segunda-feira, 29 de março de 2010

Tratamento do Refluxo em recém nascidos, bebês e crianças

O Refluxo Gastroesofágico (RGE) é um distúrbio do sistema digestivo, onde ocorre retorno do alimento do estômago para o esôfago. O RGE pode aparecer nos primeiros dias de vida do recém nascido, ou nos primeiros meses de vida (ou mesmo na fase adulta), com vômitos, ausência de ganho de peso, irritação antes de ser amamentado e após amamentação, criança fica irritada ao ser deitada, hiperextensão (quando a criança joga-se para trás), choro (devido a azia) entre outros sintomas.

O tratamento normalmente é feito apenas com medicamentos, mas a OSTEOPATIA traz uma abordagem totalmente diferente no tratamento do refluxo em crianças e bebês.



COMO FUNCIONA?

Alguns sinais na criança podem apontar possíveis causas mecânicas (disfunções articulares e irritação de nervos), que podem orginar-se no parto, no momento em que a cabeça do bebê é tracionada.
A Osteopatia é método fisioterapêutico que trata o refluxo através de técnicas manuais, relaxamentos, massagens, entre outras, que trabalham essas tensões que podem gerar o refluxo. Em média são necessárias 3 a 4 sessões, onde a correção das tensões leva a uma melhora, geralmente total, dos sintomas.

Em Curitiba, este serviço é oferecido na Clinica EGGO que fica no bairro Batel/Bigorrilho na rua Carlos de Carvalho n 2310, pelo Dr Mauro Gemelli.


Fone (41) 3312 9000.

108 comentários:

  1. Meu filho tem 2 anos de idade e tem dor no estômago. O pediatra falou que pode ser refluxo, mas ele não vomita.
    Ele bebe muita água, o tempo todo, porque diz que alivia dor. Será que é do refluxo? Osteopatia ajudaria ele?

    ResponderExcluir
  2. Helen, os sintomas descritos por você são de refluxo. Água alivia a azia! Vômito não necessariamente está presente. Seu filho pode ter refluxo leve de conteúdo ácido para o esôfago e é indicado sim fazer Osteopatia neste caso.
    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi tenho uma sobrinha de 1 ano e 10 meses e a pediatra disse que ela tem refluxo, mas ela toma LABEL desde bebe e ainda não resolvel, se não não consegue comer nada vomita tudo e faz ansia so de olhar. gostaria de saber se tem algum outro tipo de tratamento e se é possivel curar.

      Excluir
    2. Ola meu bebw tbem tem refluxo maia o label é só para diminuir a acides estomacal o remedio q é uaado para ancia e vomito causado pelo o refluxo é o domperidona

      Excluir
  3. Dr Mauro, tenho um bebê de 2 meses e meio que foi diagnosticado (clinicamente) como tendo RGE e está sendo tratado com medicamento. Vi que em média sáo necessárias de 3 a 4 sessóes. Gostaria das informaçoes pois resido em Joinville e seria necessário descolamento até Curitiba. Obrigada Ana Paula

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana Paula. infelizmente a única maneira de te responder é por aqui, então espero que consiga ler.
    A evolução na criança é sempre muito boa, e rápida. Mas são necessárias em média 3 a 4 sessões mesmo. Contudo, o intervalo de sessões pode ser de 1 semana a 15 dias. Não seria interessante por exemplo fazer duas sessões seguidas (num dia e noutro) pois não veríamos evolução mais acelerada. Infelizmente o tratamento depende do Osteopata, e você teria que se deslocar até Curitiba. Creio que o contato telefônico possa te esclarecer melhor sobre o assunto. Por Favor, entre em contato ou por email: osteopatia@eggo.com.br
    ou pelos telefones (41) 3312 9000 e (41) 8868 3848
    Obrigado por comentar
    Mauro

    ResponderExcluir
  5. Todo osteopata tem treinamento para tratar refluxo em crianças? Ou só aqueles que se especializaram nessa area? Resido em Itajaí_SC e conheço uma osteopata que já "consertou" meu marido. Meu bebe tem Refluxo e fiquei interessadíssima em utilizar a ostopatia para ajudá-lo.

