hoje em dia, consigo ver muito mais além daquilo que estava diante de mim. E acredito que atualmente a fisioterapia está em alta, mesmo porque com a internet e a informatização as pessoas tendem a ter péssimos hábitos posturais. Felizes os que buscam resolver seus problemas de dor fazendo prevenção, juntamente com fisioterapias e/ou outras terapias, buscando o equilíbrio do organismo como um todo, sem a busca de paliativos com remédios.
    Qualquer hora vou conhecer sua Clínica, por hora já estou indo numa Clínica de Fisioterapia, com foco na dor, com excelentes resultados, principalmente na DTM.
    Mas gostei muito de seu site e estarei colocando entre meus favoritos.
    Sucesso
    Abraços
    Amália

    21 de julho de 2010 23:23

    ResponderExcluir
  11. sinto um tremor muito grande,tontura,leve dor de cabeça,uma preção no topo da cabeça,falta de ar,e a minha visão muito embaralhada,amortecimentos e parece que estou no mundo da lua pode ser enxaqueca isso muito obrigado por responder..

    ResponderExcluir
  12. Olá Leila. Quero conversar pelo menos por telefone com você, pra entender melhor estes teus sintomas. Você pode ter enxaqueca, que é dor crônica na cabeça, ams está associando mais sintomas, que precisam ser pesquisados e entendidos. Já se avaliou com um neuro? fez tomografia ou ressonância? Tratou com o que até então? Os teus sintomas podem ser resultado de tensões cranianadas que se existem, precisam ser tratadas. Como sugestão, ligue para a clínica para conversamos e eu poder enteder e te sugerir o que fazer. (41) 3312 9000.

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma dor de cabeça cronica q me tira a legria de viver... Já fiz os mais diversos tratamento possiveis, exames os mais completos existentes aqui na minha cidade(Florianopolis), os mais variados médicos, especialistas e de nada adiantou. Vivo tomando ou remedios para enxaqueca ou relaxante muscular,qse sempre os dois, pelo menos 2 vezes na semana tenho crise, ja ate tentei me acostumar com ela mas nao acho justo comigo.Estou em crise a 2 semanas. Expliquei para o ultimo médico q consultei q tenho a impressao q a minha dor parte de um músculo do pescoço, tenho a sensaçao q tem haver com isso mas ele nao me deu muita bola e quis me tratar com anti depressivos.Estou um pouco desacreditada... será q tenho mesmo q me acostumar com essa insuportavel dor???

    Rose

    ResponderExcluir
  14. Rose, de fato, a sua dor pode vir da tensão (muscular) subnucal. Já atendi pessoas com o mesmo quadro, ou quasdros diagnosticados com labirintite, e na verdade apresentava apenas tensão. Se assim for, o resultado com Osteopatia é rápido, tirando dependência de medicação. Na minha opinião, ainda existem tratamentos para você buscar, Inclusive Terapia Craniossacral. Pesquisei e não encontrei Osteopatas em Florianópolis pra te indicar. Mas posso te indicar um Terapeuta Cranio-sacral: Dr Márcio (48) 9934 0018/ 33658676.
    Estou a disposição.

    ResponderExcluir
  15. oi DR.
    sofro com dores na cabeça a muito tempo, pelo menos uma vez por semana eu tenho dores, ja tirei raio x da face do rosto alguns medicos dizem que é sinusite mas ainda nao consegui parar de ter dores, ja nao sei o que fazer tenho 26 anos e ja faz uns 2 anos que estou tendo essas dores.

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Dentro da Osteopatia estudamos as tensões que podem comprimir os ossos do crânio, comrpessão que pode gerar dificuldade de circulação e compressão de pequenos nervos que geram dores de cabeça. É necessário te avaliar para correlacionar sua dor a uma ou mais destas disfunções (que pode simular dores semelhantes as de sinusite). Adianto-te que, a maioria dos pacientes ou tem alivio considerável, ou completo das dores. Isso é possivel pois através da Avaliação Osteopática, que é bem completa e diferente das demais, é possivel encontrar a REAL CAUSA DAS DORES e, assim, possibilita-nos tratá-las. Estou a disposição se tiver mais questionamentos.
    Dr Mauro

    ResponderExcluir
  17. olá...
    não sou diferente dos outros que sofren com a enxaqueca cronica...tbm ja fiz varios exames,tomografia,eletro encefalograma...e outra bateria de exames pra ver se as dores vinham de outro lugar,mas não tenho nada,nem sinusite que bm achava que tinha...não tenho mais esperança de me livrar da dor,sou uma pessoa infeliz por isso,ja tentei de tudo,até ante depressivos..uns 4 tipos,mais nada resolve...
    será que ha alguma esperança para mim???

    ResponderExcluir
  18. Vanessa,
    devo dugerir que procure um Osteopata. Já atendi MUITOS casos de pessoas com o seu "currículo" que obtiveram grandes alívios com a Osteopatia.
    Estou a disposição se quiser conversar ao telefone, para esclarecer melhor como este processo acontece. A clínica fica em Curitiba, no bairro Batel, fone (41) 3312 9000.
    Att

    Dr Mauro Gemelli - Osteopata

    ResponderExcluir
  19. ola
    tenho dores de cabeça a mais de 25 anos fiz tratamento durante cerca de 6 anos com neuro, tomei todos os medicamentos disponiveis na época até que o médico me disse que não tinha mais o que fazer,e que tomasse o remédio que mais me sentisse melhor.
    desde então tenho tomado ormigreen, até hoje ele é o unico que tira a minha dor mais, recentemente a anvisa retirou do mercado e tenho novamente tentado todos os medicamentos que encontro sobre enxaqueca mais nenhum deles tem me aliviado a dor estou desesperado as vezes chega ao ponto de quase tomar veneno para ver se alivia não sei o que fazer, por favor o sr tem alguma esperança para mim?
    ANTONIO SAMPAIO 41-30923747 41-96887278 CURITIBA PARANÁ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eutambem so tomava ormigre agora descobri um outro remedio que jama naramit ele e melhor que o ormigrei vende sem receita tem generico oo normal gusta 4 compremidos 6 ate 8 reais mas vale apenas;;;;;;;;;;;;;;;;

      Excluir
  20. SR MAURO, JÁ FUI NA CLINICA DE ORTOPEDIA. TENHO DOR NO LADO ESQUERDO, DOI TODA A PERNA. ESTOU TOMANDO ANTIFLAMATORIO JÁ 20 DIAS. A DOR CONTINUA. JÁ FIZ RX. OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho dores de cabeça todos os dias com durações de até 5 horas.
    Tomo remédio controlado para essa dor, mas ela não passa nem com esse nem com qualquer outro remédio.
    Dr Mauro por favor me ajude, nem o meu neurologista sabe mais o que fazer contra essas dores.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Ola srta Anônima! Entre por favor em contato com o telefone (41) 3312 9000 para marcarmos uma avaliação e direcionar seu tratamento!
    Att
    Dr Mauro

    ResponderExcluir
  23. Olá Dr MAURO li as reportagens e achei muito bom gostaria de ser avaliada pelo senhor quero saber se atende plano de saude AMIL,pois tenho muita dores de cabeça. terezinha

    ResponderExcluir
  24. Olá Terezinha.
    Não atendemos aqui nenhum convênio, apenas particular. Contudo, você pode solicitar no convênio o reembolso de valores. Consulte seu convêio para isso.
    Para maiores informações, por favor, entre em contato com a clínica no (41) 3312 9000.
    Estou a disposição.
    Dr Mauro

    ResponderExcluir
  25. DOUTOR MAURO TENHO UMA DOR DE CABEÇA MUITO FORTE 10 DIAS ANTES DA MESTRUAÇAO E DURANTE A MESTRUAÇÃ0
    NÃO AGUENTO MAIS TOMAR ANALGESICOS NEM FAZEM EFEITO MAIS TENHO PAVOR QUANDO VAI CHEGANDO PERTO DOS DIAS

    ResponderExcluir
  26. Dores próximas ao período menstrual podem sugerir alterações hormonais relacionados à ovulação, e tensões sobre os ovários.
    Exames de raios-x lombar, e hormonais ajudam o Osteopata a relacionar essas dores a causas mecânicas. Se analgésicos "não adiantam", não é com medicamento que você deve tratar. Deve ter um componente mecânico.
    Procure um Osteopata para avaliar seu problema, de preferência nesse intervalo de início da dor e menstruação.
    Dr Mauro

    ResponderExcluir
  27. meu olho fica nublado,após me da uma enorme dor de cabeça,tem cura está dor? e qual remédio devo tomar para que nunca mais me de este tipo de dor? pois é muito ruim,

    ResponderExcluir
  28. Ola.
    O quadro que você apresenta pode estar relacionado com uma dificuldade da circulação para o olho. Pode ser sim tensões musculares, que , trabalhadas, resolveriam seu problem.
    Procure um Osteopata, e leve os exames que você já tem.
    Att

    ResponderExcluir
  29. mais como assim , dificuldades da circulação para olho Dr Mauro ?

    ResponderExcluir
  30. É uma maneira mais prática de te explicar.
    A dificuldade pode ser do sange sair do crânio. por menor que ela seja, já altera o fluxo sanguíneo para a cabeça, e consequentemente da órbita, podendo gerar sintomas como o de "vista nubada".

    ResponderExcluir
  31. mais com os sintomas que te apresentei vc me apresenta alguma aliementação nova ? enfim

    ResponderExcluir
  32. tenho um cisto aracnoide no crâneo, e tenho enxaqueca constante. fico as vezes 25 a 28 dias direto com dor. fiz uma histerectomia abdominal mas a dor continua. agora sinto dores fortes nos ombros como se estivesse tudo inflamado o que posso fazer para minimizar essa dor (ou essas dores)

    ResponderExcluir
  33. tinha dores de cabeça desde 5 anos de idade tb gastrite. agora estou com 24 anos já fiz 3 endoscopias a ultima deu bacteria. minha cabeça só dava dor insuportavél se ficasse sem comer daí tinha q ir pro hospital tomar ij na veia.e de março pra cá de 2011 minha cabeça doi direto fui varias vezes pro hospital. tomo naramig n adianta. já fiz TC cranio deu normal ainda esse ano .

    ResponderExcluir
  34. oi eu tenho enxaqueca e tenho 12 anos como faço para que essa dor de cabeça desapareça

    ResponderExcluir
  35. DArciele: Dor de cabeça pode ser simples, e ter origem muscular. O problema é que exames de imagem não identificam "DISFUNÇÕES" musculares, a medicina tem dificuldade para diagnostica estes tipos de dor. Sugiro que procure um Osteopata, por esses problemas musculares podem associar dores de cabeça a problemas de estômago também.

    ResponderExcluir
  36. Anônimo.

    Não existe fórmula mágica para te passar. Mas, com a Osteopatia, que é um tratamento NARTURAL, temos tido ótimos resultados no tratamento de dores de cabeça e enxaqueca.

    Acho que vale a pena você consultar um Osteopata.

    Att

    ResponderExcluir
  37. oi doutor minha mae sente muita dor de cabesa todos os dia ja nau adianta tomar mas os remedios os medicos disserao que ela tem emxaqueca e sinuzite renite

    ResponderExcluir
  38. Oi DR, Tenho dores de cabeça constante, todos os dias. Hoje estou com 29 anos, mas desde meus 12 anos sofro c isso.
    Será q a calsa da minha dor pod ser a Síndrome do pânico q tenho??
    att

    ResponderExcluir
  39. Depois que entrei na menopausa minhas exaqueca se agravaram.......Tenho até medo que podera uma hora me da derame,é dores insuportavel, ninguem entende pessoas com esse mal só mesmo o médico, quando estou com a crise tenho vontade de me isolar do mundo, pois, barulho,conversa,falar no celular são as piores coisas que pode acondecer quando estou com crise... Estou fazendo tratamente uns anos pra ca, aliviou, mais, mesmo assim ainda continua as crises....O pior que eu estou ficando muito esquecida quando a crise chega,o melhor é ,que, quando passa minha memória volta ao normal... meu DEUS que eu faça, descubrir que não posso mais ouver barulho , por isso que é nunca passa minha dor.

    ResponderExcluir
  40. Débora. Creio que possa ter relação, mas não ser motivo que causa sua dor não. Muitas pessoas têm dor postural, diagnosticada com ENXAQUECA, mas na verdade apresenta uma dor tensional NÃO DIAGNOSTICADA. Envie um email para osteopatia@eggo.com.br me dizendo onde você mora, que te indico um Osteopata para você fazer uma consulta. Acredito que será muito válido.

    ResponderExcluir
  41. Tina, você pode ter buscado muitos tratamentos inespecíficos para A SUA DOR. podem ser específicos para outras pessoas, mas pra você não, pois você não melhorou. Seguramente devem existir fatores que causam ou que aumentam sua dor de cabeça, e que a Osteopatia, sendo a ÚNICA terapia que engloba tratamento VICERAL, Craniano, cervical que associa possíveis relações entre elas, para efetivamente tratar sua dor! Procure um OSTEOPATA. Envie um email para osteopatia@eggo.com.br me dizendo onde você mora, que te indico um Osteopata.

    ResponderExcluir
  42. tenho dores de cabeça muito fortes, tive 4 crises em 6 a 7 anos todas duraram 1 a 2 meses.
    com dores todos dias 1 vez pelo menos durando 1 hora, sempre do lado direito da cabeça. nao sei o que é. ja procurei saber da minha pressao mas ela sempre da normal e pouco acima. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  43. Olá Adenilson
    é preciso uma avaliação para poder afirmar pra você se é um caso cujo a Osteopatia é indicada.
    Já adianto que na maior parte deles, existe tratamento. Me diga em que cidade está que te indico um Osteopata.
    att

    ResponderExcluir
  44. Olá Dr Mauro tenho frequentes dores de cabeça (enxaqueca).
    Uma dor acima da testa que parece que estou usando um arco e dores nos olhos um de cada vez sinto um,a dor muito forte atrás do olho fico desesperada sem saber o que fazer.

    O Dr pode me auxiliar?
    Gratta.

