segunda-feira, 4 de março de 2013

Dor no ombro pra fazer exercício? Bursite? Tendinite no ombro? Trate antes que precise de cirurgia!

Por acaso você anda sentindo dores na articulação do ombro quando o eleva, ou quando deita em cima dele, dor que as vezes lateja, ou dores que descem pela lateral do ombro? Você pode estar com Síndrome do Impacto do Ombro (SIO)
Figura 1. Voleibol


Muitas pessoas que praticam esportes (Figura 1) ou que iniciam atividade física começam a desenvolver dores nos ombros em especial quando elevam os cotovelos acima da linha do pescoço. Muitas vezes essas dores se iniciam por traumas ou por atividades repetitivas. Estes são fatores de causa de tensão muscular.
Nessa hora, se existir tensão muscular que limite o movimento da escápula (o osso triangular que fica atrás do ombro), músculos peitoral menor (Figura 2), pode ocorrer o chamado IMPACTO DO OMBRO. A escápula pára de se elevar, o osso do braço (úmero) continua subindo e comprime tendões e bursas  (Figura 3) que estão entre a escápula. O resultado é uma inflamação destas estruturas devido ao traumatismo repetitivo que ocorre toda vez que o ombro for elevado.
Figura 2. Músculo Peitoral Menor

A tensão destes músculos pode ainda vir da cervical, de uma disfunção de movimento do próprio ombro (escápula, clavícula) originados de algum trauma recente ou antigo, ou de movimentos repetitivos de esportes como vôlei, basquete ou natação.

E o que você pode fazer para melhorar?
Procure um Osteopata, e faça muito gelo!
O Osteopata é o profissional que trabalha para melhorar de forma rápida a mobilidade das articulações e, consequentemente, melhorar o movimento articular. Isso elimina a causa! Talvez seja preciso fazer reforço muscular após essa melhora. CUIDADO, existem exercícios específicos a serem realizados para os ombros nesse caso! Academia pode piorar o quadro se feito de forma errada.
O gelo (Figura 4) é um excelente analgésico e anti-inflamatório para esse tipo de inflamação ( para mais informações, clique aqui).
Figura 4. Bolsa de gelo.

Figura 3. compressão da bursa
na elevação do braço


PROCURE UM OSTEOPATA, procure seu ortopedista ou procure um educador físico, mas não espere piorar e precisar de uma cirurgia!



11 comentários:

  1. No meu caso, ja fiz muitas fisio.. muito de tudo, de raio-x a "RM" fiz tudo, e nada de minha tendinite no ombro melhorar , acho que ja era, vou morrer com isso.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Sinto uma dor no meio do tórax como algo mim furando e dos dois lados na mesma direção, queima e agira parece que tem algo andando sobre as costas. O que será Dr? Se possível gostaria de ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma disfunção de costela. Ela irradia dores no peito e nas costas ao mesmo tempo, podendo correr pela lateral do torax. Pocure um Osteopata para avaliação, ou um ortopedista para ralizar exames.

      Excluir
  3. Quem tem tendinite no ombro, não pode fazer musculação mais?

    ResponderExcluir
  4. Dr já estou entrando na segunda semana com uma dor abaixo do ombro quando movimento o braço sinto dores como se tivesse levando alguns choques e meu dedo mindinho da mão esta sempre dormente o que pode esta havendo?

    ResponderExcluir
  5. Sinto fortes dores quando pratico natacao ombros e pescoco o que fazer nesse caso ja que nao posso com exercicios de impacto tenho 46 anos e historico de artrite na familia grata!

    ResponderExcluir
  6. Sinto uma espécie de agonia nos braços e mãos . Principalmente do lado esquerdo.
    É alergia ou muscular ?

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma tendinite cronica e ainda por cima com calcificação já fiz 40 sessões de fisioterapia e nada de melhoras. Não consigo trabalhar com dores. O que mais posso eu fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra calcificação tome cloreto de magnésio que ele tira isso.
      Abraço

      Excluir
  8. Sinto dor no estomago indo pra de abaixo do peito esquerdo uma agonia no peito correndo pro braço ja FIS o eletrocardiograma e o medico desse q não era coração o que pode ser mim ajude ai fico grata

    ResponderExcluir