    ResponderExcluir
  6. Lilian. Nem todos os Osteopatas têm formação para tratar bebês, e mesmo dentre os que tem, nem todos trabalham com bebês. O trabalho com crianças demanda de experiência, de habilidade para tratá-las. Infelizmente existem muitos profissionais que não tem capacitação, e ofertam este tipo de serviço. O resultado acaba não sendo satisfatório. Procure saber do curriculo deste profissional, sua formação. Depois, uma conversa por telefone pode te dar confiança. Se preferir, estou a disposição pra conversamos por telefone pra esclarecer maiores dúvidas, antes de você procurá-lo.
    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  7. Olá meu nome é Ligia tenho um Bebê de um mês e 10 dias desde q nasceu só chora ele dorme muito pouco e sempre q dorme a melhor posição é em pé no meu colo, o médico deu o diagnostico de refluxo e ele está fazendo o uso de medicações mas o resultado é muito lento e vejo q ele sofre bastante e eu também, pois não concigo dormir desde q ele nasceu! bom eu li os artigos sobre as massagens e tenho familia em curitiba e gostaria de saber se realmente o resultado é confiavel e os valores, pois resido em Florianopolis mas se preciso for estarei indo até curitiba para tentarmos a melhora do nosso bebezinho, estarei enviando meu email para melhor conversarmos por favor preciso de resposta urgente pois como falei desde q ele nasceu q não sei oq é dormir obrigada!!!!!! ligia.d@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá tenho um primo que só vomita e fica irritada quando é deitada,isso é Osteopatia?Ou outra coisa?

    ResponderExcluir
  9. Não, isso não é Ostepoatia.
    Osteopatia é um MÉTODO DE TRATAMENTO para Refluxo (e não uma doença).
    O Relfuxo Gastro Esofágico SIM pode causar Vômitos, e, por causa da azia pode ser responsável pela irritação (dor) do seu primo.
    Aparentemente este é um caso para ser tratado com Osteopatia.
    Espero ter esclarecido sua dúvida.
    Dr Mauro Gemelli

    ResponderExcluir
  10. Minha bebe está com 50 dias, o pediatra dela estava tratando como constipação, pois o nariz estava trancado, levei em outro pediatra e ele diagnosticou refluxo e explicou que o barulho no nariz e chiado no peito é devido ela não regugitar para fora, vai para o canal de respiração, qual o risco de maiores complicações? a Osteopatia é indicada nesse caso?

    ResponderExcluir
  11. Olá Carla.
    Sim, é um caso indicado para Osteopatia. Algumas crianças não apresentam sintomas comuns do refluxo (chamado Refluxo Oculto). O risco é de levar (ou já estar levando) à bronquíte, asma, e até pneumonias pos aspiração. O tratamento tem que ser focado no refluxo. A tendência é de todos os outros sinais e sintomas melhorarem consequentente.
    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  12. Tratamento Alternativo,

    Talvez não seja exatamente a área q vcs atendem, mas meu marido está sofrendo muito com hemorróida externa.
    Gostaria de saber se a cirurgia é a melhor opção nestes casos?
    Caso possa me indicar o profissional correto ouo alguma postagem, ficarei muti Grata.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Prezado Dr. Mauro,

    A minha netinha, Clara, logo nos primeiros dias de vida apresentou vários sinais de RGE. Agora ela está com 4 meses e sempre que mama,só no peito, chora muito regurgita e mesmo após ficar no colo em pé por até 40min. ela vomita várias vezes e parece que tem muita dor. Ela está sendo tratada com medicamentos como Label, Digesan, Sucrafilm e não estamos vendo melhora. Como ela mora em São Paulo, nós avós em Curitiba, gostaria de saber sua opinião a respeito de ser utilizada a Osteopatia e o intervalo entre as sessões. A minha filha tem sofrido muito e tem dormido muito pouco, preocupada com possível sufocação do bebe. Inclusive a Clarinha tem tido pouco ganho de peso e algumas vezes perde a respiração. Por favor aguardo sua resposta para combinar a vinda deles a Curitiba.
    Obrigada. Deleuse Cherobim
    deleuse@ufpr.br; nicolecherobim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, me chamo Rossana e tenho um filho com dois anos e três meses,trato ele do refluxo desde os dois meses, não sei mais o que fazer. Gostaria de saber se vocês atendendem pela UNIMED.

    ResponderExcluir
  15. Olá Rosana. A Osteopatia não é coberta por nenhum convênio. Portanto, atendemos apenas particular. Para maiores informações, entrar em contato com osteopatia@eggo.com.br ou pelo telefone (41) 33129000.

    ResponderExcluir
  16. OLA TENHO UM BEBE DE 6 MESES E JA USEI LABEL,E MOTILHO.AI PAREI DE USAR MAS AINDA NOTO QUE MEU FILHO FICA MUITO IRRITADO, AS VEZES CHORA MUITO NAO SEI SE É REFLUXO,PARECE QUE ELE ESTA COM COLICA.TABEM FICA SE JOGANDO PARA TRAS,E SO QUER MAMAR DE UM LADO. POR FAVOR UQ FAZER.