    ResponderExcluir
  45. Dr Mauro qual é remedio certo para ser curado da enxaqueca guilherme
    me ajude vc pode me ajudar DR

    ResponderExcluir
  46. Guilherme, Quanto a receita de medicamentos voce terá que falar diretamente com seu medico.
    Posso como OSTEOPATa te sugerir que procure Um profissional com esta especialidade porque poderá ajudar muito voce.
    Att

    ResponderExcluir
  47. olá doutor, tenho dores de cabeça horríveis ke antecedem ao período menstrual, as vezes depois do período também, só tenho vontade de me isolar, na verdade o mundo para, muitas vezes tenho ke cobrir os olhos com um tecido preto.será uma enxaqueca? lembro-me também de crises muito fortes quando estou anciosa. poderia me auxiliar? agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enxaqueca é na verdade um diagnóstico de dores de cabeça que se repentem por um período maior que 3 meses durante o ano. A Osteopatia pode te ajudar MUITO. Me diga em que cidade mora que te indico um Osteopata.
      att

      Excluir
  48. Boa tarde Dr.,meu filho tem 11 anos e tem crises de enxaqueca desde mais ou menos 5 anos.As vezes tem 3 crises semanais que eh de dar dó,tem q ficar quietinho no quarto escuro com vomitos na sequencia,as vezes depois do vomito alivia ou chega a sarar na hora mas tem crises que nada adianta,jah fez tratamentos neurologicos e homeopatas mas nenhum deu resultado satisfatorio,tomou por um periodo ibuprofeno que aliviava mas ouvi dizer que não eh um medicamento aconselhavel para esse tipo de dor e o efeito não eh mais o mesmo (imagino que o organismo viciou e não adianta mais,não se isso eh veridico ou lenda). As crises geralmente acontecem em periodos de provas escolares,as vezes com certos alimentos ou qdo fica muito tempo sem se alimentar,qdo fica nervoso por algum motivo ou exposto ao sol. ele tbem tem um pessimo vicio,toma coca cola tdos os dias e qdo tento tirar, da crise na certa não sei se tem algum vinculo ou não. Moro no interior do Paraná e jah não sei em que medico (especialidade) levar para indicar um novo medicamento que ajude a minimizar as crises,jah que diz que não tem cura. se puder me ajudar com indicações para minhas duvidas ficarei grata.

    ResponderExcluir
  49. Olá.
    É necessário que traga seu filho apra uma avaliação. Usualmente as dores de cabeça no mínimo aliviam com a Osteopatia porque trabalhamos fatores mecânicos que influencia, aumentam os sintomas ou CAUSAM as dores. É preciso avaliar e descobrir esas causas para te passar um progóstico.
    De onde são? Que cidade? indico um Oseopata mais próximo.

    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos de União da Vitória- Paraná se tiver algo proximo seria ideal q o Dr. indicasse.
      Desde jah agradeço!

      Excluir
  50. eu tenho uma especie de enchaqueca, que comessa com a visão,eu comesso a ver dupla visão, e depois comessa aparcer uns raios como se fossem uma atenas antigas, de tv, emseguida amortecem as mãos, e comessam a formigar, e derrepente,vem a dor de cabeça que é terivel, des de q e tinha 10 anos, hoje estou com 53, anos e ainda me da isso, ja fiz tumografia computadorizada, jas fiz encefalo grama, nao deu nada , de alteração, meu medico falou q era uma enchaqueca, mas nao costuma dar em seguida nao as veses da de anao em ano as veses demora uns 3a 4a 5 anos mas as veses da a semana inteira e depóis para, nao sei oq faço ja me privei de varias coisas de comer coisas q eu gosto nao posso mais, por favor me ajuda encontrar uma saida, ok agradesso marlene gonçalves branco

    ResponderExcluir
  51. A Osteopatia pode ajudar. Deve-se realizar uma avaliação para determinar quais as causas dessa dor.
    A avaliação é bem particular mas voc%e deve levar seus exames. Me diz emq ue cidade está que te indico um OSteopata. Você tem indicação para procurar um.
    att

    ResponderExcluir
  52. eu moro em ramilandia paraná, aqui só tem um posto de saude, mas nao tem neurologista, só clinico, mas ja falei ao meu medico aqui mas ele nao falou nada de mais só me passou um ant depressivo, mas nao tomei nao, por que eu quero engordar e um anti depressivo seca a gente, morei em sp 27 anos foi la q meu neurologista falou que era uma especie de enchaqueca rara, aqui fica peto de cascavel e fóz do iguaçu.. se puder me ajudar eu agradeso decoração. e obrigada por dar seu parecer, sinal q nao estou só, muitissimo obrigada... abraços fica com Deus marlene g branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure osteofisio no telefone 45 3222 0900 em cascavel! Dr André, Willian ou Iurguen!
      Att

      Excluir
  53. ola DR MAURO.sou GILMAR moro em florianopolis tenho muita dor de cabeça dor no pescoço nariz congestionado irritação nos olhos tenho isso todos os dias.Ja tomei nimezulida,dipirona sódica,e agora estou tomando loratadina,budesonida pra renite mas nada disso menhora quando me da essa dor de cabeça chego ficar tonto tipo dopado aereo.eu nao sei o que fazer estou achando q e enchaqueca ou cefaleia o q o senho acha se poder me ajudar obrigado doutor.

