sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Por que é importante levar seu filho uma vez ao ano a um Osteopata?

Um recém nascido é um corpo imaturo! 
Muitos tecidos ainda não apresentam maturação e rigidez necessária para se sustentar em posições sem se deformar, e as posições precoces sentada e em pé podem gerar sobrecarga e deformações.
Da mesma forma, a cabeça do bebê é composta por ossos muito mais flexíveis e pouco encaixados comparados ao adulto, visto que o cérebro ainda tem que crescer muito e precisa de espaço (e não pode ter resistência para isso).

Abaixo (imagem) temos exemplos de uma cabeça normal, uma cabeça com Plagiocefalia (que é o achatamento de um lado da cabeça na parte de trás), uma cabeça com achatamento de toda parte de trás (braquicefalia) e uma cabeça de criança achatada lateralmente. Essas condições podem ser causadas pelo mau posicionamento ao dormir, ou até mesmo por tensões do parto ou por falta de cuidados com a manipulação do bebê em casa. 





Se o crânio do bebê, ou a coluna, ou o quadril, ou o pé tiverem alguma tensão (da própria posição intrauterina) é possível que o desenvolvimento seja afetado. Isto pode gerar desvios posturais importantes (veja no exemplo ao lado, a curva amarela) e a fase de maior facilidade de tratar é no primeiro mês de vida, quando as tensões ainda não afetaram as estruturas ósteo-articulares. 

E da mesma forma que uma árvore que cresce amarrada cresce torta, o corpo do bebe que tem algum tensão segurando seu crescimento pode crescer com "desvios". 


Tratar um bebê de 15 dias é mais fácil do que tratar um bebê de 10 meses, pois os tecidos são mais maleáveis, mais flexíveis.

Você sabia que em alguns países da Europa como França, Alemanha e Espanha o Osteopata está até na sala do parto interindo imediatamente ao nascimento para retirar tensões cranianas? E sabia que  é hábito levar o filho ao osteopata nos primeiros meses de vida?
Isso evita diversos transtornos do desenvolvimento. Pode evitar problemas como refluxo, escolioses, assimetrias de cabeça, desvio de septo, torcicolos, e vários outros.

Você não entendeu o que é uma tensão no crânio que gera assimetria da cabeça do bebê? Então veja as fotos abaixo:




O torcicolo (que apresentam as mesmas causas acima citadas) pode ser o responsável por algumas destas assimetrias, como mostra a imagem ao lado. Uma cabecinha que aparece sempre inclinada, ou um bebê que tem preferência de rotação da cabeça sempre para um mesmo lado, pode facilitar o aparecimento destes problemas.

Essas condições PRECISAM OBRIGATORIAMENTE ser tratadas com Osteopatia. 

Se alguma tensão permanecer, podem dificultar o desenvolvimento do crânio e podem crescer com o bebê e gerar alterações posturais tipo escolioses, desvio de septo, alteração da morfologia das órbitas com compressão de pequenos nervos cranianos e alterações funcionais do olho (e miopias, hipermetropias e astigmatismos), dos seios da face, respiração nasal, e até alterar a deglutição e fala da criança.

Cuidados com a coluna da criança, pode facilitar a mobilidade e função pra sentar, engatinhar e andar. Pode favorecer o equilíbrio e diminuir a chance de problemas posturais ocorrerem.

Cuidados com as perninhas podem prevenir pernas arqueadas ou pés muito altos ou planos. Quando a criança sente em "W", pode favorecer a retificação da tíbia causar valgo de joelho, mas andar precocemente pode gerar joelhos afastados ou o "varo de joelho". São condições a serem previnidas. 

Estes e muitos outros detalhes são avaliados e tratados pelo osteopata, e quanto mais cedo seu bebê foi atendido, menos problemas irão se manifestar.


Se seu filho já tem  1 ano ou 2, ou mais, não tem problema, ele tem muito a crescer, e sempre é válido uma avaliação. 


Procure um Osteopata como procura um Pediatra. É tão importante quanto!



Dr Mauro Gemelli

4 comentários:

  1. EU ACREDITO QUE TODA A CRIANA, QUER DIZER BABY, TEM Q SER AVALIADO AO NASCE E NO DECORRER DO TEMPO

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, dr Mauro. Pode me passar um número de telefone para que eu possa entrar em contato? Tenho dúvidas sobre a quantidade, frequência e valor das sessões.

    ResponderExcluir
  3. Eu nasci com torcicolo, minha cabeça fica mais inclinada para o lado direito, com isso o meu ombros ficaram sem simetrias, meu pescoço por algumas vezes dói, principalmente na hora de acordar ou se ficar na mesma posição por longo período. Meus pais não tinham condições para o meu tratamento, embora um médico me falou que era fácil resolver quando era bebê. Depois já de crescida o médico me informou que um enxerto ajudaria na estética, porém, como é de risco prefiro ficar assim.

    ResponderExcluir