quarta-feira, 31 de março de 2010

Enxaqueca e dor de cabeça tem cura com Osteopatia?

SIM, podem ter!

Mas será que a sua dor é Enxaqueca? Você precisa considerar duas coisas: Primeiro, o que é enxaqueca? e depois o que pode simular uma crise de enxaqueca?

São características da Enxaqueca:

1 - dor há pelo menos dois anos, com crises com intervalo de no máximo 3 meses;
2 - apresenta sintomas de áurea ( pontos luminosos meia hora antes da crise);
3 - fotofobia (irritação e maior dor na presença de muita luz) e ao barulho;
4 - dores caracteristicamente unilaterais, e geralmente sem associação a outros fatores.

Acontece que muitas pessoas acham que têm enxaqueca e na verdade apresentam DOR DE CABEÇA apenas. Muitas pessoas têm dores de cabeça tensionais, mas frequentemente.

Uma dor de cabeça pode ser causada por irradiação de dor de músculos do pescoço. Essa irradiação é a mesma que o coração faz para o braço esquerdo quando está tendo um infarto, que serve pra avisar que algum problema está acontecendo.

São problemas que podem gerar dor de cabeça frequentemente:
Tensões musuclares subnucais, diminuições de movimento de articulações cervicais, distúrbios da ATM (articulações temporo-mandibulares), distúrbios genito-urinários (útero) e pelve e até mesmo disfunções de fígado, por exemplo. Essas disfunções musculo-articulares podem gerar dores irradiadas, tensões sobre circuação cerebral, e gerar crises de dor frenquetes (enxaqueca).

enxaqueca osteopatia dor de cabeça quiropraxia tratamentoMuitos músculos no nosso corpo fazem essa irradiação de dor quando estão sobre sofrimento (deficiência na circulação, assim como com o coração). Essa dor, na cabeça, pode ser irradiada para o fundo dos olhos e região supraorbital, topo da cabeça, nuca e têmporas, por exemplo.

Tratamento medicamentoso: na sua maioria visam melhorar a circulação intra-craniana. Outros bloqueiam transmissão de impulsos dolorosos (o que pode gerar efeitos colaterais, como sono).


A Osteopatia é o tratamento que considera todos os fatores mecânicos da dor de cabeça. Trata-os (CAUSA) e elimina-se a consequência, que é a dor de cabeça. Cessam-se as crises, necessidade de uso de medicações e as consequências de uso crônico de medicamentos.

Tratamento para hérnia de disco sem cirurgia?

Sim! É possível tratar hérnia de disco, sem precisar operar.

COMO?

tratamento sem cirurgia hérnia de disco osteopatia quiropraxia mckenzie lombarPrimeiro, entenda o que é e como a hérnia de disco pode se formar.
A hérnia de disco é a "saída do disco" que fica entre as vértebras.
Existe basicamente duas causas: um trauma ou a degeneração por estresse.

A primeira é resultado de uma queda sentado no esporte ou numa escada, por exemplo. É um caso agudo, geralmente com sintomas muito intensos.

tratamento sem cirurgia hérnia de disco osteopatia quiropraxia mckenzie lombar
A segunda, é resultado de microlesões decorrentes de pequenos traumas ou posturas "erradas" associadas a de movimentos repetitivos que estressam muito o disco intervertebral. A longo prazo, o disco se desidrata, e "adoece", onde pode ocorrer o deslocamento de parte do disco. Se este deslocamento ocorrer para trás (em direção da medula e nervos) pode comprimir um nervo e causar a dor ciática (dor que desce para a perna).
tratamento sem cirurgia hérnia de disco osteopatia quiropraxia mckenzie lombarNeste momento pode se desencadear uma crise de dor ciática, resultado principalmente da inflamação que ocorre no local.
As crises podem ir e vir, dependendo da inflamação que aparece por causa dos mals hábitos e a falta de uma intervenção.
Este processo tende a ser progressivo, ou seja, piorar com o tempo se não tratato.

TRATAMENTOS

Medicamentoso: necessário, porém, não trata a CAUSA, e sim, o sintoma causado pela inflamação.
Algumas pessoas melhoram somente com medicação.
tratamento sem cirurgia hérnia de disco osteopatia quiropraxia mckenzie lombar
Fisioterapia: exercícios convencionais costuma ser eficientes em boa parte das pessoas, mas não necessariamente tratam A CAUSA, que pode estar relacionada a um bloqueio de movimento pélvico, ou de algumas vértebras lombares. Com isso, a degeneração pode progredir.

