segunda-feira, 19 de julho de 2010

Hérnia de disco: um problema com solução. Comentário da matéria do Jornal Hoje

No dia 17 de julho o Jornal Hoje da Rede Globo mostrou uma matéria sobre tratamento de hérnia de disco sem cirurgia. De fato, hoje, a indicação para este tipo de procedimento é para menos de 5% dos diagnósticos de hérnia.

A matéria mostrou o tratamento utilizado em Fortaleza-Ce pelo fisioterapeuta  Helder Montenegro, que consiste em tratamento com tração lombar, terapia manual e fortalecimento.

Este protocolo é utilizado no tratamento de hérnias lombares na Osteopatia com excelentes resultados, como evidenciado na clínica e visto no exemplo abaixo num exame de ressonância magnética (RM) de um paciente de 33 anos de idade. O exame mostra a esquerda RM de 2009 e a direita 1 ano depois, em 2010, indicando a diminuição expressiva da hérnia com o Tratamento da Osteopatia e tração realizada na clínica.

Entenda a foto: Em verde, exame da coluna em 16/04/2009. Dentro do círculo verde uma massa (arredondada) escura saindo entre as vértebras (quadrados). A direita, exame realizado em 08/03/2010 após tratamento com Osteopatia. Dentro do círculo vermelho a massa escura (hérnia) reduziu significativamente. Paciente já não tinha mais dor após 3 sessões. Fonte: o autor

A melhora dos sintomas costuma ser rápida, mas a manutenção do bem estar e o sucesso do tratamento está atrelado a exercícios específicos orientados pelo Osteopata para fortalecer a coluna e favorecer a cicatrização da lesão.

Se você tem hérnia de disco, procure um Osteopata. Este tipo de lesão é progressiva, ou seja, tende a piorar se não tratada, e mais pra frente originar outros desgastes na coluna.

Mas se você tem dor lombar ou conhece alguém que tenha, CUIDADO, 76% das pessoas que tem hérnia de disco, relatam que tinham dor lombar lombar antes da hérnia.

O QUE FAZER? Procure um profissional Osteopata para tratar a dor e prevenir desgastes.

6 comentários:

  1. ONDE PROCURAR UM OSTEOPATA NO RJ?

    ResponderExcluir
  2. Caro Doutor, preciso de sua orientação. Há mais de 1 ano comecei a sentir um formigamento na direção da escapula esquerda, o local pequeno ficava anestesiado, agora há uns 10 meses sinto queimação e dor, as vezes tenho que pedir para minha esposa massagear a região para aliviar. Nos dias mais intensos, a dor parece que desce para os rins e logo abaixo das costelas. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  3. Olá doutor,tudo bem? Há mais de um ano que sinto uma forte ardência seguida de dormência em uma mesma região(sempre no mesmo lugar), é nas costas na altura do ombro direito,o que vc acha que possa ser? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá doutor,tudo bem? Há mais de um ano que sinto uma forte ardência seguida de dormência em uma mesma região(sempre no mesmo lugar), é nas costas na altura do ombro direito,o que vc acha que possa ser? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite luciana te responderão porq eu sinto a mesma coisa e percebolque n te responderá

      Excluir
  5. Ola doutor sinto uma ardencia nas costa a mais de um ano eum enchaco do lado esquerdo da costela e uma dor muito forte no estomago tomo antiflamatorio mais no resolve oque pode ser

    ResponderExcluir