sábado, 12 de junho de 2010

Criança que tosse muito, chora antes ou após mamar e que fica roca? Atenção, seu bebê pode apresentar Refluxo Oculto.

O refluxo na criança tem como sintoma mais conhecido o vômito. Contudo, muitas crianças têm refluxo e não apresentam tal sintoma.

Então, primeiramente, quais sintomas (presentes e ausentes) podem indicar que o refluxo chamado OCULTO está acontecendo?

--- tosse frequente
--- ronquidão frequente
--- pneumonias recorrentes
--- sintomas de asma e bronquite
--- apnéias
--- laringites laringites
--- soluços
--- podem estar ausentes: vômitos, ânsia, hiperextensão (criança joga-se para tras)

Estes sintomas são muito importantes, especialmente quando analisamos os dados em adultos, onde 80% dos casos de asma em adultos também apresenta diagnóstico de refluxo gastro-esofágico. Será que o refluxo pode causar asma? É um pensamento lógico, ainda não comprovado, mas que pode sim estar relacionado ao refluxo que acontece lá na infância.

Mas então, como acontecem os sintomas atípicos do relfuxo?

Estudos têm demonstrados que, a menor quantidade de conteúdo ácido no esôfago, é capaz de causar uma reação nos brônquios (no pulmão) gerando sintomas de asma, por exemplo. Ou ainda, este conteúdo pode chagar do esôfago na traquéia e invadir o pulmão, causando tosse, podendo evoluir pra inflamações brônquicas (bronquítes) ou penumonias (quando associa-se a infecções).

Portanto, mães e pais, fiquem atentos: esses sintomas podem indicar que o refluxo está acontecendo com seu bebê.

Novamente, a Osteopatia tem na sua filosofia o tratamento da CAUSA destes sintomas, que não é o relfuxo em si, mas sim, QUEM ESTA CAUSANDO O REFLUXO. Como já descrito em outros artigos, a causa pode ser uma Hérnias de Hiatos, hipotonia da válvula do esôfago (Esfíncter Esofágico Inferiro), irritação do nervo Vago que inerva o estômago, intolerâncias alimentares, etc, todas tratadas pela Osteopatia.

Para saber mais sobre como o refluxo pode ser causado, leia os artigos em: Osteopatia na Infância, clicando AQUI! Dúvidas, entre em contato por telefone (41) 8868 3848 ou 3312 9000 (Clínica Eggo em Curitiba, Batel).

Referências Bibliográficas
Richard Ricachenevski GurskiI; André Ricardo Pereira da RosaII; Enio do ValleIII; Marcelo Antonio de BorbaIV; André Alves Valiati, Manifestações extra-esofágicas da doença do refluxo gastroesofágico* J. bras. pneumol. v.32 n.2 São Paulo mar./abr. 2006

Andersen LI, Schmidt A, Bundgaard A. Pulmonary function and acid application in the esophagus. Chest. 1986;90(3):358-63

3 comentários:

  1. Dr. Mauro
    Meu filho, hoje, tem 2 anos e 9 meses, teve refluxo desde o nascimento que só veio melhorar mesmo quando tinha mais de 1 e meio. Lendo sobre este tipo de refluxo oculto, me fez lembrar que meu filho ainda tem bastante soluço, às do nada fica bastante irritado, quando esta dormindo apresenta episódios de bastante tosse, sempre pensei que ele estivesse se engasgando com a saliva. Tem dias que não quer comer nada e às vezes reclama de dor na barriga. O Sr. acha que pode ser ainda sintomas do refluxo????

    ResponderExcluir
  2. SIM! Atendo várias crianças nessa idade que AINDA TEM REFLUXO que foi mal tratado, apenas com medicamento.
    Existe um alto índice de crianças mais velhas, próximas a 9 anos de idade, que apresentam novamente refluxo se já o tiveram nos primeiros meses de vida, alto índice de asma e bronquite nessas crianças, e presença de problemas gástricos na adolescência e fase adulta.
    Não exite em tratar as CAUSAS do refluxo do seu filho Valéria.
    Procure um Osteopata

    ResponderExcluir
  3. Olá Dr. Mauro, minha filha tem 3 anos, ela já apresenta sintomas de astma, inclusive a Doctor dela prescreveu bombinha, e de uns dias para cá toda vez que ela chora, desencadeia uma tosse que a faz ter ânsias e se estiver com estômago cheio acaba por vomitar. Nossa, é direto, se ela chora já começa com esta tosse desenfreada e depois fica fazendo uns barulhos como se tivesse quase a vomitar, o que poderia ser. Obrigada.

    ResponderExcluir