segunda-feira, 17 de maio de 2010

Matéria do Jornal Hoje na Rede Globo fala sobre dor nas costas.

O Jornal Hoje da rede Globo abordou (em 17/05) o tema "Dor Nas Costas: quando deve-se dar atenção a ela?" onde foi apresentado um estudo de pesquisadores da USP que desenvolveram "medicamentos inteligentes", que nada mais são do que potentes antiinflamatórios aplicados diretamente na coluna para combater dores crônicas (dores que perduram por mais de 3 meses). A eficiência deste tratamento chegou a 90%.

A necessidade destes tipos de tratamento surge quando estudos revelam que após os 40 anos de idade, a dor nas costas está mais presente pelo envelhecimento natural do corpo.

MAS os pesquisadores afirmam também que estes mecicamentos não são indicados para todos os casos de dor, pois podem mascarar problemas e, com o tempo, perdem sua eficácia.

A matéria conclui de uma forma bem clara: a Prevenção e Cuidados com a Postura são mais importantes para evitar ter dor, ou prevenir o seu reaparecimento.

O que fazer se você tem dor nas costas ou dor crônica?
Conheça Osteopatia, faça Pilates, RPG, alongue-se!

Leia a matéria completa. Clique aqui!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Você alguma vez foi se alongar e sentiu que um lado alonga mais do que o outro? Isso é um problema de postura?

Recebo muitas pessoas no consultório de Osteopatia, em Curitiba, me questionando: Minha postura é correta? Minha postura é ruim e por isso me causa dor? Por que sinto alongar mais o lado direito do que o esquerdo? Como melhorar minha postura? Qual técnica devo seguir?

Bom, é um começo ter consciência de que não estamos com a melhor postura (ou que não estamos com uma postura ideal). Mas postura é uma organização do corpo no espaço que tende a estar equilibrada. Contudo algumas pessoas tem visivelmente grandes alterações e muitos têm sintomas (dor). E agora? Como tratar a dor e a postura?

Precisamos separar parcialmente esses dois aspectos: Dor x Alteração Postural (lordose, cifose, escoliose).
A dor pode e está em muitos casos relacionada a postura. Entretanto a postura normalmente aumenta a dor mas não a causa.
A CAUSA da dor geralmente está associada a outros desequilíbrios músculo-articulares (como bloqueios de movimento). Estes, precisam ser trabalhados (corrigidos, alongados, fortalecidos) para permitir a melhor mobilidade articular e, depois de liberada a função articular, ser focada a Reeducação Postural.
Um exemplo dessa necessidade de "equilibrar" o movimento antes de reeducar é compreendido quando vamos alongar as pernas, e a perna direita alonga mais do que a esquerda. Por que isso acontece?
Essa sensação é resultado das atividades assimétricas que temos no nosso dia a dia, e que causam desequilíbrios musculares e bloqueios de movimentos. Os resultados são sensações de alongamentos diferentes entre membros, e SOBRECARGA para os membros mais gidos que, com o tempo, podem gerar tendinites e desgastes articulares (artrose).

Portanto, primeiro Reequilibrar para depois Reeducar! onde a palavra da vez é PREVENIR!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Cuidado ao procurar um "Estalopata"! Matéria do "O Globo" alerta sobre perigos.

A Osteopatia e a Quiropraxia são dois métodos terapêuticos manuais, especialidades da fisioterapia, que tratam dores em geral. Com resultados muito satisfatórios e rápidos, sua procura têm aumentado nos últimos anos criando-se uma preocupação no que diz respeito a QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS que estão praticando estas técnicas.

O site O Globo publicou em 01/05/2010 um alerta sobre a escolha do profissional Quiropraxista, já que profissionais oportunistas que fazem cursos de final de semana expões muitas pessoas a consequências as vezes graves.

Para se ter uma idéia, o Curso de Formação em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid tem duração de 5 anos, mais o sexto ano de módulos avançados.

É ser inconsequente procurar um profissional sem o mínimo de formação.

Apesar do importante alerta, sou obrigado a discordar da comentada NECESSIDADE da indicação do médico para realização deste tipo de tratamento. A competência do diagnóstico fisioterapêutico e eleição do método fisioterapêutico mais adequado de tratamento é do FISIOTERAPEUTA.

A solução não é o Ato Médico, e sim, fiscalização por parte dos órgãos regulamentadores.

Fonte: O Globo | LEIA A MATÉRIA COMPLETA: oglobo.com/Uso da Quiropraxia Requer Cuidados

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Investir em Ergonomia "dá dinheiro"! Confira estudo que comprova isso!

Você já ouviu falar em Ergonomia, com certeza. Creio que você tenha pelo menos um noção do que é Ergonomia. Mas, você usa as "Leis do Trabalho" no seu dia a dia?

Como Ergonomia já é sinônimo de"gastar", muitas empresas (empresários) não enxergam o benefício de "investir em ergonomia". Mas isso tende a mudar, já que isso realmente pode se tornar um processo lucrativo para as empresas.

Confira na tabela abaixo a Análise de custo/benefício e Retorno do Investimento (ROI) de algumas empresas que investiram em Ergonomia nos EUA em 2007, e os resultados obtidos.

ENTENDA A TABELA:  O número indicado ao lado do nome da empresa significa o retorno (em dólares) para cada dólar investido em ergonomia.                                                  EXEMPLO: a Pepsi teve um retorno de $3,00 para cada $1,00 investido em ergonomia. Considere ai o aumento da produtividade, redução de índices de LER (lesões por esforços repetitivos), redução de faltas no trabalho, etc
fonte: Sefit.com.br

Resumindo, para cada dólar investido em Ergonomia, ganha-se $4,00 em produtividade.

Quer ser mais competitivo? Compre "aquela cadeira" e "aquele Headphone"!!  :D