sexta-feira, 16 de maio de 2014

Tá com Torcicolo? Tem torcicolo direto? Corre pro Osteopata!


       Acabe com os mitos e entenda o que significa essa bendita dor na cervical que não te deixa virar o pescoço, que provoca dor de cabeça, faz doer a região do trapézio, dos ombros e nem remédio resolve! O TORCICOLO!


       O torcicolo, (torci=torção, colo= pescoço) significa uma torção do pescoço. Igual torcer o tornozelo, só que no pescoço a coisa complica porque ali existem estruturas muito sensíveis que precisam ser PROTEGIDAS.


       
      A causa deste "mau jeito", pode ser um movimento ou esforço muito forte na cervical, como num acidente de carro quando ocorre um movimento de chicote com a cervical, ao levantar uma mala do chão ou abaixar pra escovar os dentes de manhã. Aliás, dormir no sofá numa posição ruim também pode fazer acumular "ácido lático" no músculo e fazer os músculos entrem em contratura (contração involuntária).


      Se o músculo fica contraído, você não consegue mexer o pescoço em alguns movimentos. E se tentar mexer, vai disparar dor nestes músculos. E ai que vem o segredo: você ouve dizer (ERRONEAMENTE) que você deve ALONGAR o pescoço! Não pode alongar o músculo irritado (espasmado)! Assim você vai disparar reflexos musculares (de proteção) que vão fazer este músculos se contraírem ainda mais forte quando você soltar o alongamento! E a dor vai piorar, e o machucado vai aumentar.

       Então, o que fazer?


       É preciso soltar dois pontos importantes. Primeiramente, se o teu torcicolo for "alto", seu problema maior é não conseguir rodar a cabeça nem um pouquinho! Isso porque a causa está nos músculos logo abaixo da nuca, e são eles que costumam irradiar dor pra cabeça, mais frequentemente pro fundo do seu olho! Ou então, o problema pode estar em uma  vértebra cervical mais baixa, que esteja "rodada" (por causa da contratura de músculos que puxam a vértebra em rotação), e que pode estar pinçando um nervo do pescoço. Assim, este nervo gera comando "errado" pra alguns músculos de proteção, eles se contraem e não soltam de jeito nenhum, nem com alongamento!

       Mentira, algumas vezes eles soltam sozinhos, outras vezes eles soltam com relaxante muscular, mas uma grande maioria NÃO SOLTAM se não for liberada a mobilidade da vértebra e o nervo.



       Tá, e como eu "solto a vértebra", doutor?

       Aí entra o papel do Osteopata. Ele é o profissional que vai saber encontrar este (as vezes) único ponto que precisa ser manipulado (cuidado com espertinhos que sabem virar teu pescoço pro lado e fazer traaackkkk, porque são necessários ANOS de estudo para saber não machucar uma pessoa com estas manobras). O Osteopata sabe que só depois de soltar a vértebra, estamos prontos para RELAXAR o músculo e só então, alongá-lo!

       Para aqueles que têm torcicolos recorrentes, fiquem ATENTOS, vocês podem desenvolver ARTROSE e hérnias de disco cervicais muito mais facilmente. Então, precisam tratar urgente isso, do verbo "corram para um Osteopata"! 


       Por que algumas pessoas melhoram sozinhas ou só com medicação?
      As vezes o torcicolo é só muscular. Então o relaxante da conta do recado. Quando o torcicolo inicia nas vértebras, quem será o grande fator de causa da contração muscular será o NERVO, e é preciso primeiramente tratá-lo, pra depois tratar o músculo. Assim, você vai precisar de um Osteopata pra isso!

       E a dor no ombro? Por que eu tenho?
      Dois grandes músculos são muitas vezes acometidos nos torcicolos, o Esternocleidomastoideo (ECOM) e o trapézio, que são comandados por um nervo (Acessório) que sai da base da cabeça, logo atrás dos músculos posteriores da nuca. Se você fizer uma contratura dos músculos subnucais, você irritará o nervo acessório, que causará espasmos do ECOM e/ou do trapézio, que acumularão ácido lático e por consequência, vão doer/"arder"!


       Pra aqueles que não tem torcicolo, procure fazer alongamentos igual a Marilyn Monroe ai abaixo. E não tente fazer do seu pescoço um helicóptero (girando ele), porque isso não é exatamente saudável!

Passe pra frente!

Dr Mauro Gemelli
Osteopatia Em Curitiba!

3 comentários:

  1. Baseado nesse fato, passou-se a reconhecer que as doenças desencadeiam sintomas peculiares e particulares em cada paciente, devendo, portanto, merecer um tratamento particular e especifico, não só em relação a cada individuo, como a cada sintoma que apresenta.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sofro de dores e rigidez na região do pescoço e trapézio há 6 meses. Uns 20 dias antes dos sintomas começarem bateram na traseira do meu carro, mas não associei ao acidente devido a demora no aparecimento dos sintomas. Como sofro de dores ate hj, comecei a considerar essa hipotese. Já fiz ressonância magnética e não apareceu nada, daí a dificuldade no diagnóstico e tratamento. Tenho feito acupuntura, fisioterapia e já fiz algumas sessões com osteopata. Estava me sentindo melhor, apenas ainda com muita rigidez na região do pescoço e na mesma semana, em apenas 5 dias dei um jeito no pescoço por 2 vezes, a ultima vez eu estava dormindo e fazem 2 dias, senti muita dor fui para a emergencia tomar remedio para dor e fiquei 1 dia com colar cervical. hj fui num osteopata que falou que minha vertegra estava muito rodada para a esquerda....mas disse nao saber pq elas estáo rodando com tanta facilidade e o porque deu ter dado um "jeito" no pescoço 2 vezes na mesma semana. POR FAVOR, VC TEM ALGUMA SUGESTÃO DO QUE POSSA ESTAR ACONTECENDO, OU ME INDICA ALGUM OUTRO EXAME OU TRATAMENTO..NÃO SEI MAIS O QUE TENTAR. OBRIGADA!!! Patricia

    ResponderExcluir