segunda-feira, 4 de março de 2013

Dor no ombro pra fazer exercício? Bursite? Tendinite no ombro? Trate antes que precise de cirurgia!

Por acaso você anda sentindo dores na articulação do ombro quando o eleva, ou quando deita em cima dele, dor que as vezes lateja, ou dores que descem pela lateral do ombro? Você pode estar com Síndrome do Impacto do Ombro (SIO)
Figura 1. Voleibol


Muitas pessoas que praticam esportes (Figura 1) ou que iniciam atividade física começam a desenvolver dores nos ombros em especial quando elevam os cotovelos acima da linha do pescoço. Muitas vezes essas dores se iniciam por traumas ou por atividades repetitivas. Estes são fatores de causa de tensão muscular.
Nessa hora, se existir tensão muscular que limite o movimento da escápula (o osso triangular que fica atrás do ombro), músculos peitoral menor (Figura 2), pode ocorrer o chamado IMPACTO DO OMBRO. A escápula pára de se elevar, o osso do braço (úmero) continua subindo e comprime tendões e bursas  (Figura 3) que estão entre a escápula. O resultado é uma inflamação destas estruturas devido ao traumatismo repetitivo que ocorre toda vez que o ombro for elevado.
Figura 2. Músculo Peitoral Menor

A tensão destes músculos pode ainda vir da cervical, de uma disfunção de movimento do próprio ombro (escápula, clavícula) originados de algum trauma recente ou antigo, ou de movimentos repetitivos de esportes como vôlei, basquete ou natação.

E o que você pode fazer para melhorar?
Procure um Osteopata, e faça muito gelo!
O Osteopata é o profissional que trabalha para melhorar de forma rápida a mobilidade das articulações e, consequentemente, melhorar o movimento articular. Isso elimina a causa! Talvez seja preciso fazer reforço muscular após essa melhora. CUIDADO, existem exercícios específicos a serem realizados para os ombros nesse caso! Academia pode piorar o quadro se feito de forma errada.
O gelo (Figura 4) é um excelente analgésico e anti-inflamatório para esse tipo de inflamação ( para mais informações, clique aqui).
Figura 4. Bolsa de gelo.

Figura 3. compressão da bursa
na elevação do braço


PROCURE UM OSTEOPATA, procure seu ortopedista ou procure um educador físico, mas não espere piorar e precisar de uma cirurgia!



sexta-feira, 1 de março de 2013

Dor no peito que não é do coração? Como a Osteopatia pode te ajudar!

Primeiramente, se você estiver com dor no peito, PROCURE UM CARDIOLOGISTA!
Depois, se seus exames não mostram nenhuma alteração, e seu cardiologista não identificou outra causa senão tensão ou estresse, pense em procurar um Osteopata mais próximo. Por quê?

A dor no peito pode ser originada por tensão de alguns músculos, em especial do peitoral menor. Ele é este músculo ilustrado de vermelho na imagem logo abaixo. Se ele acumular tensão, inflama, pode comprimir uma artéria ou os nervos que passam por baixo dele. Como consequência, pode ocorrer dor que irradia para o peito e mamas, ou para o braço e antebraço simulando dor no coração, tendinites ou cervicobraquialgias (dores de origem nervosa por problema na coluna cervical que descem para o braço).

Quem ou o que pode ocasionar essas tensões?
Elas podem ser causadas por traumatismos no ombro, exercícios repetitivos no trabalho ou na atividade física, especialmente se associada ao estresse por excesso de responsabilidade e pressão (como em gerentes de bancos, p.ex.). Assim, os sintomas de dor podem ser ainda maiores, gerando sintomas característicos de um infarto. Dor no peito, aperto no peito, agonia, irradiações para o ombro e braço esquerdo podem determinar um problema cardíaco. Caso seu cardiologista te avalie e diga que não, "você não tem problema cardíaco", você é um sério candidato à Osteopatia.

A melhora então pode depender do tratamento destes músculos e destes desequilíbrios, e o profissional mais indicado para este tratamento é o Osteopata, que te avalia, identifica estes pontos relacionados aos músculos com disfunção, trata-os, e rapidamente se estabelece a homeostasia e a dor é eliminada.

Mas não corra riscos, alimente-se bem, evite excesso de gorduras e sal, e pratique atividade física! E lembre-se de sorrir bastante para aliviar o estresse!