quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dor na mandíbula, dor pra mastigar, estalos ao abrir a boca, bruxismo: Conheça as disfunções temporo-mandibulares!

Atendo muitas pessoas no consultório com dor de cabeça, dor no pescoço, e que possuem ao mesmo tempo sensações de dor orofacial, fizeram ou fazem tratamento ortodôntico, têm insonia ou dificuldade para dormir, bruxismo, etc. Tudo pode estar relacionado as disfunções (de abertura e fechamento, controle muscular) da articulação termoro-mandibular

A Disfunção temporo-mandibular (DTM) é um distúrbio que acomete a articulação temporo-mandibular e pode gerar sintomas como dor de cabeça, enxaqueca, zumbido no ouvido, tontura, dor ao abrir a boca, , restrição da abertura da boca, etc.
A má oclusão causada por traumas, tensão muscular, assimetria da face, e maus hábitos podem causar estas DTMs, que são tratáveis através da Osteopatia, que aliviam sintomas, e previnem evolução para problemas mais sérios.
O bruxismo é caracterizado pela atividade muscular da mastigação acordado ou mesmo dormindo, gerando um ranger dos dentes, as vezes com desgaste dos dentes pelo atrito. Ela está relacionada tanto à má oclusão, quanto a postura ou ao emocional (ansiedade por exemplo). Na osteopatia estumulamos o alinhamento através de técnicas manuais sobre as articulações, suturas cranianas, fascias e músculos que inerferem na ATM.
Os bloqueios de movimento são na verdade outro sintoma desta má oclusão, que ocorrem por descoordenação muscular e alterações meniscais. O treino muscular muitas vezes é capaz de melhorar este sinal.
E, a dor?
Ela é o sintoma pelo qual as pessoas procuram tratamento, pode estar presente  na região temporal, occipital (nuca), enxaqueca, dor no fundo do olho, etc.
O reequilíbrio proporcionado pela osteopatia leva a melhora de todo o quadro inclusive ao aliviando dos sintomas.
Associado a Osteopatia, é importante um tratamento postural para reequilibrar a msuculatura inclusive da mastigação, deglutição e fonação que estão relacionadas a ATM.

Cicatriz não é apenas um problema estético. Pode estar relacionada com dores de cabeça, na coluna e mal fuincionamento de órgãos.

Dentro da filosofia osteopática, estudamos as Hipomobilidades, que são regiões com diminuição do movimento normal. Trocando em outras palavras, a FUNÇÃO está diminuída, ou seja, uma disfunção está acontecendo.
O problema é que cesariana hoje é a escolha de 80% dos médicos obstetras. A cirurgia gera cicatrizes sobre a pele abdominal, aponeuroses musculares, peritônio, E ÚTERO e estruturas vizinhas.
Mas toda cicatriz gera hipobilidades e disfunções, que podem gerar desde dores locais, dificuldades de funcionamento ou fluxo intestinal, da bexiga, a dores menstruais, dor pélvica crônica, dor lombar, ciática, até dores posturais cervicais e de cabeça (enxaqueca - por tracionar o corpo inferiormente).
É NECESSÁRIO TRATAR AS CICATRIZES após cirurgias, sejam quais forem ou seus motivos. SEMPRE vão gerar disfunções.
Então, se você sente muitas dores lombares, dores abdominais sem explicação ou diagnóstico, dores de cabeça, e fez cirurgias abdominais, analise bem, você pode estar diante de uma sobrecarga mecânica causada pela fibrose ou aderência causada pela cicatriz.
Procure um Osteopata para tratar e equilibrar essa situação para evitar que evolua para doenças degenerativas.

domingo, 1 de agosto de 2010

Saiba o que significa um bebê ter a cabeça/crânio assimétrico (plagiocefalia)

Em 1992 a Academia Americada de Pediatria publicou um Guia de Boas Práticas para reduzir o índice de Morte Súbita Infantil. Como consequência, a permanência dos bebês em posição deitada de barriga pra cima (pois foi proibido deitá-las de barriga para baixo) aumentou em 400% o índice de assimetria de bebês.
A assimetria do crânio do bebê (recém-nascido) é mais comumente chamada de PLAGIOCEFALIA, quando ela fica com formato obliquo, acomete cerca de 12% dos bebês aos 4 meses de idade, e não é somente um problema estético, pois pode afetar o olho, nariz e a postura da criança.

MAS POR QUE ELA ACONTECE?
A plagiocefalia pode ser originada ainda na vida intra-uterina, no parto ou até mesmo após o nascimento.

