segunda-feira, 29 de março de 2010

Osteopatia para tratamento de dor

or Milene Kanda


A Osteopatia é um método fisioterapêutico de tratamento manual, que visa aliviar sontomas de dor, eliminando a causa e evitando que o quadro evolua para patologias.

tratamento osteopatia dor lombar cervical torcicolo dor de cabeça refluxo costasO pai da Osteopatia, o médico Andrew Taylor Still, introduziu o primeiro curso de especialização em osteopatia em 1922. A Escuela de Osteoatia de Madrid (EOM) trouxe pela primeira vez um curso para o Brasil em 1992.

O terapeuta baseia-se na anatomia, fisiologia e biomecânica articular, e utiliza as mãos para diagnosticar e tratar diminuições de mobilidade, bloqueios de movimento e tensões músculo-articulares.

Nem sempre o local da dor é o local da disfunção, já que o corpo apresenta inter-relações entre os sistemas, onde uma estrutura influencia outras.

As disfunções na osteopatia são diminuições de mobilidade das articulações, de causa postural, ocupacional, psicológica ou traumática (mau jeito). Nesses casos, o corpo utiliza um recurso de proteção lesional para diminuição da mobilidade e do estresse que deixa essas regiões em desvantagem mecânica, criando áreas secundárias de maior mobilidade, que são fatores causais de artrose, estresse ligamentar, tendinoso, capsular, discal, com alteração das informações destes tecidos, da sua fisiologia e fibrose.

A função da estrutura articular torna-se dificultada e, conseqüentemente, perpetua-se um ciclo vicioso de dor, tensão, inflamação, alteração tecidual, dor..., sendo este ciclo, que a osteopatia tenta eliminar, também de forma preventiva.
Por exemplo, uma disfunção de mobilidade num segmento da coluna cervical pode sobrecarregar o ombro e vice-versa, onde patologias inflamatórias irão se instalar (LER/DORT, bursites, tendinites). Ou ainda, uma mesma disfunção da mobilidade de um segmento da coluna pode gerar sobrecarga e excesso de movimento de outro segmento da coluna, levando com o tempo ao desgaste articular. Nesse momento aparecem as artroses (bico de papagaio) e hérnias de disco.

A Osteopatia pode agir de forma preventiva normalizando a mobilidade articular da coluna e do ombro antes que outras patologias crônicas se instalem, e de forma curativa diminuindo o estresse sobre regiões que já apresentam desgastes. “Em resumo, a osteopatia devolve a condição ao corpo da autocura, que é a condição de resolver por si só os processos inflamatórios que geram dor”.

A osteopatia utiliza-se de técnicas de mobilização, manipulação e técnicas funcionais específicas para cada tecido do corpo (articulação, ligamento, músculo, víscera ou crânio) que são aplicadas com o objetivo de inibir a tensão miofascial relaxando a musculatura, diminuindo compressões e normalizando o sistema nervoso e a vascularização local, devolvendo a função normal à estrutura afetada.

As sessões são individuais, com 45 minutos a 1 hora de duração, realizadas, em geral, uma ou duas vezes na semana, pois o corpo necessita se reeducar a retomada da mobilidade e as novas funções das estruturas que venham a ser trabalhadas. Os resultados com a osteopatia são geralmente muito mais rápidos do que com tratamentos convencionais.

Indicações
É difícil encontrar uma contra-indicação absoluta para a osteopatia. Apenas casos como fraturas ou câncer não é possível usar a osteopatia. Segundo Mauro, ela está indicada em inúmeros casos de LER e outras bursites e tendinites, dores cervicais, dores lombares, dores nas costas, cefaléias de tensão, enxaquecas, hérnias de disco, torcicolos, dores nos ombros (síndrome do impacto), pubalgias, sacroiliítes, e síndromes miofasciais. Ainda, num estudo mais aprofundado da osteopatia, é possível relacionar doenças como gastrites, alterações menstruais, problemas respiratórios entre outros, como resultado dessas diminuições de mobilidade dos tecidos anteriormente citadas, que sobrecarregam órgãos e víceras levando a instalação de patologias.

A Osteopatia em Curitiba

O Dr Mauro Gemelli, que possui formação em osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid Internacional (Espanha), considerada a escola de osteopatia mais conceituada do mundo. Você pode conhecer a Osteopatia na Clínica Eggo, localizada na Al. Dr. Carlos de Carvalho, 2310 no bairro Batel.

Telefone para contato é (41) 3312 9000 e celular (41) 8868 3848.

Um comentário:

  1. Me ajuda.. o que fazer para meu marido parar de tossir e vomitar no período noturno da e vido ao refluxo.

    ResponderExcluir