quarta-feira, 15 de abril de 2015

Por que é importante levar seu bebê preventivamente a um Osteopata?


Em primeiro lugar, Osteopatia é segura para bebês! Cerritelli F et al. (2014) estudaram um modelo de abordagem chamado NE-O em 100 recém nascidos internados na UTI neonatal na Itália, onde foi demonstrado que a Osteopatia é SEGURA para os bebês.


Na Europa, é hábito levar os bebês logo após o nascimento a um Osteopata!


Por que? 

Todos sabememos que a cabeça do bebê é frágil. Ela possui  regiões onde existem apenas algumas membranas separando o cérebro do bebê do meio externo, são as chamadas de moleiras. Elas existem para permitir o Parto Normal e o crescimento do cérebro, e ficam quase imperceptíveis com 1 ano de idade,



Até lá, toda criança hora ou outra cai e bate a cabeça!


Ao bater a cabeça, se o trauma ocorrer na região lateral, pode gerar um tipo de disfunção chamado na Osteopatia de Lateral Strain de Esfenóide.



Trauma (seta),                     osso esfenóide,   osso occopital.



Esfenóide é esse osso da imagem ao lado, e nele é criada uma tensão de deslizamento lateral, conforme a imagem , para o lado contrário ao trauma.
  
Mas, existe um ligamento bem pequeno que une este osso ao osso temporal, chamado de petroclinóideo, esfenopetroso ou ligamento de Grubber. Mas, "no meio do caminho tinha um nervo"! Abaixo deste ligamento passo o nervo Motor Ocular Externo, que inerva o Músculo Reto Externo do olho, ou seja, o músculo que puxa nosso olho para olhar para o lado.

 Mas o nervo foi comprimido, e agora? A criança pode parecer estrábica ou ficar estrábica, porque essa compressão do nervo faz a informação que chega ao músculo OU deixa este muito fraco e o olho não consegue mais lateralizar, OU muito tenso, e o olho não consegue permanecer olhando para a ponta do nariz. Quando a criança tentar olhar aogo muito próximo ao seu olho, o olho que estiver afetado "escapa" num fenômeno chamdo de Hipoconvergência Ocular (olho com a flecha vermelha). Pode causar visão dupla, e isso na criança é grave.

Se não tratado, pode alterar o aprendizado da visão e causar problemas mais sérios na infância, adolescência e fase adulta. Problemas de coordenação, perda da noção de profundidade. Incapacidade de ver filmes 3D, e até perda da visão são adaptações possíveis.

Este é um dos motivos para levar as crianças ao Osteopata PREVENTIVAMENTE.
Você pode levar seu filho a partir dos 15 dias do nascimento. Mas não precisa pressa. Leve antes dos dois meses se não houver sintomas.


Osteopatia é segura para os bebês segundo Evidências Científicas, e pode prevenir muitos problemas posturais, respiratórios e gastrointestinais, quando estes traumas comprimem outros nervos, como o nervo Vago.

Continue lendo sobre:

Cerritelli F, Martelli M, Renzetti C, Pizzolorusso G, Cozzolino V, Barlafante G. Introducing an osteopathic approach into neonatology ward: the NE-O model.Chiropractic & Manual Therapies. 2014;22:18. doi:10.1186/2045-709X-22-18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário