sexta-feira, 29 de julho de 2011

Alongar antes ou depois do exercício? O que é melhor?

No programa BemViver da Rede Globo, o Ortopedista Moisés Cohen, um dos maiores especialistas em joelho no Brasil, responde a pergunta de um ouvinte!
Conforme dito não existe um concenso hoje a respeito, mas a lógica leva a seguinte conclusão:
_ alongamento antes do excercício deve ocorrer de forma a promover o aquecimento dos músculos, por isso não pode ser vigoroso!

CUIDADO: alongar músculo frio pode causar microlesões. Estas podem aumentar durante o exercício e causar distensões musculares!

_ o alongamento pos-exercício, que será feito sobre o músculo bem quente, e portanto com mais elasticidade, deve ser feito de forma a alongar de fato, de forma forte, e com o intuito de melhorar a circulação e retirar as "sujeiras" acumuladas do exercício no músculo!

Tire aqui suas duvidas!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Complemento da matéria do jornal Hoje da Rede Globo que esclarece dúvidas sobre Refluxo em Bebês.

Hoje, dia 27 de julho de 2011, foi ao ar no Jornal hoje da Rede Globo uma matéria sobre Relfuxo em bebês.

Me senti no dever de escrever sobre isso, pois a matéria foi bem superficial no que diz respeito ao tratamento do refluxo. Citou cuidados em casa, e uso de medicação em alguns casos, mas foi perfeita ao dizer que isso é apenas um CUIDADO com o refluxo e não significa TRATAMENTO para ele.

São apenas medidas preventivas para novas complicações. Tanto que alguns casos citados chegaram aos 3 anos de idade com relfuxo. Isso significa risco de aspiração, pneumonias, bronquite, asma, vômitos, roupas sujas, sonos intranquílos e irritabilidade durante 3 ANOS PARA A CRIANÇA E PARA OS PAIS ?????

Não, isso não está certo!

É justamento sobre falar do TRATAMENTO EFICAZ do refluxo e, principalmente, sobre COMO ACELERAR A CURA do refluxo no recém nascido que este BLOG SOBRE OSTEOPATIA se propõe.

A Osteopatia é um tratamento eficaz no refluxo gastro-esofágico da maioria das crianças, e em poucas sessões,  é possível eliminar os agentes que causam vômitos, azia e irritabilidade no bebê. Sem restrição de idade. Todos os casos em que o refluxo tiver um componente mecânico, o que ocorre na maioria das crianças, existe indicação para este tratamento.

Portanto, mães e pais de plantão, divulguem essa idéia, passem ela pra frente, pois estarão ajudando outros pais a melhorarem  aqualidade de vida suas e de suas crianças.


Veja abaixo a reportagem da rede Globo, e matérias sobre Tratamento efetivo do refluxo com Osteopatia:


Entrevista na Tv Transamérica - Tratamento de refluxo em recém nascidos e bebês.



Matéira esclarece sobre TRATAMENTO do refluxo no bebê  (CLIQUE AQUI)








Dúvidas, críticas e sugestões serão sempre bem vindas!

Sindrome do Piriforme, Síndrome da Carteira! É engraçado? Será que você tem?

Cuidado com aquela dorzinha no "ciático" ! Ela pode ser desde uma simples dor muscular até mesmo uma compressão do nervo na coluna

Começamos explicando quem é o PIRIFORME. 
Este é o nome de um músculo (que tem formato de pirâmide), que está localizado logo acima do (famoso) nervo ciático, na região dos glúteos (bumbum).
Este músculo se liga do sacro a perna, e ajuda a rodar o pé pra fora.

Só isso? Bom, o fato dele estar próximo do nervo ciático, pode fazer com que uma contratura do piriforme (espasmo) resulte numa compressão do nervo, causando (a tal) dor ciática  que desce (irradia) para a perna. 

Quer dizer, esta dor, semelhante a dor de hérnia de disco, pode ocorrer por causa de um músculo?
Resposta: SIM! Pode, e MUITA GENTE TEM! Acredite, Muitas pessoas acreditam ter a famosa "ciática", creem ter hérnia de disco, e na realidade têm somente uma disfunção de um músculo.

Tá! Mas o que causa esse problema no músculo Piriforme, pra ele ficar irritado e contrair e apertar o ciático?
Má posturas, posturas sentadas com as pernas cruzadas, quedas sentado, traumas nessa região, disfunções da pelve (problemas de movimento articular), enfim. Todos são causas possíveis desta irritação.