    ResponderExcluir
  17. Referente ao bebê de 6 meses: a permanência dos sintomas está relacionado a permanência da CAUSA do refluxo.A irritabilidade (e o sinal de se jogar pra trás) devem estar relacionados a azia, e as cólicas serem conseqüências do próprio processo do refluxo. Em casa, você deve eliminar o leite de vaca e derivados da sua dieta e do bebê, cuidar para que ele não engula ar enquanto mama, e evitar deixar ele na mesma posição por muito tempo. Independente disso, sugiro que você procure um Osteopata para avaliar e tratar de uma vez este problema para evitar complicações do relfuxo.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  18. Dr Mauro, boa noite,
    Algum profissional da area que o senhor possa recomendar em Florianópolis-SC?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Olá,Dr Mauro, meu nome é Debora e tenho um sobrinho de quase 40 dias. Ele nasceu prematuro aos 8 meses de gestação. Ele parece estar sempre esfomeado, nunca fica satisfeito, e está sempre vomitando. mesmo após ficar mais de uma hora em pé no colo, quando é deitado vomita (quase sempre). ele fica agitado, com o rosto avermelhado, se contorce e depois vomita. sempre ocorre independente do leite dado: do peito, complemento, complemento anti regurgitação. já aconteceu varias vezes de vomitar pelo nariz. será refluxo? o senhor indica osteopatia?

    ResponderExcluir
  20. Sim, ele tem refluxo. Pode ter uma disfunção do esfíncter esofágico, e por isso vomita quando deitado. A agitação as vezes é azia. Inclusive este sintoma de "contorcer". Pra mim, claramente seu sobrinho tem indicação de Osteopatia Debora. Logicamente, necessário acompanhamento com o Pediatra. Se precisar de mais informações, estou a disposição, inclusive por telefone no (41) 3312 9000.

    ResponderExcluir
  21. Greicy,
    em Florianópolis eu não conheço ninguém, mas entre neste link, que você encontrará profissionais, e telefones para ligar e se informar.
    http://www.osteopatiamadrid.com.br/guia_osteopatia.php?uf=SC
    Dr Mauro

    ResponderExcluir
  22. Olá!! meu nome é Cristiane e morro em Concordia SC, tenho um bebe de tres mese e meio, gostaria q alguem pudesse me ajudar.
    Segundo a pediatra ele tem intolerancia a lactose e a proteina e tambem refluxo ai não estou conseguindo fazer nem um tipo de tratamento, pois tentei dar label, motilio,digesan e nada resolve ele chora cada vez mais, estou tendo q dar lisador de 6/6h e unico leite q consegui adaptar foi"NEOCATE" q custa em média R$590,00 a lata mas mesmo assim ele tem bastante colicas e regurgita bastante em média a cada 100ml mamado volta 30ml.
    Por favor alguem pode me ajudar desde ja agardeço. Meu email é crisivogrando@hotmail.com, e fone (049)34444258

    ResponderExcluir
  23. se alguem tem bebezinho com esse mesmo problema de refluxo, gostaria que me adicionasse no MSN para trocar ideias, obrigada.
    rubia.orto@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  24. Tive um parto dificil a bolsa estourou as 11:00 e a cesariana foi realizada as 21:00 o hospital informou que estaca esperando a medica chegar, senti muita dor e o bebe estava sentado. Resumindo nasceu numa sexta feira 20:00hs e as 02:00 da madrugada veio para mama, foi quando minha irmã percebeu que o nenen estava botando uma baba em quantidade pela boca e um barulho nas costas chamamos o berçario na mesma hora e me informou que o nenen iria ficar em obs. Tive alta no Domingo e o bebe foi para UTI, alegaram que ele estava com uma infecção (que até hoje não sei do que realmente, a medica disse que os dedos do pé esquerdo tramelado foi devido ele esta sentado o tempo da gestação. Passaram 15 dias ele teve alta. Ele mama com dificuldade, se esgasga direto, não dorme a noite. Eu tbm não durmo quase nada porque ele se sufocou com o engasgo, levei ao hospital que pediram atenção máxima para que o engasgo ao o sufoque. Um pediatra disse que teriamos que tratar esse refluxo com osteopatia. Por favor me oriente um quanto ao refluxo e outro o pezinho dele se é cirurgico ou o que fazer.
    Gl de Recife.
    gl.novaes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Alguem que já fez a osteopatia poderia postar, pra nos falar se resolveu realmente o problema????

    ResponderExcluir
  26. Olá Dr. Mauro,
    minha filha tem 2 meses e meio (nascida de parto cesárea)e foi diagnosticada inicialmente com refluxo grau 1 com 1 mês. Refizemos o exame agora e acusou grau 2. Porém, ela está em uso de Label e não se adaptou aos medicamentos Motilium e Digesan e o pediatra afirmou não ter nenhuma outra opção. Mesmo com o Label ela continua irritada, não dorme e não consegue mamar muito(em torno de 70ml) se contorcendo o tempo todo.Seria indicado tentar a osteopatia? Conhece algum profissional no Rio de Janeiro? Pois moro em Petrópolis e sei que aqui não terá.Já agradeço desde já

    ResponderExcluir
  27. Olá Mãe do Rio de Janeiro.

    Entre neste link
    http://www.osteopatiamadrid.com.br/guia_osteopatia.php?uf=RJ
    e veja a melhor opção pra você. Perceba que na lista terão ALUNOS e OSTEOPATAS (já formados).
    Espero que ajude,

    Dr Mauro Gemelli, Osteopata

    ResponderExcluir
  28. Ola dr Mauro, poderia indicar algum(ns) profissional(ais) da área em SP? Agradeço. Adriana.

    ResponderExcluir
  29. Dr Mauro, mais um comentário: quando vc deu entrevista para transamérica e comentou que uma possível causa do refluxo em bebês deve-se a tensão de um nervo e apontou para a parte de trás da cabeça, quase infartei... é que minha mãe tem um problema neurológico grave, uma doença chamada nevralgia do trigêmio. Esse nervo fica atrás da orelha e abre para os olhos, nariz e boca e no caso da nevralgia, se chocam. Sempre fico preocupada se esta doença de minha mãe é genética, ou não e quando tocam em assunto neurológico fico em pânico porque é uma doença terrível. Por acaso, você saberia informar se há alguma associação deste nervo que você mencionou com este trigêmio? Meu bebê de 5 meses tem refluxo há 2 meses e minha filha de 4 anos também teve refluxo. Ambos nasceram de parto normal, entretanto, minha filha nasceu de fórceps. Obrigada. Adriana

    ResponderExcluir
  30. Olá Adriana. Em São Paulo Capital tenho 2 profissionais:
    Rosana Pereira - Osteopata
    São Paulo (11) 9982-6942
    Trabalha na Cia Atlética do Shopping Motumbi.
    E David Antônio Souza Costa - Osteopata
    São Paulo (11) 5505-2250/(11) 7860-1549 que trabalha na Cia Atlética do Brooklin.

    O nervo VAGO (10o par cranianano), por vezes acopmetido no refluxo, NADA tem à ver com o TRIGÊMIO (5o par). Fique tranquila. Mas, seria interessante que sua mãe procurasse também um Osteopata, pois algumas compressões do trigêmio tem indicação de tratamento com Osteopatia.

    E sim, o FÓRCEPS faz muita diferença no que diz respeito a possíveis traumas ou tensões no momento do parto. Pode significar a causa de tensões que geram o refluxo.
    Fique atenta se sua bebê não apresenta sinais respiratórios, pois pode aprensentar ainda "sequelas do refluxo" tratáveis com Osteopatia.
    Att

    ResponderExcluir
  31. Oi, meu filho toma leite de caixinha ou de pacote e passa mal, tipo a bariga fica enxada e vomitando um liquido tipo aguá e azedo, chora de mais e quer bastante aguá. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  32. Dr. Mauro, Quero muito agradecer pela iniciativa deste blog,e por seus esclarecimentos. Graças a eles estou tratando meu bebê de quase três meses com osteopatia.Ele nasceu de 36 semanas e tem refluxo. Está tratando com a medicação e com a osteopatia. Moramos no interior de SP e estamos tratando com o Dr. Rogério Queiroz em Campinas, observamos uma melhora já no primeiro atendimento.Grande abraço

    ResponderExcluir
  33. Dr.meu bb tem 2 meses e tem um chiado muito forte no peito,se engasga frequentemente no sono e chega a perder o ar,fica todo vermelho e apresenta uma tosse q de vez em quando parece cheia de catarro outras parece muito seca,regurgita,mas nada anormal,já levei a varios medicos e eles tratam com nebulização,mas ñ adianta,o dr.acredita q possa ser refluxo e se sim,a osteopatia seria indicada p ele?espero q me responda pq já ñ aguento mais ouvir médicos me falarem q ele só está resfriado.

    ResponderExcluir
  34. Andressiele: provavelmente seu filho tem intolerância a lactose

    Amparo: Obrigado pelo comentário. Muito bom saber que contribumos de alguma forma.

    Lilian: SIm, tem todos os sinais de refluxo que a Osteopatia trata. Procure o quanto antes um Osteopata, pois os sintomas sã de "refluxo Oculto" e são tratáveis com Osteopatia.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia Dr. meu filho tem 3 meses e ele chora muito mama bem mas passando alguns minutos ele gorfa e depois de alguns minutos dinovo comeca a sair leite sem azedar ja fui em um gastro pediatra e 5 pediatras diferente e eles dizem que gorfar e normal,tenho muito medo de acontecer isso a noite com ele dormindo por favor me ajude.desde ja obrigada.

    ResponderExcluir
  36. Olá Josi Andrea
    Me diz de que cidade você é, que te indico um Osteopata para você levar seu filho para tratar. QUanto antes procurar, antes ele evolui.
    Att

    ResponderExcluir
  37. Desculpe Dr.esqueci que por a cidade,sou de cianorte Parana .

    ResponderExcluir
  38. Dr. sou de cianorte parana desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  39. Olá Dr. Mauro , gostaria de saber se é presciso apertar muito a barriga do bebe quando se usa a Osteopatia para melhorar o refluxo , pq vi uma massagem e fiquei com muito medo por que o bebe gritava de dor . Aguardo resposta e desde já agradeço .

    ResponderExcluir
  40. Bom, "apertar" demais é relativo. é difícil eu te dizer por aqui se o que esta sendo feito é forte demais, ou é o usual. O que sabemos, é que as manobras da Osteopatia de forma alguma são dolorosas para o bebê. Um bebê có$ cólica, porém, pode chorar no momento das manobras, mas por cólica. Não ê agradável receber massagem enquando "a barriga dóí"! Muitas crianças choram na sessão de osteopatia, mas nenhuma por dor! Somente se realmente estiver sendo realizado de forma errada. Fome, cólica, sono, susto sim são motivos de choro frequente. Ah, e quase nenhuma criança "gosta" de ser massageadas na cabeça! Resultado: choro! Espero ter ajudado. Att

    ResponderExcluir
  41. dr mauro meu filho tem cinco anos mas desde de recem nascido foi diagnosticado que ele tinha refluxo comecei o tratamento mas so por um mes porque nao tinha condição de comprar o remedio ai parei mas agora queria continuar o tratamento dele mas os medicos daqui fala que com o tempo cura sozinho mas meu filho ainda tem alguns sintomas principalmente quando ele tosse ele vomita,queria saber se e verdade que o refluxo cura com o tempo sem tratamento ou se os medicos que me falou isso não quer faser o tratamento do meu filho desde de ja muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O crescimento e o hábito de ficar sentado e em pé (que ocorre no crescimento do bebê) pode reduzir sim os sintomas do refluxo, mas em muitos casos o refluxo permanece com a pessoa até a fase adulta. ENtão, é preciso tratá-lo e não somente medicar os sintomas (azia e vômito).
      Não é porque a criança não vomita que ela não tem refluxo.
      Na Osteopatia, encontramos muitas crianças com vários sinais mecânicos que explicam o refluxo, com isso, criou-se técnicas manuais de tratamento que eliminam AS CAUSAS do problema.
      Então, PODE ocorrer da evolução ser expontânea, mas pode não ser resolvida completamente. A questão então é: vale a pena arriscar esperar existindo um tratamento efetivo para o problema, que é rápido, não tem contra indicação nem efeito colateral (como a medicação tem)????
      Procure um Osteopata, mãe!

      Excluir
  42. meu filho tem sinusite e refluxo quando ele arruina da sinusite ele vomita mais queria saber o porque?se uma coisa tem aver com a outra.aguardo sua resposta e desde ja agradeço muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o refluxo pode causar a reação inflamatória da Sinusite. Ainda, quando ele engole muita secrecão advinda da sinusite, que, muitas vezes acaba na garganta e sendo engolida, naturalmente o corpo prefere expelir (vômito) do que levar ao intestino. Isto se deve ao fato de poder conter infecção deste muco, e não é interessante para o corpo manter este material expondo-o a mais infecção.
      A Osteopatia pode tratar todos estes processos. Procure um Osteopata!

      Excluir
  43. fabio.fcosta@ig.com.br24 de fevereiro de 2012 às 17:26

    Dr. Mauro,
    Gostaria de agendar uma consulta para a minha filha de 40 dias, está sofrendo muito com o refluxo, como faço para conseguir esta consulta.

    ResponderExcluir
  44. Dr. Mauro
    Minha filha tem 38 dias e está com refluxo, gostaria de agendar uma consulta, mas não estou conseguindo contato pelo celular e fixo. Como faço para agendar uma consulta?

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde,

    Minha bebê tem 2 meses e 10 dias e há cerca de um mês ela começou a chorar durante as mamadas. Levamos ao médico e ele dise que ela está com refluxo. Ele receitou motilium e label. O outro pediatra no entanto disse que ela tem intolerância a lactose, aí tirei todos os alimentos e derivados que pudessem ter leite da minha alimentação. Fiz o teste de icar uma semana sem ingerir nad que tivesse leite e vimos que ela teve uma leve melhora. Resolvemos então aplicar a medicação indicada pelo primeiro médico. Em três dias ela tinha voltado a mamar direitinho. Como ela voltou a mamar bem, eu voltei a ingerir algumas coisas que tinham leite, muito de leve na verdade. Não sei se foi coincidencia, mas há 1 semana ela voltou a chorar nas mamadas. Mama uns cinco minutos e larga o peito chorando muito. Ela tenta pegar o peito mas logo larga de novo e começa a chorar. Deixo ela em pé nestes casos e ela arrota e se acalma. Aí consigo dar mais uns 3 a 5 minutos de mama até ela chorar de novo.
    Será que isso é realmente refluxo? Seria o caso pra trata com osteopatia? Como são as sessões? Qual os valores?

    Por favor, aguardo um retorno, pois estou ficando realmente muito preocupada com ela.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kely
      Sim, isso pode significar Azia, consequencia do refluxo. O choro é pela dor. Normalmente essas crianças se jogam para trás nessa hora. Creio que a osteopatia pode sim ajudar muito sua filha, já que o refluxo tem uma causa mecânica em quase todas as crianças, e a medicação só ameniza sintomas mas não trata as causas. Me diz em que cidade mora, que te indico um Osteopata. Se for em Curitiba, ligue no 3312 9000 para maiores informações
      Att

      Excluir
  46. OI DR.ME AJUDE POR FAVOR, MEU BEBE TEM UM MES E MEIO E HA UM MES FAZ TRATAMENTO PRA REFLUXO, POREM NOTO QUE TEM ALGO QUE O INCOMODA MUITO, POIS ELE DORME POUQUINHO, CHORA DESESPERADAMENTE . NAO SEI O QUE FAZER JA TENTEI COLCA-LO EM POSICOES DIFRENTES PRA AGRADA-LO ,MAS...TUDO EM VAO NADA AMENIZA A DOR. POR FAVOR ME RETORNE. O QUE POSSO FAZER PRA AMENIZAR ESSE DESCONFORTO? DESDE JA AGRADECO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosângela, provavelmente seu filho tem azia e você terá que levá-lo a um Osteopata para tratar as CAUSAS do refluxo e não somente os sintomas, com medicação.
      Dificilmente você consiguirá resolver este problema somente com condutas em casa.
      Me diz onde você mora que te indico um Osteopata mais próximo.
      Att

      Excluir
  47. Marcos
    Olá, moro no rj. Minha Filha tem 2 meses, e possui os sintomas de refluxo. Existe aqui no rj alguma clinica que Dr. conhecça e me indique ou profissional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue o n;umero do Coordenador da Escuela de Madrid no Rio para você etrar em contato Marcos e ter indicação de quem está trabalhando com Osteopatia Pediátrica lá.
      André de Aragão Chediek
      www.ceart.com.br
      Coordenador no Rio de Janeiro
      Rio de Janeiro (21) 7832-8297

      Outros Osteopatas no Rio:

      André Trindade Vidal
      Osteopata
      Rio de Janeiro (21) 9888-1854

      Elaine Monteiro de Carvalho
      Osteopata
      Rio de Janeiro (21) 2438-9140
      Fábio de Souza Lima Antonucci
      Osteopata
      Rio de Janeiro (21) 8102-2036

      Frederico de Oliveira Meirelles
      http://fredericomeirelles.com/
      Osteopata / Monitor
      Rio de Janeiro (21) 7882-2248 (21) 8198-5951

      Excluir
  48. ola bom dia meu nome e tatiana meu bebe tem 2mses e tem refluxo moro no espirito santo aqui tem esse tratamento.fico agrata se puder responder.

    ResponderExcluir
  49. Oi Dr. Mauro pelo que li minha filha de 1 mes parece estar com sintomas de refluxo pois ela se contorce muito na hora de dormir chegando a curvar-se toda parecendo melhorar nessa posiacao, as vezes fica salivando cospindo e raramente poe leite pra fora, e durante a mamada algumas vezes ela fica muito agoniada depois de um tempo, aih coloca a boca no peito engole um pouco e depois chora, ainda na respiracao de vez em quandop parece um ronquinho pelo nariz. Moro em niteroi e gostaria que o Sr. me indicasse algum osteopata por aqui ou no Rio de janeiro.
    obrigada

    ResponderExcluir
  50. Wellington Ramos Ligeiro
    Osteopata
    Niterói (21) 9301-4639

    att

    ResponderExcluir
  51. Dr. Mauro, boa tarde, minha filha de 2 meses está comcom remédios n refluxo e o tratamento com remédios não tem dado resultado. Gostaria de consultar um osteopata, o Sr tem o contato de algum em São Paulo? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula Cochar - São Paulo (11) 8363-8410
      Rosana Lucia Pereira de Souza - São Paulo (11) 9982-6942

      Excluir
    2. Obrigada Mauro pela indicaçao!!! UM FORTE ABRAÇO PRA VOCE!! SUCESSO!!!
      ANA PAULA COCHAR

      Excluir
  52. tenho um bebe de 1 mes e 7 dias gostaria de saber se os remedios que estou dando pra minha filha sao indicados para a idade dela.....peridona domperidona 1mg/ml.. e o outro ultidin cloridrato de ranitidina50mg/10ml se posivio me enformar ja nao sei mais o que faso

    foi a farmaseutica que me deu..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe mas não posso como fisioterapeuta receitar ou sugerir medicamentos mãe. Veja isso com o Pediatra.

