sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Queimação e Ardência nas costas: o que são, o que significam e como tratar estes sintomas?


A queimação quando acontece nas costas ou entre os ombros, especialmente quando matemos uma postura por muito tempo, pode significar duas coisas:

1. uma fadiga muscular, com acúmulo de "ácido lático" no músculo, que, por ser ácido, "arde", dando a sensação da queimação.

2. uma dor originada nos ligamentos que pelo mesmo processo de acúmulo de toxinas, causando a sensação de ardência, muito comum na região entre as escápulas (homoplata ou paleta) e na região lombar, próximo aos glúteos.


Ok! Temos idéia do que é, mas entendamos por que acontecem estes sintomas de queimação e ardência.
Quando usamos demais ou de forma errada ou numa postura errada nossa musculatura, ou quando temos uma dificuldade por parte do músculo em movimentar articulações (quando estas apresentarem bloqueios de movimento), então teremos um excesso de atividade muscular e automaticamente uma dificuldade de entrada do sangue (que retira as toxinas (sujeiras)) o que vai gerar acúmulo de ácido lático. Ácido faz arder.

E COMO TRATAR A ARDÊNCIA E A QUEIMAÇÃO?

A Osteopatia (através do Osteopata) faz isso! A manipulação de articulações libera o movimento que consequentemente diminui o trabalho do músculo e retira o estresse sobre os ligamentos, melhorando a circulação, a retirada da "sujeira" dos mesmos, eliminando os sintomas.

E POR QUE MEDICAMENTOS NÃO MELHORAM OS SINTOMAS?

Porque existe uma dificuldade do sangue circular nestes músculos tensos, dificultando portanto a chegada do anti-inflamatório nessas regiões, o que iria aliviar a inflamação. Ainda, uma explicação seria porque a CAUSA da dor é mecânica, e não química (pra curar o processo com remédios). Portanto o tratamento tem que ser mecânico.

Quer saber mais, pergunte: (41) 99888 3848

4 comentários:

  1. achei que eu não encontraria respostas para esse sintomas,pois já fui em até cardiologista achando que eu estava infartando e ninguém me orientou.obrigado dr.Mauro vou procurar um osteopata.moro em Ipatinga MG tem algum pra me indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Fabio Rodrigues
      Osteopata
      Belo Horizonte / Contagem (31) 9185-2464

      Excluir
  2. Boa noite Dr. Mauro! Achei seu blog fazendo pesquisa sobre meus sintomas. Tenho uma dor crônica a 3 anos no lado esquerdo do tórax que irradia até as costas e até as mamas tb. As vezes sinto no lado direito. Já fui a hospitais, cardiologistas, mastologistas,fiz eco, eletro, tomei anti-inflamatórios, e esta dor não passa. Agora fui presenteada com essa dor nas costas também, entre os meus braços. Gostaria de saber se conhece algum osteopata no rio de janeiro, que atenda por plano de saude, pois não achei pela minha rede . Será que é isto que tenho? Problemas musculares?

    ResponderExcluir