sexta-feira, 30 de abril de 2010

É verdade que a corrida pode desgastar os joelhos, quadris e tornozelos?

Pois é! Faz parte da filosofia budista "meditar muito, se mexer pouco", pra evitar produção de toxinas e se conservar sempre jovem e saudável. Será que eles estão certos, e fazer exercícios como corrida pode ser prejudicial e acelerar desgastes de articulações e músculos?

Jaiminho estava certo? Vamos evitar a fadiga?

Um dos mais imporantes estudos no assunto realizado no Centro de Stanford Arthritis os E.U. com corredores  que corriam em média 48km kilômetros por semana, há mais ou menos 12 anos (em média) demonstrou que:
 -    corredores não apresentam taxas mais elevadas de artrite, em comparação com uma média de indivíduos na população em geral.
 -   corredores tiveram um menor risco real de deficiência em seus sistemas musculo-esqueléticos.
 -   dores musculares e articulações foram cinco vezes menor do que em não-corredores.

 -   homens corredores têm em média 40% menos dores que não corredores,
 -   mulheres corredoras têm em média 89% menos dores que não corredoras,

Além disso,
 -   corredores fizeram menos visitas ao médico, ficaram 33% menos de tempo em hospitais,
 -   perderam menos da metade do números de dias de trabalho comparado a média geral
 -   e, como esperado, obtiveram menores pressões arterial e freqüência cardíaca de repouso, em comparação com os não-corredores.

NA PRÁTICA:

 -   uma média de 23km por semana é suficiente para acumular estes benefícios.
 -   esportes de impacto realmente podem favorecer desgaste articular acelerado (ex. basquete, levantamento de peso, e exercícios estenuantes como ginástica olímpica)
 -   esportes aeróbicos (corridas, bicicleta) parecem previnir desgaste articular.
 -   procure usar calçados específicos de corrida, com um bom sistema de amortecimento.
 -   cuidado: o sobrepeso é prejudicial as articulações. Neste caso, prefira exercícios dentro da água, que reduzem o impacto sobre os membros inferiores


CURIOSIDADE
Um corredor dá em média 1.050 passos em 1km de corrida.

fonte:
The American Journal of Medicine, vol. 82, pp. 772- 780, 1987; 'Running and the Development of Disability with Age, ' Annals of Internal Medicine, vol. 121, pp. 502-509, 1994

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Calor ou gelo? Quando devo usar um, quando devo usar o outro? Qual alivia mais a dor?

Bom, vamos por parte. Primeira: QUAL A MELHOR HORA PARA USAR O CALOR?

O calor relaxa e alivia dores. Mas não em todos os casos.
O calor estimula a circulação sanguínea e por isso pode ser usado para relaxar músculos e diminuir dores musculares. Faz isso, pois acelera a retirada da "sujeira" (pop. ácido lático que gera a dor).
Este acúmulo pode ser resultado da má postura no trabalho, excesso de uso do músculo (braço) ou em maus jeitos, por exemplo.

CUIDADO: quando sofrer um trauma no músculo (contusão) o calor pode aumentar o inchaço e a dor. NESTE CASO, USE GELO.


QUANDO USAR O GELO (FRIO) ?
O gelo controla a inflamação, impede que o inchaço exagerado, automaticamente diminui a dor.


Então é indicado usar gelo sempre que ocorrer uma entorse (punho, tornozelo) ou uma pancada muscular (contusão), por exemplo?
CORRETO. E continuar usando nos primeiros dias após o ocorrido.

E em tendinites e bursites o que se deve usar?
Calor: Alivia, mas não tanto quanto o gelo. Em crises de dor, não usar calor.
Gelo: dores em tendões e articulações respondem melhor ao uso do frio, portanto, prefira-o para esse tipo de dor. E procure um profissional se não melhorar (fisioterapeuta ou Osteopata).



POR QUANTO TEMPO DEVO DEIXAR O GELO?
GELO: em torno de 20 minutos, em intervalos de 2 horas, 5x ao dia.
CALOR: em torno de 30 minutos, também com intervalos de 2 horas.


O frio não é bom para aliviar dores nos músculos?
É ótimo, assim como o calor, mas é menos confortável.

Em Hérnias de disco, posso usar calor e frio?
GELO!!!!!!!!!!!!!! Em crises de dor por hérnia, USAR GELO na coluna lombar pode tirar o paciente da crise. Espalhe essa idéia.

