quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Rinite? Sinusite? Gastrite nervosa? Que tal "matar" o mal pela raiz?

"Estou bem!! Minha rinite só ataca na primavera, ou em dia seco, ou com poeira, ou fumaça, ou seja, quando respiro!"

" - Estômago só me dói quando to nervosa e ansiosa.
 -  E quando tá nervosa?
 -  Só de quando eu acordo até quando vou dormir, se eu conseguir dormir!"

Se identificou com alguma destas situações? ATENÇÃO, tá na hora de ir conversar com sua mãe (fará sentido no fim deste post)!
Todas as doenças citadas acima tem uma explicação muito lógica e uma história: laaaaaaaa na infância, ou melhor, no momento em que nascemos!

O NATURAL/NORMAL é nascer de parto normal, sendo expulso por contrações uterinas e com ajuda da gravidade! Mas a maioria dos partos (80% na rede particular no Brasil) são cesarianas. Dai, a criança é retirada com uma força exclusiva de tração na cabeça. (deve doer!). O PROBLEMA É QUE Essa força pode causar desarranjos músculo-articulares na base da cabeça do bebê! 

E dai que por ali passa um nervinho muito importante que comanda TODOS OS ÓRGÃOS Do tórax e  do abdome! Não sacou? Coração, pulmões, esôfago, estômago, intestinos, ec! Todos são influenciados por este nervo. E?

E dai que essa tensão no nervo Vago vai ser transmitida para o esôfago que não vai mais impedir que o alimento do estômago não retorne para ele (refluxo, azia, vômito), vai fazer com que o estômago secrete mais ácido do que seria preciso (mais ácido no estômago, mais azia, gastrite futura), e dai que ele pode causar cólica no bebê! Se o bebê tem cólica? Contrai o abdome. Se contrai? Aperta estômago. Se tem alimento no estômago? É espremido pra sair por onde? Pelo esôfago: refluxo!
E a minha rinite? Boa pergunta!

A rinite vêm de uma reação fantástica das vias aéreas que se inicia no pulmão! Se tem algo no esôfago (ácido) o pulmão entende: pode entrar aqui! Mas pode entrar ácido no pulmão? Jamais! Então ele se contrai: broncoeapasmo! Cronicamente vira? Asma! Ai, o corpo inteligente pensa: mas de onde vem essa substância estranha que pode entrar "aqui" e me machucar? Horas, qual o canal que leva ar pro pulmão? O NARIIIIZZZZ! Isso ai, pra proteger da entrada de "antígenos" no pulmão, o corpo inflama a mucosa nasal e Tcharaaaannnn: temos uma RINITE! que, se vier deeeeeessde a sua infância até adolescência será chamada de crônica e poderá entupir os "óstios" (furinhos que comunicam os seios da face que, fechados, desenvolvem a SINUSITE)!

Vu alá! Você tem rinite, sinusite e gastrite nervosa porque teve/TEM refluxo!
E o MAIS IMPORTANTE: Trate seu filho de 1, 2, 3 ou 10 meses de idade! É mais fácil, mais rápido, mais barato, dói menos, respira melhor, cresce melhor, tem mais fôlego, pode comer carne, tomar vinho, e até ir pra Curitiba que o nariz dele não vai ficar entupido (em Curitiba a rinite aparece mesmo em quem não tem).

Tente! Tenho certeza que vai ser o melhor investimento da vida dele!
E você? Pergunte pra sua mãe se você não chorava demais, vomitava demais, tossia demais antes de completar um ano de vida! O refluxo pode ser o causador da sua rinite!

COMO TRATAR/ PREVENIR?
Com Osteopatia! A Osteopatia trata as CAUSAS destes problemas e não as consequências (azia, vômitos,  inflamações das mucosas, tosse seca, rinites "alérgicas", etc).
Procure um Osteopata! Em Curituba ligue 3312 9000!
Dr Mauro Gemelli, C.O.

4 comentários:

  1. Ola´dr. Mauro, tenho uma grande amiga que teve um filho tem um 1 mês e meio. O nenê tem refluxo severo, está tomando muitos remédios, usa um leite especial, mas mesmo assim sofre bastante e tem que ser vigiado 24 horas. Gostaria de saber se a osteopatia é indicada para esses casos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia eu tenho refluxo faz uns três anos q desencadeou uma asma crônica faço uso de bombinha até três vezes ao dia...tenho uma tosse eterna e horrível além da vergonha q passo por conta da tosse existe o problema de perder o emprego sempre por conta de passar mal com as crises de asma e vômitos...meus exames nunca dão nada tão grave será q a cirurgia de esofago resolveria esse problema é eu ficaria livre da asma e da tosse????

    ResponderExcluir
  3. Bom dia eu tenho refluxo faz uns três anos q desencadeou uma asma crônica faço uso de bombinha até três vezes ao dia...tenho uma tosse eterna e horrível além da vergonha q passo por conta da tosse existe o problema de perder o emprego sempre por conta de passar mal com as crises de asma e vômitos...meus exames nunca dão nada tão grave será q a cirurgia de esofago resolveria esse problema é eu ficaria livre da asma e da tosse????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana... Procure um Osteopata, de preferência da Escola de Osteopatia de Madrid, que tem uma formação completa de 5 anos (pois muitas pessoas fazem cursos de 1 fim de semana e aplicam Osteopatia indevidamente). Não faça cirurgia, pois toda cirurgia causa cicatrizes internas e externas, podendo piorar o problema, porque afeta muito os movimentos dos órgãos/estruturas e seu funcionamento. Você tem grandes chances de melhorar sim :)

      Excluir