    ResponderExcluir
  54. oi dr tenho dor de cabeça quase todos os dias ja fui no medico fiz tomografia e nao deu nada o neurolojista disse que tenho enxaqueca e devo tomar amitril e naprofeno ,sera que resolve/ obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Cristina,
      O sucesso do tratamento depende de você tratar a causa do problema. Os medicamentos em feral servem para aliviar os sintomas, mas tudo depende de você fazer o teste com medicamentos. A Osteopatia costuma ter ótimos resultou quando a causa da enxaqueca é mecânica, ou tencionam por exemplo. Mas vale uma consulta com um OSTEOPATA para tirar essa dúvida.
      Att

      Excluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. Jonas
    oi dr tenho dor de cabeça a 20anos,e nos ultimos 9anos piorou,durante uns 40 minutos minha visão embaraça não enxergo nada logo começa a dor de cabeça pelo exame que fis pelo sus deu enxaqueca com aura o médico não me passou tratamento nenhum. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonas. Sugiro que procure um OSTEOPATa. Dores de cabeça de longo tempo que geralmente tem ótimos resultados na Osteopatia. Me diz de que cidade você é e te indico um OSTEOPATa.
      Att

      Excluir
  57. oi dr meu nome é cristiana moro em tubarao gostaria de saber se aqui tem essa espesialidade obrigado

    ResponderExcluir
  58. Olá Drº meu nome é Cristiano, moro em ITAJAI - S.C, tenho um menino de 12 anos que esta sofrendo muito com dor de cabeça as dores são na parte frontal da cabeça,+ ou - na testa POR FAVOR INDIQUE ALGUEM NA MINHA REGIÃO.
    POR FAVOR
    cristianoitajai@hotmail.com

    ResponderExcluir
  59. olá..
    tenho 22 anos e venho sofrendo com muiiiiita dor na cabeça.não posso estar em lugar claro ou movimentar a cabeça de um lado para o outro.ouvir barulhos e abaixar a cabeça´seguido disso muito vomito...
    isso é enxaqueica?como trato disso?
    to tendo muitos problemas.
    grata.
    Bruna juliet

    ResponderExcluir
  60. Recomendo que você procure um OSTEOPATA. Essas dores crônicas que não obtém resultado com tratamento medicamentoso ou melhora espontânea sugerem que sua dir tenha causas que a OSTEOPATIA trata. Me diz Bruna de que cidade você é que te indico um OSTEOPATa.
    Att

    Dr Mauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, obrigada pelo retorno!
      moro em Joinville, Santa Catarina.
      e não vejo a hora de me livrar desta dor horrível!
      desde já agradeço a gentileza!
      Bruna Juliet

      Excluir
  61. Boa Tarde, Dr. Gemelli, sou Maiara, tenho 18 anos moro em dois vizinhos (PR),tenho dores de cabeça, faz um ano e meio...na verdade eu não sei o que são essas dores, são dores laterais muito fortes que me dão até ansias de fomito, não posso com a luz e nem barrulhos, por que pare-se que minha cabeça vai "explodir" de tanta dor. E já faz 4 dias que estou com essas dores de cabeça e não passa.
    O Dr. poderia me dizer se tenho mesmo enxaquecas?
    Agradecida desde já!

    ResponderExcluir
  62. OLA Dr.Gemelli sou mari e moro em Florianoplis, tenho dores na região lombar q se estende por toda a perna e ultimamente tem sido dores muito fortes , e junto muita dor de cabeça.Gostaria de saber se procuro um osteopata ou um ortopedista!Desde ja agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Acredito que você tenha uma indicação grande para fazer Osteopatia, porém devido a dor irradiada para as pernas, sugiro que faça uma avaliação com o seu ortopedista, para realizar um exame lombar e descartar algumas doenças. Assim, ficaria mais seguro vc procurar um Osteopata.
      Se precisar, posso indicar um para você em Florianópolis
      Att

      Excluir
  63. Dr mauro sou Lucí de Nova Fátima pr como vai tudo bem olha doutor estou pedindo socorro tenho muita dores de cabeça desde os meus 15 anos já não tem mais o que eu tomar já fui em neuro fiz de tudo exames nunca deu nada vou falar to ficando quase louca de dor de cabeça me ajuda por favor espero resposta meu muito obrigado desde já abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure
      Alessandra Andréa de Castro Oliveira
      Osteopata
      Ourinhos (14) 3324-2713

