segunda-feira, 19 de julho de 2010

Hérnia de disco: um problema com solução. Comentário da matéria do Jornal Hoje

No dia 17 de julho o Jornal Hoje da Rede Globo mostrou uma matéria sobre tratamento de hérnia de disco sem cirurgia. De fato, hoje, a indicação para este tipo de procedimento é para menos de 5% dos diagnósticos de hérnia.

A matéria mostrou o tratamento utilizado em Fortaleza-Ce pelo fisioterapeuta  Helder Montenegro, que consiste em tratamento com tração lombar, terapia manual e fortalecimento.

Este protocolo é utilizado no tratamento de hérnias lombares na Osteopatia com excelentes resultados, como evidenciado na clínica e visto no exemplo abaixo num exame de ressonância magnética (RM) de um paciente de 33 anos de idade. O exame mostra a esquerda RM de 2009 e a direita 1 ano depois, em 2010, indicando a diminuição expressiva da hérnia com o Tratamento da Osteopatia e tração realizada na clínica.

Entenda a foto: Em verde, exame da coluna em 16/04/2009. Dentro do círculo verde uma massa (arredondada) escura saindo entre as vértebras (quadrados). A direita, exame realizado em 08/03/2010 após tratamento com Osteopatia. Dentro do círculo vermelho a massa escura (hérnia) reduziu significativamente. Paciente já não tinha mais dor após 3 sessões. Fonte: o autor

A melhora dos sintomas costuma ser rápida, mas a manutenção do bem estar e o sucesso do tratamento está atrelado a exercícios específicos orientados pelo Osteopata para fortalecer a coluna e favorecer a cicatrização da lesão.

Se você tem hérnia de disco, procure um Osteopata. Este tipo de lesão é progressiva, ou seja, tende a piorar se não tratada, e mais pra frente originar outros desgastes na coluna.

Mas se você tem dor lombar ou conhece alguém que tenha, CUIDADO, 76% das pessoas que tem hérnia de disco, relatam que tinham dor lombar lombar antes da hérnia.

O QUE FAZER? Procure um profissional Osteopata para tratar a dor e prevenir desgastes.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Queimação e Ardência nas costas: o que são, o que significam e como tratar estes sintomas?

A queimação quando acontece nas costas ou entre os ombros, especialmente quando matemos uma postura por muito tempo, pode significar duas coisas:

1. uma fadiga muscular, com acúmulo de "ácido lático" no músculo, que, por ser ácido, "arde", dando a sensação da queimação.

2. uma dor originada nos ligamentos que pelo mesmo processo de acúmulo de toxinas, causando a sensação de ardência, muito comum na região entre as escápulas (homoplata ou paleta) e na região lombar, próximo aos glúteos.

Ok! Temos idéia do que é, mas entendamos por que acontecem estes sintomas de queimação e ardência.
Quando usamos demais ou de forma errada ou numa postura errada nossa musculatura, ou quando temos uma dificuldade por parte do músculo em movimentar articulações (quando estas apresentarem bloqueios de movimento), então teremos um excesso de atividade muscular e automaticamente uma dificuldade de entrada do sangue (que retira as toxinas (sujeiras)) o que vai gerar acúmulo de ácido lático. Ácido faz arder.

E COMO TRATAR A ARDÊNCIA E A QUEIMAÇÃO?

A Osteopatia (através do Osteopata) faz isso! A manipulação de articulações libera o movimento que consequentemente diminui o trabalho do músculo e retira o estresse sobre os ligamentos, melhorando a circulação, a retirada da "sujeira" dos mesmos, eliminando os sintomas.

E POR QUE MEDICAMENTOS NÃO MELHORAM OS SINTOMAS?

Porque existe uma dificuldade do sangue circular nestes músculos tensos, dificultando portanto a chegada do anti-inflamatório nessas regiões, o que iria aliviar a inflamação. Ainda, uma explicação seria porque a CAUSA da dor é mecânica, e não química (pra curar o processo com remédios). Portanto o tratamento tem que ser mecânico.

Quer saber mais, pergunte: (41) 3312 9000  ou osteopatia@eggo.com.br

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A Osteopatia é o que? Estralar? É reconhecida no Brasil?

Atraves da resolução 220 de maio de 2001, o CREFITO - Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - reconhece a Osteopatia como especialidade da fisioterapia.

A formação completa em osteopatia envolve a osteopatia estrutural, visceral e crânio-sacral e o Conselho Federal de Fisioterapia exige carga horária mínima para um curso de formação (1.500h/a, sendo 500h de Prática Osteopática Supervisionadao).

Portanto, só estralar, não é Osteopatia. É preciso ter uma base muito boa, horas de estudo e prática, muita prática para fazer "os estralos" surtirem o efeito necessário, não só para impressionar!