      Excluir
  53. Ola meu nome é cintia e tenho uma filha de 2 anos e 5 meses, fiz varios exames e ela foi diagnosticada com refluxo e adenoide de 75%, ela te inflamação na garganta pelo menos 2 vezes ao mes e estou fazendo um tratamento com domperidona ja fz 1 mes, porem continua tendo inflamação na garganta, não sei mais o que dfaso, por favor me ajude frata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um Osteopata Na sua cidade.Pode ser realmente uma consequencia do Refluxo.

      Excluir
  54. dr mauro germelli me chamo cida
    olha tenho um bebe de 50 dias ela sofre muito com isso por que agente escuta o liquido na baca dela ja to desesperada ela se engasga chora eu moro em bezerros pe nao sei aqui tem esse é meu emeil starlove65@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pode ter uma hipotonia dos músculos da deglutição,além de Refluxo. Único contato próximo é:
      Wivian Pires Ribeiro
      Osteopata
      Recife (81) 3061-6894 / 9650-7237
      Att

      Excluir
  55. BOM DIA Dr MAURO.... SOU DE SAPEZAL MT UMA CIDADE A 500 KM DE CUIABA MT, MINHA ESPOSA FALECEU QUANDO MEU FILHO TINHA 40 DIAS HOJE ELE COMPLETA 6 MESSES E ELE TEM REFLUXO MUITO FORTE, ANDEI LENDO SOBRE OSTEOPATIA E GOSTARIA QUE O SENHOR ME INDICASE ALGUM MEDICO EM CUIABA.

    OBRIGADO
    welington_1984@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. Ola Dr minha filha tem todos esses sintomas sera que ela tem refluxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sim mãe. Leve sua filha a um Osteopata.

      Excluir
    2. Moro rm sp zona sul pode me indicar um

      Excluir
    3. Ana Paula Cochar
      Osteopata
      São Paulo
      (11) 8363-8410

      Edmilson Cruz
      Osteopata
      São Paulo
      (11) 9377-7774

      David Antônio Souza Costa
      Osteopata
      São Paulo
      (11) 5505-2250

      Excluir
  57. olaDr minha filha nao consegue dormir toda hora que vai mama fica irritada gorfa bastante e depois de arrotar ela fica com soluço ela tem 2 meses sera que pode ser refluxo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente Felipe. É o perfil de uma criança que tem azia quando mama. E é uma idade bem comum de apresentar estes sintomas. Sugiro que procure um Osteopata.

      Excluir
  58. Olá Dr. Mauro, meu filho tem 45 dias hoje, ainda não fiz exames para saber se ele tem refluxo, mas o pediatra disse que é provavel ele ter devido a sair de algumas mamadas leite pelo nariz e boca, devido a isso me passou motilium para ele e label só dpois de dois meses, mas gostaria de saber se com este tratamento some logo se for refluxo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Osteopatia é um tratamento ESPECÍFICO para as CAUSAS do refluxo, então, a resposta é SIM!

      Excluir
  59. Boa tarde Dr. Mauro.
    Sou do Rio de Janeiro e meu filho de 2 meses também tem refluxo. O senhor conhece algum Osteopata que trate de bebês aqui no Rio? Poderia me passar o contato? Desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir
  60. oi meu filho de seis meses tem refluxo desde que tinha apenas dias de vida,desde entao ele toma domperidoma,mas aida nao melhorou.ele vomita muito forte.o que eu faço,pois fico nervosa3e choro muito.de ver ele chorando,pois ele chora muito e nao dorme direito

    ResponderExcluir
  61. BOA TARDE!TENHO UMA BEBÊ QUE TEM REFLUXO DESDE 20 DIAS DE NASCIDA E AGORA TEM 3 MESES E ATÉ AGORA MELHOROU UM POUCO, JÁ GASTEI MUITO COM MÉDICO,REMÉDIOS E MAMADEIRAS. ESTOU DESESPERADA, MORO EM BELÉM PA E NÃO SEI SE AQUI TEM ALGUM PROFISSIONAL QUALIFICADO.SE PUDER ME AJUDAR FICARIA GRATA. POR FAVOR ME RESPONDA.
    ATT: RENATA COSTA

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde dr. Minha bebe tem 3 meses, e a uns 20 dias comecou a nao querer mais mamar, somente dormindo consigo dar o peito, estqmos dando mylanta plus e losec.mups, a duas semanas, ela nao vomita mas tem azia e acredito que cilica tbm, pode recomendar um osteopata em Joaçaba, Sc?

    ResponderExcluir
  63. boa tarde, gostaria de saber se vcs poderiam me indicar alguem em guarapuava - pr, obrigada, adriana

    ResponderExcluir
  64. Meu bebe tem 6 meses e esta c alguns sintomas de refluxo. Indicação de osteopata em Bh-Mg?

    ResponderExcluir
  65. Olá meu filho tem 2 meses e as vezes regugita pelo nariz.. E ultimamente venho ouvindo um chiado no peito dele e ele esta tossindo muito e ta com a garganta como se estivesse inflamada.. Isso pode ser refluxo?