      Excluir
  64. Bom dia Dr. Mauro sou Leila de Curitiba PR, meu namorado sente fortes dores de cabeça já fez vários exames, Acupuntura, e nada de resolver. Sente cada vez mais dores, já não tem remédio que faça parar as dores estou muito preocupada com ele por favor poderia me ajudar. Obrigada Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, existem muitas possibilidades de CAUSA, logo, de tratamentos também. O que posso te falar é que a Osteopatia tem uma abordagem mecânica muito interessante pra pensar nessas dores, e pode ajudar seu namorado. Aconselho que faça uma consulta, leve seus exames, para identificar se existe ou não esse fator mecânico que a Osteopatia pode resolver.
      att

      Excluir
  65. Olá... Dr. Mauro
    Tenho 22 anos e a 1 ano e meio faço tratamento para enxaqueca cronica. Já fiz tomografia e não acusou nada no exame, Porém meu neurologista já me recomendo vários remédios e hoje tomo amato 50mg, e quando tenho crises tomo Sumax 25mg.Minhas crises eu tenho dores no estomago muito forte como se tivesse levado um soco no estomago, vomito, diarreia, tontura, tremedeira, sensibilidade a luz e muita, muita dor na cabeça. Já não sei mais o que faço, pois isso atrapalha minha vida e meu emprego, pois não tenho concentração e tenho quase 10 a 15 crises por mês!
    Minha alimentação é regular, como sempre frutas no minimo 1 por dia e todos os dias como verduras e cuido com frituras e produtos "industrializados" e faço exercício regularmente.
    Você teria como me recomendar algo para diminuir ou solucionar esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josi, para poder tratar voc6e ou te aconselhar, eu preciso estudar seu caso melhor e tentar descobrir a CAUSA da sua dor. Porque receita milagrosa todo mundo tem a sua, e, fato, não serve pra todo mundo. As vezes você hupersensibilidade alimentar, as vezes é desequilíbrio postural afetando alguns nervos que te dão estes sintomas. Mas, de novo, preciso te avaliar para afirmar qualquer coisa. Procure um Osteopata na sua cidade.
      att

      Excluir
  66. Olá, Dr. Mauro, li todos os comentários acima, e meu caso é mais ou menos assim:
    Há +/- 5 anos, tive serias dores de cabeça, tendo desmaios e crises de dor, fiz exames, e uma tomografia, que diagnosticada pelo medico me disse ter enxaqueca cronica, fiz um tratamento por alguns meses, com medicamentos que se ainda me lembro era Depakote, e um segundo naproxeno que me ajudaram, depois disso tinha dores constantemente , e alternadas, mas sempre passava, hoje tenho 19 anos e a uma semana que completa hoje, estou com dores por toda nuca, atinge pescoço, e sinto ela se espalhar, desde a nuca até a frontal, a dor é forte e variante, nesses decorrer do tempo por um semana , as dores não passaram, apenas minimizaram, tomei o naproxeno por ser conhecido e nos primeiros dias teve um alivio mas já não me fazem mais efeitos, ainda continuo com dor fortes, nesta segunda feira, estive consultando com um neurologista e me pediu uma tomografia, e que esta ainda não fiz. Meus patroes me indicaram um tratamento com um osteopata, que até então não conhecia até ler seu blog, gostaria de uma indicação de vossa pessoa sobre algum profissional da área aqui em Joinville, e o que me dizes sobre o que acabei de relatar?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Joinville não há Osteopata até onde sei.
      Ou Curitiba (41) 3312 9000 (minha clínica),ou em Itajai - Eduardo Silveira Bicalho (47) 3360-0610.
      Att

      Excluir
  67. ola, dr. mauro meu marido tem muita dor de ouvido ,e dor de cabeça ele ja foi num medico e pedio para fazer lavagen no ouvido e o medico disse que ele nao tem nada no ouvido ja fez tumografia e nao deu nada ele vive com algodao no ouvido oque ele poderia fazer sera que pode ser da mastigaçao espero resposta obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser alguma irritação do nervo que faz a sensibilidade do ouvido e da cabeça. Vale a pena uma consulta com um Osteopata para uma avaliação.Att

      Excluir
  68. olá li seu artigo e estou preocupada eu e minha filha temos dor de cabeça muito frequente minha filha tem 7 anos ja fis varios essames e levei ao oftamologista esta usando óculos para descanso diminuiu mas agora voltou de novo quase todo dia ela tem dor de cabeça o que devo faser agora .e eu quando nao é na nuca é em cima do olhos muitas veses um so mas com muita dor acordo de madrugada com isso que devo fasr tambem ja fui ao medico me disse ser enxaqueca mas será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o termo enxqueca é genérico.Procure um Osteopata para determinar qual a CAUSA da enxaqueca e a partir disso ver a possibilidade de tratá-la!

      Excluir
  69. Dr Mauro a enxaqueca tem cura? Pois não aguento mais sentir dores na cabeça são muito fortes chego ficar de cama num quarto todo escuro e silencioso porque qualquer barulho paresse que esta dentro da minha cabeça meu olho esquerdo fica latejando e paresse que quer saltar pra fora tirando as nauseas e vomitos cassos de enxaqueca em homens é raro? meu é horrivel quando dá crise de enxaqueca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da causa da tua Enxaqueca. Procure um Osteopata. A Osteopatia faz um diagnóstico diferente da medicina convencional. Somo funcionais, você ira perceber a diferença. Me diga em que cidade moras que te indico um Osteopata mais prócimo.