CURIOSIDADE: algum homens que usam a carteira no bolso de trás da calça podem fazer essa compressão sobre o nervo ao ficar tempo sentado. Ista causa dor ciática, e é chamada de Síndrome da Carteira!


Ok, Sei o que é, mas como se trata isso?
Primeiro, os exames de Raios-X, Tomografia e Ressonância ajudam muito na hora de saber se existe ou não uma compressão na coluna! Este exame você consegue apenas contultando um médico.

Ou então, você já tem o exame em mãos, o laudo não aponta nenhuma alteração? Simples, agora você só tem que procurar um Osteopata. Este é o profissional que vai avaliar todos os tecidos, estruturas, articulações, movimentos da sua coluna/Pelve e Membro inferior, encontrar as disfunções, tratá-las e te ensinar novos hábitos para evitar que elas retornem.

O tratamento normalmente é rápido, com cerca de 3 a 5 sessões, se não houver nenhuma alteração na coluna, como hérnias de disco.

EXERCÍCIO PARA  O PIRIFORME

Alongamento da região glútea e lateral da coxa (piriforme, glúteos). Alivia tensão sobre ciático.
Deitar sobre uma perna dobrada na maca, levando o tronco em direção ao joelho. depois, deitar sobre o pé, levando o tronco para o pé. Alongar por 30”  a 1 minuto.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A dor que o frio traz!

Tá frio né?
E a gente encolhido no sofá? ou cheio de blusas, casacos, jaquetas, mais casados, sobretudo, ...
Traduzindo? O amigo ombro é quem carrega tudo! Ai o ombro cansa, acumula "ácido lático", e dói! Alia-se a isso o fato de ficar tenso, porque contrair o músculo também produz calor (motivo pelo qual trememos no frio), e essa tensão reduz a circulação do músculo, que acumula "ácido lático", e dói!

Portanto, o frio causa alguns inconvenientes, pra compensar as sopas e o chocolate quente!

Pessoas que já tem dor, podem ter aumento dela por causa das tensões. e ter dor. As dores mais frequêntes no consultório nessa época de frio são dores nos ombros, pescoço e cabeça, e região lombar.

E para evitar que essas dores se instalem, ou mesmo para aliviar essas dores, o que fazer???
Bom, é simples. A resposta pode estar dentro do seu escritório! A ginástica laboral, exercícios voltados a previnir doenças inflamatórias do trabalho, podem ajudar muito a relaxar essas tensões musculares.

Dica, pratique atividade física, isso esquenta o seu corpo e previne essas tensões.

Se você não sabe o que é ginástica laboral, seguem algumas sugestões de exercícios para que você possa realizar em casa mesmo, ou no seu trabalho/faculdade, para previnir e se tratar:


Mas atenção,se tiver dores que não melhoram, procure um Osteopata para se tratar, pois, essas dores podem sugerir algum problema mais sério.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Parafunção oral. Entenda os maus hábitos de apertar os dentes que podem levar a quadros de dores e desgastes.

As parafunções orais são consideradas como transtorno involuntário e inconsciente do movimento, caracterizado pelo excessivo apertamento ou ranger dos dentes, podendo ocorrer durante o sono ou durante a vigília (acordado). 


Parafunção diurna é um hábito parafuncional fora do período do sono, ou seja, ocorre durante o trabalho, estudo, concentração, no trânsito, etc; quando o paciente aperta ou range seus dentes sem perceber.  Outras parafunções comuns: morder a bochecha, lábios e língua, pressionar a língua contra os dentes, roer unha, lápis, tampa de caneta, etc. 


A parafunção pode ser devastadora para a dentição natural, pois destrói , não só o esmalte e a dentina como pode comprometer as ATMs e toda musculatura de cabeça e pescoço; além disso, os dentes restaurados (por qualquer tipo de material), são mais suscetíveis à fraturas em pacientes portadores de parafunção.


Associada a disfunções da Articulação Temporo-Mandibular (ATM) chamadas de DTMs, pode levar a quadros de dores para mastigar, estalidos na abertura ou fechamento da boca, desgastes da ATM e do menisco articular, dores cervicais, cervicobraquialgias, dores de cabeça e enxaquecas.


Tratar essas disfunções e mudanças de hábitos são as formas de tratar e previnir progressões mais graves.


Procure seu ortodontista e seu Osteopata para se tratar.


Baseado no artigo da Escola Paulista de Medicina Oral (http://www.epmo.com.br)