terça-feira, 8 de março de 2016

Você qual é o melhor jeito de segurar um bebê sem machucar? Vem que a dica está aqui!

Mamães e papais de plantão, estão com dúvida de como é o jeito certo de segurar seu bebê?
A osteopatia ensina e explica pra vocês!

Vou ensinar vocês como e porque segurar do jeito certo pode influenciar o resto da vida dele.

Vamos direto a resposta pra quem somente quer aprender:

Siga o desenho abaixo. Uma mão vai ficar na cabeça, com o dedo maior na região do pescoço, os dedos indicador e polegar vão estar em contato com a cabeça (como uma pinça), e os dedos anelar e mínimo estarão localizados na região das costas. A outra mão pode segurar no quadril da criança pela parte de trás.
Tem que segurar assim SEMPRE, pelo menos até o quarto ou quinto mês de idade.

Agora, VAMOS A EXPLICAÇÃO? Acredito que seja a parte mais importante deste post.

Primeiramente vocês precisam saber que um bebê só terá controle do pescoço depois dos 4 meses de idade. Algumas crianças saudáveis podem desenvolver este controle somente aos 6 meses, mas vai depender da estimulação que elas receberem.

Por que é importante a criança ter este controle ou força na cervical?

Porque mãe, se você levantar uma criança recém nascida sem segurar a região cervical, um movimento que chamamos de "chicote cervical" poderá ocorrer. Quando ele ocorre pra trás, a cabeça da criança só vai frear o movimento do chicote  no final da mobilidade das articulações da cabeça dando um "tranco" na região da transição entre a cabeça e o pescoço do bebê. Assim, vai forçar ligamentos e pode estirar nervinhos que saem da base da cabeça da criança. São 3 nervos, que se irritados, podem causar problemas bem sérios como torcicolo, refluxo ou engasgos na criança. Se não tratados, estes problemas podem continuar e crescer com a criança, e quando adulto poderá ter gastrite (nervosa), enxaquecas, alergias, assimetria dos olhos e dentes necessitando usar óculos e aparelhos ortodônticos as vezes a vida toda. Eu falei que ainda ele pode ter bronquite, asma crônica rinites e sinusites pelo mesmo mitovo?  Sai caro!
(Leia AQUI como o chicote pode causar  Rinite e Asma)


Segurar o bebe pela mão pra sentar antes do quarto ou quinto mês pode ocasionar chicotes cervicais.

A criança está pronta pra ser sentada por este movimento somente quando ela flexionar o pescoço (como na imagem abaixo) imediatamente após você começar a puxar sua mão.
Só sente seu bebê pelos braços depois que ele aprender a levantar a cabeça assim.




E eu posso segurar assim ?
.Pode pai! Mas cuidado, sua mão logo não conseguirá mais sustentar isso. Prefira do primeiro jeito ensinado.





Então, a criança pode desenvolver vários problemas se você deixar este movimento acontecer na cabeça dele. PROTEJA SEMPRE a cabeça do bebê quando for dar banho, quando for levantar ele do berço ou colocá-lo lá. Independente de estar acordado, dormindo ou se ele estiver chorando. Não deixe seu bebe se jogar pra trás, sem querer ele pode fazer o movimento que não queremos, pra não termos uma criança chorando de azia, vomitando, ou dormindo com a cabeça sempre pro mesmo lado gerando assimetria da cabeça.

Certo?

Mas e se já aconteceu o Chicote, e a criança já está com refluxo, cólica, vomita muito, chora depois de mamar ou até mesmo durante, tem muito soluço depois do peito, faz careta ou dorme muito mal?
Ai a saída é consultar um Osteopata Pediátrico. Somente o Osteopata sabe avaliar e tratar essas disfunções. Somente um Osteopata Especialista em Pediatria é capaz de perceber estas disfunções cervicais e tratá-las, eliminando a causa destes problemas. Ai sim, seu bebê será TRATADO e seu corpo poderá encontrar a cura, os sintomas vão embora e ele poderá crescer ser vários problemas.

Gostou do que leu? Leia mais sobre estes assuntos no Blog.

E evitem o chicote! ;) pra seu bebê crescer forte e saudável


Dr Mauro Gemelli
Especialista em Osteopatia (COFFITO)
Formação Internacional em Osteopatia (Madrid)
Mestre em Osteopatia Pediátrica (UTFPR)
Coordenador da Escola de Osteopatia Internacional Inspirar
Doutorando em Tecnologia Assistiva (UTFPR)


Nenhum comentário:

Postar um comentário