      Excluir
  70. Olá Dr. Mauro
    Tenho 56 anos sofro de enxaqueca a mais de 28 anos, fiz tratamento com neurologista durante dez anos instituto Freud em curitiba mais sem sucesso, até que o médico me disse: não tem mais nada a fazer voce deve tomar o que te tirar a dor.desde então comecei a tomar o medicamento chamado ormigren, pois ja tinha tomado todos os existente segundo o médico e isto sem sucesso. O ormigren era o unico que resolvia, mais recentemente a anvisa retirou o medicamento do mercado com desculpa que não tinha sido comprovada a eficacia, isto é uma desculpa para justificar briga de laboratório, tomei ormigren durante 25 anos sem nem um efeito colateral e resultados imediatos. Entrei em pânico, pois não encontrava um medicamento para me tirar a dor ficando até mesmo internado. tive que procurar um medicamento na internet que tivesse os principios ativos parecidos com ormigren pois o mesmo um só comprimido agia rapido. fazendo uma associação de migraliv e tropinal alivia a dor que é constante, mais a anvisa tirou outros medicamentos contra enxaqueca e ja está dificil encontrar migraliv segundo informações tambem serão suspenso. Será que teria tratamento no meu caso? aguardo resposta obrigado.
    Curitiba,31 outubro 2012
    Antonio Sampaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COmo todos os casos que me procura,a Enxaqueca é UM SINTOMA, e não UMA CAUSA. Procure um Osteopata para tentar determinar se mecanicamente esta tensão não esteja existindo!

      Excluir
  71. Oi dr.,tenho enxaqueca faz tempo.As crises aparecem se como algo que não pode,se durmo mal,se o clima muda,se passo por stresse.Tenho forte dores musculares,sensibilidade à luz.(tomo tegretol 200mg +amato 50)sempre vomito, mas crises .tomo sedilax pra aliviar,mas as dores são frequentes.Moro em Nova Londrina.Vou a neuros em Mga.mas nada resolvem.Me Ajude por favor.LEC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure:
      Leandro Amaral Sturion (Londrina)(43) 9925-6582
      Norma Atsuko Morimoto Nosaki (Osteopata em Maringá)
      (44) 3029-4100

      Excluir
  72. Boa noite Dr. Mauro! Minha filha de 19 anos começou com uma coceira na cabeça, sabado e no domingo começou com dor dentro do olho direito e na cabeça só de um lado. Levei no oftalmo e ele receito um colírio biamotil d e toragezik. Não andiantou muito. Ficou internada tomou vários analgesicos mas a dor voltou. Qdo ela deita diminui a dor. Mas depois volta. Fez tomorafia e angioressonancia e deu normal. Ela nunca teve isso. Agora tem dor diariamente. A ostepatia pode resolver? Agora ela está tomando sandomigran , começou hj 16/03 mas por enquanto não está resolvendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dor na região do globo ocular pode significar uma dor do nervo trigêmeo. É difícil dizer por aqui se existe alguma relação, mas seria interessante procurar um Osteopata para avaliação. Se for relacionada a compressão nervosa de causa tensional, ela pode sim ter uma melhora substancial o quanto antes for tratado.

      Excluir
    2. Olá! Minha filha depois de tomar o sandomigran por 03 dias melhorou. A dor cessou, graças a Deus! O problema agora é que nos exames de sangue constou colesterol um pouco alterado e triglicerídeos!Nesse caso a osteo patia nao vai resolver não é?

      Excluir
  73. Ola Doutor, tenho enxaqueca a + - 23 anos nas minhas crises mais forte uso VOLTAREN em Suposítório e é o único que passa devo continuar usando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não posso opinar sobre interrupção de medicação. O que posso te sugerir é que procure um Osteopata para uma avaliação.

      Excluir
  74. ola Dr.Mauro comecei a sentir um mal estar muito grande minha boca com um gosto ruim, então uma dor de cabeça horrivel começou e ja faz tres dias o mal estar no estomago e a dor de cabeça tem alguma coisa a ver os sintomas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esses sintomas seria interessante que procurasse realizar exames para verificar se não existe uma causa INFECCIOSA. Procure um médico ou um especialista em ATM (Dentista)
      Caso não haja, você pode sim ter compressões de nervos cranianos por tensões musculares que geram estes sintomas, onde a Osteopatia pode te ajudar.