OSTEOPATIA: trata todos as influências mecânicas que aumentam o estresse sobre os segmentos que tiveram uma degeneração (pelve, quadris, membros inferiores, lombares altas, região dorsal, músculos...).
As articulações se bloqueiam por traumas, por mal uso, em posturas erradas e em movimentos de trabalho repetitivo sobre a coluna, como sentar errado durante anos, ou levantar peso de forma incorreta.
O bloqueio de uma região, é compensado com o aumento do momovimento em uma região vizinha (hipermobilidade). Quando usada demais, estas regiões desgastam mais, e isso pode gerar uma (ou mais) hérnias.

tratamento sem cirurgia hérnia de disco osteopatia quiropraxia mckenzie lombarPortanto, o tratamento da hérnia necessariamente tem que tratar articulações e músculos que GERAM a sobrecarga ou pioram a sobrecarga sobre o nível vertebral. Assim, pode-se tratar a hérnia com ténicas de tração lombar e McKenzie para reduzir ou succionar a hérnia discal, não deixando o desgaste progredir.

tratamento sem cirurgia hérnia de disco osteopatia quiropraxia mckenzie lombarResultados como os da imagem são conseguidos com a associação de Osteopatia, Tração lombar e McKenzie:



Conheça este tratamento.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Tratamento para relfuxo em adultos (complemento O Globo Online)

Complento da matéria:

Será que o incômodo de seu filho é refluxo? - O Globo Online

O tratamento para adultos para hérnia de hiato que gera refluxo gastroesofágico segue o mesmo princípio do tratamento em bebês, contudo a abordagem é diferente.
A hérnia de hiato configura-se como um desalinhamento do Esfíncter Esofágico Inferior (EEI), em relação ao diafragma.
No tratamento, foca-se no realinhamento destas estruturas, no relaxamento de comandos nervosos sobre o diafragma, estômago, esôfago e demais estruturas vizinhas. Estas ações promovem uma normalização das tensões que trazem devolta a função normal, sem o refluxo do alimento.

No adulto estes processos são geralmente crônicos, e necessitam de manipulações mais específicas, onde o resutlado pode ser mais lendo, contudo, com ótima evolução, assim como em bebês.

Conheça essa abordagem da Osteopatia.

Dr Mauro Gemelli

Clínica Eggo
Al. Dr Carlos de Carvalho, 2310 - Batel - Curitiba/Pr
Fone: (41) 3312 9000

Osteopatia para tratamento de dor

or Milene Kanda


A Osteopatia é um método fisioterapêutico de tratamento manual, que visa aliviar sontomas de dor, eliminando a causa e evitando que o quadro evolua para patologias.

tratamento osteopatia dor lombar cervical torcicolo dor de cabeça refluxo costasO pai da Osteopatia, o médico Andrew Taylor Still, introduziu o primeiro curso de especialização em osteopatia em 1922. A Escuela de Osteoatia de Madrid (EOM) trouxe pela primeira vez um curso para o Brasil em 1992.

O terapeuta baseia-se na anatomia, fisiologia e biomecânica articular, e utiliza as mãos para diagnosticar e tratar diminuições de mobilidade, bloqueios de movimento e tensões músculo-articulares.

Nem sempre o local da dor é o local da disfunção, já que o corpo apresenta inter-relações entre os sistemas, onde uma estrutura influencia outras.

As disfunções na osteopatia são diminuições de mobilidade das articulações, de causa postural, ocupacional, psicológica ou traumática (mau jeito). Nesses casos, o corpo utiliza um recurso de proteção lesional para diminuição da mobilidade e do estresse que deixa essas regiões em desvantagem mecânica, criando áreas secundárias de maior mobilidade, que são fatores causais de artrose, estresse ligamentar, tendinoso, capsular, discal, com alteração das informações destes tecidos, da sua fisiologia e fibrose.