Dor no ombro?
USE GELO nas articulações, como em tendinites e bursites.

POMADAS que esfriam e depois esquentam são boas? Funcionam?
Aliviam a dor, mas possuem pouquíssimas propriedades reais antiinflamatórias, pois não conseguem penetração importante na pele.


Dúvidas? Envie sua questão ou comente por e-mail: osteopatia@eggo.com.br

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Qual é o melhor jeito de dormir? Por que tenho dor para dormir?

Bem, pra começar, se for pra dar uma sugestão, a melhor seria: durma tranquilo!
Não, não é uma piada. Ansiedade e preocupações fazem com que a gente não "desligue" e não relaxe. Assim, não recuperamos nossas energias, não descansamos, e acordamos às vezes cansados, às vezes com dor.

Quanto a "ter dores para dormir", podem existir multiplos fatores. Mas quando você está dormindo, não está contraindo músculos, e a posição não tende a te causar problemas. Mas se você já os tiver, dependendo da posição que você dorme, pode desencadear ou aumentar dores.

Contudo, dicas simples podem te ajudar.
Nunca durma com os braços pra cima. Isto pode causar diminuição da vascularização dos braços, e induzir tendinites e bursites.

QUANDO DORMIR DE BARRIGA PARA CIMA...
 - Use um coxim embaixo dos joelhos, e procure usar travesseiros baixos. Se você costuma acordar com dor no pescoço, talvez seu travesseiro seja alto demais, ou você já tem algum problema. Dor lombar também pode sugerir desequilírios musculo-articulares.
-  Sugestão: procure um Ortopedista, Fisioterapeuta ou Osteopata, pois provavelmente você tem disfunções ou alteração postural (cabeça mais anterior que o ideal, por exemplo).

QUANDO DORMIR DE LADO
 -  Use tavesseiros médios (ou dobre seu travesseiro se for fino), e um coxim entre os joelhos (imagem acima). Esta postura alivia deixam o corpo relaxado.

QUANDO DORMIR DE BARRIGA PRA BAIXO (DV)
-  Muitos autores recomendam não dormir nessa posição. Contudo, não existem estudos que tragam dados que contra-indiquem esta posição. O que existe é a dedução lógica, onde Deçubito Ventral obriga uma posição de rotação da cervical mantida, o que PODE gerar encurtamentos, desvios posturais e dor. Mas não é uma regra. Além disso, dormir de barriga pra baixo pode forçar a lombar caso já haja aumento desta curvatura.
-  Solução? usar um travesseiro embaixo do tronco pra que você fique numa posição intermediária entre barriga para baixo e de lado, minimizando o estresse sobre a cervical e lombar.

Mas saiba que posição para dormir é mais um hábito. E mudar um hábito é difícil.Esses hábitos podem causar desvios posturais?
É pouco provável pois essas alterações estão mais relacionadas a ação da gravidade, e atividade de contração muscular numa determinada posição. Se você tiver o hábito de dormir de barriga para baixo, não tente ser radical, pois poderá ter problemas pra descansar.
Se tem dor ao dormir, procure um Ortopedista, Fisioterapeuta ou Osteopata.

Imagem legal, mensagem legal. Consciência Moral.

Um momento de reflexão. Um momento fora do nosso umbigo e do comodismo. (IMAGEM)
O velhinho alemão já dizia "Duas coisas são infinitas: o universo e a burrice humana. Mas a respeito do universo ainda tenho dúvidas", (Albert Einstein).   hehe. Quando eu li a primeira frase, pensei na mesma coisa que Einstein disse para a segunda!  :D

Enfim, e o ursinho, coitado...






"stop using regular light bulbs and well stop running ads like this"
"pare de usar lâmpadas incandecentes, e páre de publicar anúncios como este"

domingo, 11 de abril de 2010

DOR CRÔNICA AFETA 80% DA POPULAÇÃO

Matéria abordada pelo site O GLOBO afirma que 80% da população têm, teve ou vai ter dor Crônica (clique aqui).
Significa dizer que, se você está agora numa sala com 5 pessoas, 4 delas podem já ter tido experiências ruins com dor crînoca.
A Dor Crônica é resultado de uma dor aguda não tratada.

Para evitar seu aparecimento, atividade física deve estar presente no seu dia a dia, associada a alongamentos e bons hábitos posturais.

Logicamente tratar uma dor de muitos meses ou anos, é mais difícil do que dores agudas. As Terapias Manuais têm resultados muito bons para a maior parte dos casos.

Portanto, fique esperto. Não espere sua dor se tornar um problema realmente grande. Procure ajuda de um profissional capacitado.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Cientistas afirmam que as palavras podem causar dor.

LONDRES, 7 de abril

Cientistas de Londres afirmam que uma pessoa pode causar dor tanto batendo em alguém quanto "xingando-a". Como isso é possível?

Estes cientistas descobriram que ler/ouvir palavras associadas a experiências agonizantes (que te lembram dor) desencadeia uma reação na parte do cérebro que lida com a dor.

Embora não haja uma resposta imediata física a este estímulo, os cientistas suspeitam que ouvir tais palavras antes de experimentar a dor poderia fazer a sensação PIORAR, como o cérebro está preparado para esperar.

Portanto, quando alguem te falar "relaxa que dói menos", saibam que eles estão falando a verdade.  :D

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Para quem é indicada a Osteopatia? Gestantes? Idosos? Bebês? Quem tem dor?

Uma pergunta/dúvida muito frequente no consultório, é sobre QUEM PODE FAZER OSTEOPATIA?
"Minha mãe que tem osteoporose, meu sobrinho que tem refluxo mas só tem 3 meses de vida pode fazer? Funciona para ele?"

Basicamente, qualquer pessoa pode ser paciente da Osteopatia. O princípio é tratar o que não está funcionando muito bem, o que não está "se movendo muito bem".
tratamento sem cirurgia dor costas osteopatia quiropraxia mckenzie lombar

O ser humano possui músculos, e move-se através deles. O movimento acontece não somente do corpo em si, mas também dentro do mesmo. Exemplo é o coração, que é um músculo que bombeia sangue para ocorpo. O Estômago que é um músculo que movimenta o alimento para outros orgãos. E assim acontece com a maior parte dos órgãos humanos.
Mas, se qualquer uma dessas "peças" parar de funcionar (coração por exemplo) o corpo inteiro sofre as consequências, e adoece.

tratamento sem cirurgia dor costas osteopatia quiropraxia mckenzie lombarNão tão grave, mas seguindo o mesmo raciocínio, se uma articulação ou músculo da coluna por algum motivo não funciona bem, haverá consequências que podem ser sentidas em forma de dor, por exemplo.
ninguém está livre de ter esses "problemas de movimento", nem bebês, nem crianças, nem adultos, nem idosos.
A osteopatia é um vasto conjunto de técnicas, em sua maioria suaves, que podem ser aplicadas pelo fisioterapeuta em QUALQUER PACIENTE.
Mas para isso, é importante que você procure um profissional capacitado para executar essas técnicas.
Assim, é seguro pra você, eficiente para seu tratamento.



Gestantes podem ser pacientes de Osteopatia?
Sim, sem problema algum. Existem períodos onde algumas técnicas são evitadas, mas não existem evidências de que sejam ruins para a gestação. Dores nas costas (lombar, dorsal, cervical) são tratáveis na gestação. Além disso, é necessário preparar o corpo da futura mamãe para o ganho de peso da gestação.
LEIA: Gestantes


Idosos podem fazer Osteopatia? Mesmo que tenham artrose e osteoporose?
Podem sim ser pacientes e possuem uma indicação grande. Os processos degenerativos são acelerados quando algum grupo de articulações e músculos apresentam diminuição do movimento. É preciso devolver a mobilidade normal para a coluna, quadril, etc, para que as dores diminuam e o desgaste se estabilize.

O que a Osteopatia pode fazer pelos bebês?
São inúmeras as indicações para fazer Osteopatia na infância. Trocicolos congênitos, refluxo gastro-esofágico, assimetrias do crânio, esocliose, irritabilidade, cólicas, sono agitado, etc...
LEIA: Osteopatia para Bebês;   Tratamento do Relfuxo com Osteopatia na infância

Enfim, osteopatia é sinônimo de prevenção para qualquer idade.

DOR: Como e em quais casos a Osteopatia pode atuar?

Em Construção

LEIA:
TRATAMENTO DE HÉRNIA DE DISCO COM OSTEOPATIA

TRATAMENTO DE DOR DE CABEÇA E ENXAQUECA COM OSTEOPATIA

Gestante fazendo exercício e Osteopatia ? Pode? Não tem perigo?

Já ouvi diversas vezes essas perguntas. E sabe como eu responde sempre? Gestação não é doença!!!!!

Isso significa que gestante PODE SIM FAZER EXERCÍCIOS físicos, se alongar, caminhar, fazer pilates, RPG, hidroterapia, hidroginástica, e, por que não, Osteopatia. Quantos casos ouvimos falar de mulheres atletas que descobriram que estavam grávidas depois de 6, 7 ou 8 meses de gestação?
MATÉRIA: Chilena descobre gravidez no treino e depois dá à luz

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Exercício na gestação já é comprovado como benéfico no controle da pressão,

O que a Osteopatia pode fazer para a gestante?

A mudança do corpo, com o ganho de peso, aumento das curvaturas e alteração do centro de gravidade na futura mamãe, pode gerar dores nas costas, na região lombar, nas pernas, pescoço, etc. A dor pode aparecer, e de forma intensa.

Estudos recentes indicam que 70% das mulheres gestantes têm algum tipo de dor lombar e que 20% destas mulheres ficam sob licença médica por esta razão por um período aproximado de sete semanas durante a gravidez.

Este equilíbrio precisa ser trabalhado para o bem estar da gestante.
A Osteopatia reequilíbra os sistemas articulares, musculares e ligamentares, reduzindo estresse nos mesmos, relaxando, e eliminando as dores. Assaciada a treino muscular, propicia uma ótima qualidade de vida gestacional para a futura mãe.

Lembre-se, gestação não é doença, gestante não pode se considerar doente, a não ser que exista uma patologia associada. Portanto, movimentar-se é preciso.

Tratamentos da Osteopatia na Infância (recém nascidos, bebês e crianças )

Criança chorando, irritada, vomita bastante, não dorme direito, O QUE FAZER?

Existe, além de uma preocupação, uma dificuldade em identificar estes sintomas em recém nascidos e bebês já que não podem se comunicar e explicar de forma clara o que estão sentindo. Contudo com o avanço da medicina, muitos sintomas estão sendo mapeados, e hoje já é possível entender melhor o que eles significam para poder tratar suas causas.

A Osteopatia chegou com uma abordagem muito particular que aborda a questão Funcional das diversas estruturas do corpo, e por isso consegue identificar e tratar sintomas que antes eram para muitos profissionais, uma incógnita ou sinônimo de medicamentos e cirurgia.

A abordagem é específica e visa trabalhar a mobilidade do corpo do bebê. Onde existir dificuldade de movimento, pode haver uma disfunção (alteração da função de um órgão) e com isso, problemas.

O bebê cresce no útero pouco elástico e pode por isso apresentar perda de mobilidade articular, como postura em vírgula, dificuldade de rotação do pescoço para um dos lados, crânio assimétrico, etc.

Partos difíceis e longos, uso de fórceps ou ventosa, parto cesarea, uso de ocitocina, pressão exercídas sobre o abdome da mãe no parto etc, são fatores que podem gerar fortes pressões sobre o corpo e cabeça do bebê. Essas forças podem gerar tensões que geram sintomas como: atraso no desenvolvimento motor, refluxo, vômitos, constipação, choro constante, irritabilidade, obstrução do canal lacrimal, otites frequentes, assimetrias no crânio etc.

Embora a capacidade de adaptação dos bebês seja muito grande, assim como sua mobilidade, essas forças podem gerar problemas, e precisam ser tratadas.

A Osteopatia tem indicações em diversos casos, como por exemplo:

  • Torcicolo congênito
  • Escoliose congênita.
  • Plagiocefalia (que são assimetrias da cabeça do bebê por algum contato com alguma arte óssea da mãe, ainda na vida intrauterina, em que podem ocorrer achatamentos e abaulamentos do crânio do bebê) 
  • Cólicas e disfunções do sistema gastrointestinal.
  • Insônia ou sono agitado.
  • Irritabilidade
  • Refluxo / vômitos frequentes
  • Hérnia de hiato
Leia também: Tratamento do Refluxo e Hérnia de Hiato no recém nascido, bebê e crianças)