      Excluir
  75. Tenho Neuralgia do trigemio, já realizei 4 cirurgias, a 1: 2009, tenho fortes dores na cabeça, tbém no pescoço, ombro esquerdo que já esta passando para o braço esq.
    Este tipo de tratamento ajuda.?
    Rogério Berndt de Oliveira

    deiogoll@terra.com.br

    ResponderExcluir
  76. Boa Noite Doutor,

    Já faz alguns anos que venho sofrendo com essa dor de cabeça, os médicos receitam remédios para dor de cabeça, ou quando dizem que é enxaqueca, mas já não está resolvendo, no mês dá pra contar os dias que eu fico sem dor, que no maximo é uns 10 dias, os outros 20, estou tendo dores terriveis alguns médicos dizem que pode ser por causa da visão, ou por causa da sinuzite, mas é uma dor muito forte e aguda que doi a parte frontal da testa e as laterais,e em cima dos olhos também, já não sei mais pra quem recorrer... Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  77. Bom doutor, me chamo Ricieri, tenho 19 anos, e à aproximadamente 11 anos esta doença me acomete, minhas dores sao unilaterais(geralmente do lado direito), ocorrem no minimo 3 vezes por mês, são pulsivamente latejantes, tenho sensibilidade a luz e a sons, busco posicionar o lado afetado sempre na parte gelada da cama, as vezes vejo bolinhas abstratas que sobem e descem conforme movimento os olhos, quando a dor se apresenta começa de forma leve, e se nao faço uso de analgésico(sedalgina no caso, o que provoca alivio com maior rapidez) a dor tende a piorar, ao fazer uso do analgésico aliado ao repouso a dor cessa após cerca de 20 a 40 min, e nao retorna até que haja uma nova crise.Gostaria de respostas especificas tanto ao meu tipo de enxaqueca, quanto ao melhor meio de evitá-la.Desde já agradecido.Segue o meu email para contato ricirox@hotmail.com *Aguardo respostas.

    ResponderExcluir
  78. Dr. Mauro minha mãe tem uma dor de cabeça desde criança e agora cada vez esta pior ela disse que quando vai começar doer ela ver as pessoas retorcidas ou so a metade dai ven uma claridade faiscando só de um lado da vista. dai começar a dor muito forte quando para de doer ela disse que a cabeça fika cheia pesado doendo no fundos dos olhos.

    ResponderExcluir
  79. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  80. ELIANE 04 de Outubro de 2013

    Boa Noite DR. Mauro tenho fortes dores de cabeça, quando fico nervosa ,ansiosa ,antes e depois da menstruação,sempre com vômito fico 2 a 3 dias de cama,e só passa se tomar injeção na veia, fiz vários exames tomei muitos medicamentos e nada resolve essa situação.

    ResponderExcluir
  81. tenho fortes dores de cabeça ;começa atras do olho .e vai pro lado do ouvido ,e pescoço. e' horrivel ,e ultimamente esta dando com frequencia basta eu tomar vento de moto ai ja começa .ja fui no medico um medico falou que era sinusite o outro falou que e' enxaqueca .obs;quando doi e' um lado so da cabeça.e piora a noite quando fico com luzes acesa.oque pode ser isso dr mauro ,e esta sendo toda semana com dores .e' raro quando nao doi .ou pode ser por causa que eu tenho muita ansiedade ...aguardo uma resposto obrigado

    ResponderExcluir
  82. minha namorada tem enxaqueca com ctz pelos sintomas apresentados, mas ela nao pode tomar nenhum tipo de remedio porque o estomago dela eh mto fraco e nao aceita medicaçao e passa muito mal.mas a dor q ela sente e angustiante de se ver, ela nao cinsegue nem abrir os olhod e diz q doi muito...gostaria de saber se tem alguma soluçao poruqe ela ja foi em varios medicos e eles disseram q nao tem cura,mas nao posso ver mais ela sofrer desse jeito,se tiverem alguma dica fico mto grato.

    ResponderExcluir
  83. minha namorada tem enxaqueca com ctz pelos sintomas apresentados, mas ela nao pode tomar nenhum tipo de remedio porque o estomago dela eh mto fraco e nao aceita medicaçao e passa muito mal.mas a dor q ela sente e angustiante de se ver, ela nao cinsegue nem abrir os olhod e diz q doi muito...gostaria de saber se tem alguma soluçao poruqe ela ja foi em varios medicos e eles disseram q nao tem cura,mas nao posso ver mais ela sofrer desse jeito,se tiverem alguma dica fico mto grato.

    ResponderExcluir
  84. Boa Noite Dr. Mauro

    Meu marido tem enxaqueca crônica, com crises muito frequentes apesar de tomar remédios muito fortes para dor. Juntamente com forte dor de cabeça, ele tem dores no fundo dos olhos, as vezes tem cólicas intestinais e sensação de boca amarga. Temos dúvidas de como o tratamento com osteopatia funciona, por exemplo, leva muito tempo para o tratamento apresente melhoras? Qual o intervalo entre uma consulta e outra? Qual o valor da consulta e do tratamento?

    Aguardamos a sua resposta.

    Marina

    ResponderExcluir