Durante a gravidez, por causa da posição na barriga da mãe, o feto pode ficar com a cabeça apoiada sobre um osso na pelve na mãe e isso pode achatar a cabecinha do bebê. Ainda, um feto grande.
durante o parto podem ocorrer compressões na cabeça do bebê que causam sobreposições dos ossinhos, que são flexiveis (mesmo num parto tranquilo). O mau uso de instrumentos como o fórceps podem causar essas sobreposições e depois do nascimento inicia-se o desenvolvimento de assimetrias.
Nas primeiras semanas de vida, a permanência sempre na mesma posição (cabecinha apoiada sempre do mesmo lado) sobretudo de costas, pode desencadear ou agravar o achatamento da cabeça do bebê, e gerar a plagiocefalia.
Torcicolos são os maiores responsáveis por gerar uma posição predominantemente apoiada de um lado, que poderá culminar num achatamento da cabeça e aparecimento da plagiocefalia. Os torcicolos são MUITO MAIS frequentes em cesáreas do que em parto normal.

Mas ela pode causar algum problema no bebê?

São muitas consequências. No bebê pode ser causa de cólicas, regurgitação e vômitos inexplicados.
O grande problema está na mudança da anatomia de forames, buracos por onde passam alguns nervos no crânio. Estes nervos irritados, pode gerar tensão muscular no pescoço (torcicolos), comandos errados pro estômago (azia) ou pra músculos chamados de esfíncter entre o esôfago e o estômago (refluxo) ou intestino (cólica ou não ganho de peso).

Mais tarde as consequências podem ser graves: alteração da articulação temporo-mandibular e alteração da mordida, estrabismo, alterações da postura (escoliose), deficits de atenção e de memória com perturbação da rentabilidade escolar, irritação no sono, para não falar na alteração estética.
Estes sintomas ocorrem por pressões exercidas sobre zonas chave do cérebro, ou nervos na saída dos mesmo do cranio.

Essa assimetria da cabeça tem tratamento?

TEM!
Uma observação atenta por um Osteopata com formação específica é o primeiro passo. A correção, nas primeiras semanas de vida, é muito bem sucedida e passa por intervenção manual destes profissionais, associada a cuidados de posicionamento ensinados para os pais.

A Osteopatia trabalha a mobilidade entre os ossos, retira tensões da região cervical (torcicolos), estimula o remodelamento ósseo, tudo para estimular o crescimento organizado dos ossos do crânio do bebê.

Ainda, alguns casos mais graves podem usar orteses para induzir essa melhora.


EVITANDO EM CASA

Para evitar o aparecimento ou evitar o aumento, alguns cuidados devem ser levados em consideração, como não colocar travesseiros para a criança, cuidar para que ela não durma SEMPRE na mesma posição da cabeça (rodada para a esquerda, por exemplo). Não deixar a criança no bebê conforto se ele fica muito sentado ou torto. Evitar deixar móbiles acima da cabeça do bebê: eles sempre tem que ficar acima do abdome ou das pernas.

Bem, pra finalizar, o resultado! Essa imagem mostra a evolução (ANTES DEPOIS) do tratamento de um bebê com técnicas da Osteopatia.

Shantala, Leite com baixa lactose, e outras dicas...

Mamães. Coisas que podem ajudar nos sintomas do refluxo dos bebês:

A SHANTALA, uma massagem Indiana, é ótima para estimular o desenvolvimento motor da criança, melhorar integração mãe/pai com bebê, relaxa, acalma, melhora sensibilidade (cócegas) e ajuda em diversos "incômodos" como cólicas e irritabilidade. BAIXE O LIVRO AQUI: LIVRO SHANTALA

LEITE COM BAIXA LACTOSE
Segue lista de marcas que estão comercializando leite (de vaca) com baixo teor de lactose ótimo para quem tem intolerância ou refluxo (consulte o pediatra antes de dar para seu bebê).

Zymil (Parmalat) – leite semidesnatado com 90% menos lactose

Elegê – Baixo Teor de Lactose (Eleva) – leite integral com 90% menos lactose
Sensy (Batavo) – leite semi desnatado com 90% menos lactose
Betania Lactose Reduzida (Betania) – leite semi desnatado com 90% menos lactose
La Sereníssima (La Sereníssima) – leite em pó integral com 70% menos lactose

Quanto a MAMADEIRA ANTI-REFLUXO
Procurem os modelos Dr. Brown's (standard)
Chicco (fisiológica angular)
Ambas prometem reduzir ingestão de ar e reduzir sintomas de cólicas e refluxo.

Dúvidas, osteopatia@eggo.com.br