A função da estrutura articular torna-se dificultada e, conseqüentemente, perpetua-se um ciclo vicioso de dor, tensão, inflamação, alteração tecidual, dor..., sendo este ciclo, que a osteopatia tenta eliminar, também de forma preventiva.
Por exemplo, uma disfunção de mobilidade num segmento da coluna cervical pode sobrecarregar o ombro e vice-versa, onde patologias inflamatórias irão se instalar (LER/DORT, bursites, tendinites). Ou ainda, uma mesma disfunção da mobilidade de um segmento da coluna pode gerar sobrecarga e excesso de movimento de outro segmento da coluna, levando com o tempo ao desgaste articular. Nesse momento aparecem as artroses (bico de papagaio) e hérnias de disco.

A Osteopatia pode agir de forma preventiva normalizando a mobilidade articular da coluna e do ombro antes que outras patologias crônicas se instalem, e de forma curativa diminuindo o estresse sobre regiões que já apresentam desgastes. “Em resumo, a osteopatia devolve a condição ao corpo da autocura, que é a condição de resolver por si só os processos inflamatórios que geram dor”.

A osteopatia utiliza-se de técnicas de mobilização, manipulação e técnicas funcionais específicas para cada tecido do corpo (articulação, ligamento, músculo, víscera ou crânio) que são aplicadas com o objetivo de inibir a tensão miofascial relaxando a musculatura, diminuindo compressões e normalizando o sistema nervoso e a vascularização local, devolvendo a função normal à estrutura afetada.

As sessões são individuais, com 45 minutos a 1 hora de duração, realizadas, em geral, uma ou duas vezes na semana, pois o corpo necessita se reeducar a retomada da mobilidade e as novas funções das estruturas que venham a ser trabalhadas. Os resultados com a osteopatia são geralmente muito mais rápidos do que com tratamentos convencionais.

Indicações
É difícil encontrar uma contra-indicação absoluta para a osteopatia. Apenas casos como fraturas ou câncer não é possível usar a osteopatia. Segundo Mauro, ela está indicada em inúmeros casos de LER e outras bursites e tendinites, dores cervicais, dores lombares, dores nas costas, cefaléias de tensão, enxaquecas, hérnias de disco, torcicolos, dores nos ombros (síndrome do impacto), pubalgias, sacroiliítes, e síndromes miofasciais. Ainda, num estudo mais aprofundado da osteopatia, é possível relacionar doenças como gastrites, alterações menstruais, problemas respiratórios entre outros, como resultado dessas diminuições de mobilidade dos tecidos anteriormente citadas, que sobrecarregam órgãos e víceras levando a instalação de patologias.

A Osteopatia em Curitiba

O Dr Mauro Gemelli, que possui formação em osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid Internacional (Espanha), considerada a escola de osteopatia mais conceituada do mundo. Você pode conhecer a Osteopatia na Clínica Eggo, localizada na Al. Dr. Carlos de Carvalho, 2310 no bairro Batel.

Telefone para contato é (41) 3312 9000 e celular (41) 8868 3848.

Tratamento do Refluxo em recém nascidos, bebês e crianças

O Refluxo Gastroesofágico (RGE) é um distúrbio do sistema digestivo, onde ocorre retorno do alimento do estômago para o esôfago. O RGE pode aparecer nos primeiros dias de vida do recém nascido, ou nos primeiros meses de vida (ou mesmo na fase adulta), com vômitos, ausência de ganho de peso, irritação antes de ser amamentado e após amamentação, criança fica irritada ao ser deitada, hiperextensão (quando a criança joga-se para trás), choro (devido a azia) entre outros sintomas.

O tratamento normalmente é feito apenas com medicamentos, mas a OSTEOPATIA traz uma abordagem totalmente diferente no tratamento do refluxo em crianças e bebês.



COMO FUNCIONA?

Alguns sinais na criança podem apontar possíveis causas mecânicas (disfunções articulares e irritação de nervos), que podem orginar-se no parto, no momento em que a cabeça do bebê é tracionada.
A Osteopatia é método fisioterapêutico que trata o refluxo através de técnicas manuais, relaxamentos, massagens, entre outras, que trabalham essas tensões que podem gerar o refluxo. Em média são necessárias 3 a 4 sessões, onde a correção das tensões leva a uma melhora, geralmente total, dos sintomas.

Em Curitiba, este serviço é oferecido na Clinica EGGO que fica no bairro Batel/Bigorrilho na rua Carlos de Carvalho n 2310, pelo Dr Mauro Gemelli.


Fone (41) 3312 9000.