    ResponderExcluir
  66. Boa noite, meu filho tem 2 meses e refluxo agudo desde o nascimento. Já foram alternados e administrados vários medicamentos. Sendo que nenhum surtiu efeito.
    Gostaria muito de uma indicação para Belo Horizonte-MG. Urgente.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  67. Bom dia ,minha filha tem 3 meses e fica agoniada pegando na orela ,as vezes fico achando que é dor de ouvido mas não é ?o que sera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe, este sintoma é inexpecífico e acho melhor questionar o pediatra para melhor avaliação.

      Excluir
  68. Boa noite Dr Mauro!! Meu filho foi diagnóstico com refluxo antes de 1 mês de vida... Ele apresentava nariz entupido, fica se esticando nas mamadas e logo após. Ele n regurgita , raramente acontece isso. Mas ele n dorme bem a noite, acorda se contorcendo, e tem mts gases tb. Será que eh azia? Bom eu soube do tratamento com osteopatia e levei ele em um profissional aqui em salvador. Porém na primeira sessão fiquei super esperançosa ao sair da sessão, porém não foi cm eu pensava. Eu dormir super mal, continuou se esticando nas mamadas. Falei com o fisioterapeuta e ele disse que as vezes acontece um efeito exacerbado para depois ir melhorando. Isso acontece ? Pois já tem 3 dias q fiz a primeira sessão e n estou vendo melhora. Vc tem algum profissional aqui em salvador que possa mim indicar? Aguardo ansiosa pelo retorno. Obrigada

    ResponderExcluir
  69. Oi Mãe! As vezes a melhora pode vir depois de duas ou 3 sessões, oi em torno de 10 dias após inicio do tratamento. ! Os sintomas que ele apresenta, tem uma indicação forte para osteopatia, o que significa que seu filho deve apresentar melhora! Aconcelho que você mantenha o tratamento com este profissional, e caso não aoresente evolução, entre em contato que posso tentar te indicar alguém. Ok?

    ResponderExcluir
  70. Ola DR Mauro! Algum profissional na região de Cascavel PR para me indicar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  71. Dra Mauro bom dia!!! Entrei em contato aqui pelo blog semana passada, pedindo referência de Osteopata aqui em salvador. Levei meu filho na segunda sessão e não vi melhora dos sintomas do refluxo. Continua mt inquieto nas mamadas, tosse, solucos ainda permanece. Gostaria de uma indicação de outro Osteopata aqui em salvador. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe, o ideal éaguardar sté a terceira sessão, mas me envie um email pra eu te indicar outro profissional : osteopatia@eggo.com.br

      Excluir
  72. Bom dia Dr Mauro meu filho tem 24 dias e de uma semana p cá anda fazendo um barulho com a garganta como se estivesse com a garganta inflamada, ele fica muito tempo no peito e depois fica vomitando muito quando tento coloca-lo p arrotar ele n gosta é fica se jogando p trás gostaria de saber se tem algum médico em Belo Horizonte p senhor me indicar

    ResponderExcluir
  73. Informação de curso de Osteopatia Pediátrico no brasil !! Eliane eli.cg@ig.com.br Obrigado

    ResponderExcluir
  74. Ola DR Mauro! Algum profissional na região de Passo Fundo - RS para me indicar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  75. Poderia me indicar um osteopata em Belém/PA?

    ResponderExcluir
  76. Poderia me indicar um osteopata em Belém/PA?

    ResponderExcluir
  77. Dr Mauro G e m é li
    Meu marido tosse muito e vomita na hora q esta dormindo devido ao refluxo..esta tratando com omeprazol e bromoprida.
    O que deve fazer para dormir bem... parar essa tosse chata

    ResponderExcluir
  78. Dr. Mauro, vi seu artigo no guia Manual da Mamãe. Meu filho tem 6 anos, e por causa de uma rouquidão crônica que já dura três anos, descobrimos que ele tem refluxo. Quando bebê, tomou Label por um ano, mas eu achava que o refluxo já havia sido superado, pois ele não demonstrava mais sintomas. È muito tarde para tratar com osteopatia? Obrigada! Adriana-Curitiba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tarde não. Pode procurar-nos em Curitiba pois se a causa for mecânica (tensional) esse quadro melhora com a osteopatia!!

      Excluir
  79. Olá Boa noite!. Meu filho tem um ano e 2 meses. E foi diagnosticado com refluxo oculto. Estou lendo os comentários sobre o tratamento com a osteopatia e me interessei muito pelo tratamento. Mas moro muito longe. Será q o senhor indica algum profissional em Palmas Tocantins? Ou quem sabe em Goiânia? Acredito q aqui não tenha.o senhor pode me ajudar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  80. Olá. Tem alguma indicação de profissional em Campo Grande/MS? Minha filha tem refluxo.

    ResponderExcluir