segunda-feira, 9 de maio de 2011

Por que quase toda gestante tem dor nas costas?

Dor nas costas, dor lombar, lombalgia, eventualmente dor ciática, ou ciatalgia. São todos sintomas de dor de uma mesma região e que podem possuir na futura mamãe provavelmente a mesma causa: ESTRESSE MECÂNICO.

Por que as costas doem na gestante?
A dor é uma resposta fisiológica do corpo quando ele ou parte dele é estressado a ponto de causar lesão tecidual. Ou seja, DOEU? algo está errado!
E na gestante, o aumento do peso (de 10 a 14Kg aproximadamente) leva a uma alteração do centro de gravidade (CG). Sendo assim, o corpo passa a "tender a cair pra frente",  e força o corpo fazer mais força com os músculos das costas para não cair, e isso aumenta a fadiga destes músculos, além de aumentar a compressão na coluna.
 Esse aumento do trabalho do músculo resulta em dor muscular por fadiga (acúmulo de "ácido lático") e dor de ligamentos (ardência/queimação).

O que exatamente está errado na gestante então para ela sentir dor?
A dor aparece se não existir uma boa função muscular para suportar as mudanças do corpo ( CG de peso). Para prevenir então, a melhor coisa a fazer, é ATIVIDADE FÍSICA ACOMPANHADA! Pilates, fisioterapia, hidroterapia. Escolha a sua! Mas não fique sem fazer.

E a dor já apareceu. O que fazer?
A automedicação não deve acontecer NUNCA, especialmente na gestação.
Para driblar a limitação do uso de medicação da gestante, uma opção é a OSTEOPATIA para gestante, que ajuda a realinhar e devolver à função as articulações, reduz o estresse sobre ligamentos, discos intervertebrais, e fadiga muscular. Além disso, exercícios específicos são utilizados para fortalecer e reequilibrar todo o sistema.



E se a dor desce pra perna? É hérnia? É Ciática?
A dor ciática não necessariamente é por hérnia de disco. Dor muscular e sobre ligamentos podem gerar dores irradiadas para a parte posterior da perna, e simular uma dor ciática. Mas só uma avaliação pode diferenciar uma dor da outra.

Se a hérnia de disco acontece na gestação, a única saída é o tratamento conservador, pois hoje não considera-se a cirurgia como uma opção nesta fase.

Ainda ficou com dúvida? Escreva para osteopatia@eggo.com.br ou ligue (41) 3312 9000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário