quinta-feira, 13 de maio de 2010

Você alguma vez foi se alongar e sentiu que um lado alonga mais do que o outro? Isso é um problema de postura?

Recebo muitas pessoas no consultório de Osteopatia, em Curitiba, me questionando: Minha postura é correta? Minha postura é ruim e por isso me causa dor? Por que sinto alongar mais o lado direito do que o esquerdo? Como melhorar minha postura? Qual técnica devo seguir?

Bom, é um começo ter consciência de que não estamos com a melhor postura (ou que não estamos com uma postura ideal). Mas postura é uma organização do corpo no espaço que tende a estar equilibrada. Contudo algumas pessoas tem visivelmente grandes alterações e muitos têm sintomas (dor). E agora? Como tratar a dor e a postura?

Precisamos separar parcialmente esses dois aspectos: Dor x Alteração Postural (lordose, cifose, escoliose).
A dor pode e está em muitos casos relacionada a postura. Entretanto a postura normalmente aumenta a dor mas não a causa.
A CAUSA da dor geralmente está associada a outros desequilíbrios músculo-articulares (como bloqueios de movimento). Estes, precisam ser trabalhados (corrigidos, alongados, fortalecidos) para permitir a melhor mobilidade articular e, depois de liberada a função articular, ser focada a Reeducação Postural.
Um exemplo dessa necessidade de "equilibrar" o movimento antes de reeducar é compreendido quando vamos alongar as pernas, e a perna direita alonga mais do que a esquerda. Por que isso acontece?
Essa sensação é resultado das atividades assimétricas que temos no nosso dia a dia, e que causam desequilíbrios musculares e bloqueios de movimentos. Os resultados são sensações de alongamentos diferentes entre membros, e SOBRECARGA para os membros mais gidos que, com o tempo, podem gerar tendinites e desgastes articulares (artrose).

Portanto, primeiro Reequilibrar para depois Reeducar! onde a palavra da vez é PREVENIR!

Um comentário:

  1. Parabens sobre o artigo! é necessário publicar sobre percepções e vocês estão fazendo um ótimo trabalho!

    http://clubeequilibrium.com

    ResponderExcluir